PROJETO CONCEPT KITCHEN 2025

EMPRESA SUECA CRIA MESA DE COZINHA DO FUTURO

PROJETO CONCEPT KITCHEN 2025 – A IKEA CRIOU UMA MESA COM AQUECEDOR, BALANÇA, PROJETOR E CÂMERA EMBUTIDOS.

A fabricante de móveis sueca Ikea, em parceria com a empresa americana CA Technologies, criou o projeto Concept Kitchen 2025, em que prevê como será a cozinha daqui nove anos.
Um dos conceitos desenvolvidos pela empresa foi o de uma mesa de cozinha do futuro.

Leia Também

Em um primeiro olhar, o objeto parece comum.
No entanto, sob a superfície, a mesa tem aquecedores – parecidos com os cooktops de indução elétrica já existentes no mercado – e uma balança. Acima dela, há um projetor de imagens e uma câmera.
A diferença dos aquecedores da Ikea para os de hoje é que os modelos “do futuro” permitem um controle de temperatura maior. De acordo com os suecos, seu modelo permite que os usuários consigam tanto manter o café aquecido como preparar qualquer tipo de comida.
Os dispositivos localizados acima da mesa são conectados à internet e auxiliam no preparo dos alimentos. Quando um ou mais ingredientes são exibidos para a câmera, ela mostra quais pratos podem ser feitos com aqueles produtos, de acordo com o tempo que os clientes querem gastar cozinhando.

youtube-mesa2025

Além disso, a câmera grava as receitas, em um estilo de filmagem parecido com os de canais de comida nas redes sociais.
O projetor, por sua vez, mostra informações nutricionais de cada ingrediente e exibe um cronômetro para auxiliar no preparo.
De acordo com a Ikea, não há a previsão do lançamento comercial da “mesa do futuro” e de nenhuma das criações do Concept Design 2025.