4 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS DE 2023

Tecnologia
O ano foi importante para a adoção de tecnologia. Mas as operações de restaurantes foram exigentes quanto às capacidades e avanços que adotaram.
O ano foi de transição na tecnologia de restaurantes. Operadores de todos os matizes declararam que mais tecnologia faria parte do seu futuro.
Mas os sistemas e capacidades que atraíram a sua atenção muitas vezes não eram os objetos brilhantes do passado.
A inteligência artificial passou de ficção científica a uma quase obsessão para sonhadores preocupados com a tecnologia. No entanto, as suas incursões no negócio da restauração foram mínimas, sugerindo que o entusiasmo ainda é muito maior do que a substância, pelo menos por enquanto.
Mas essas não foram as únicas correntes evidentes no campo da tecnologia de restaurantes.
Aqui estão nossas escolhas das principais tendências de 2023:
A inteligência artificial não é tão inteligente – pelo menos ainda não.
Os benefícios da inteligência artificial foram sentidos minimamente, na melhor das hipóteses, pelos restaurantes em 2023, mas toda a conversa apaixonada sobre o seu potencial pode muito bem ter contribuído significativamente para o aquecimento global. O lançamento do ChatGPT no final de 2022, um verdadeiro salto quântico para a tecnologia emergente, incendiou a indústria no início deste ano com especulações sobre as possibilidades.
Poderia responder às reclamações dos clientes sem intervenção humana?
Será que o poder da computação poderia ser aproveitado para criar menus ou elaborar o plano de marketing ideal, levando em consideração a ciência comprovada? Ou deveria ser usado como uma Bola Oito de alta tecnologia, usando resmas de dados analisados ​​para afirmar ou criticar a decisão de um CEO?
No entanto, a tecnologia ainda é uma raridade no negócio, usada principalmente como uma ferramenta melhorada de reconhecimento de voz. Foi aclamada por alguns dos primeiros adaptadores, mas outros estavam prontos para descartá-la como um avanço tão exagerado quanto os NFTs ou o Bitcoin.
Em vez de se preparar para uma revolução, a indústria da restauração optou por esperar para ver.
A bolha tecnológica estourou.
Os avanços no que a tecnologia poderia fazer pelos restaurantes transformaram os fornecedores do setor em veículos de investimento importantes. Centenas de milhões foram injetados nas empresas com a expectativa de que o crescimento exponencial continuaria indefinidamente. Não admira que os recém-chegados tenham surgido como dentes-de-leão na primavera, muitas vezes prometendo revolucionar o negócio.
Mas em algum momento ao longo do caminho, a demanda dos restaurantes não conseguiu acompanhar o ritmo. Não que os restaurantes não estivessem comprando novas tecnologias. Eles simplesmente não precisavam continuar comprando. Eles também perceberam que sistemas avançados caros poderiam ter sido um exagero para suas necessidades.
De repente, tecnologias mundanas, como displays de cozinha POS e sistemas de agendamento de mão de obra, voltaram à moda.
O que se seguiu na comunidade de fornecedores foi uma onda de consolidações, cortes profundos de pessoal e reformulações totais de alguns negócios, e as tendências parecem continuar.
A Kitchen United, por exemplo, fechou recentemente todos os seus complexos de cozinhas fantasmas e anunciou que se concentraria em produtos de software daqui para frente. Isso depois que o GrubHub demitiu 400 pessoas e a Olo reduziu sua força de trabalho em 85.
Resta saber quando o fluxo tecnológico se acalmará.
Quiosques ganham fôlego.
Estações onde os clientes de fast-food podem encomendar e pagar as suas refeições sem interação humana existem desde 1977, mas a sua história não tem sido de crescimento constante. Vendo os efeitos sobre a força de trabalho, os restaurantes estavam ansiosos por adotá-los, mesmo que o custo pudesse chegar a 4.000 dólares por unidade.
A questão era a aceitação do consumidor. Não importa quão fáceis fossem de usar as máquinas, alguns clientes preferiam lidar com um humano.
Mas essa resistência está diminuindo rapidamente, atestado por uma operadora após outra em 2023. Shake Shack, KFC e Taco Bell indicaram nos últimos meses que os dispositivos se tornarão uma parte maior de suas operações no futuro. O McDonald’s começou a testar as máquinas em 2003. Agora a opção é onipresente em seus restaurantes. O mesmo vale para Panera.
Assim como o código QR, os quiosques são uma tecnologia antiga que finalmente atingiu seu sucesso.

Restaurant Business – Por Peter Romeo e Joe Guszkowski em 20 de dezembro de 2023