ROBÔ QUE FAZ SUSHI, O YOMIURI SHIMBUN

Um robô que faz sushi certo, trabalha em um restaurante de sushi em Nova York.

O YOMIURI SHIMBUN

NOVA YORK — Os robôs japoneses que fazem sushi são populares nos Estados Unidos, onde a escassez de mão de obra e o aumento dos preços são um problema sério.

No Maki Maki Sushi, um popular restaurante de sushi em Nova York, dois robôs recebem os clientes dizendo “Irasshaimase”, que significa “Bem-vindo!” Quando você chega ao balcão, ao invés de duas pessoas esperando para atendê-lo, há dois robôs.

No balcão há um botão que, quando pressionado, envia folhas de arroz com cerca de 2 milímetros de espessura e 10 centímetros de comprimento em intervalos de três segundos, uma após a outra.

Depois que as coberturas de sushi são colocadas sobre as folhas e enroladas, outro robô corta os rolos em forma de tubo em oito pedaços iguais. Em cerca de 15 segundos, um conjunto de pãezinhos da Califórnia está pronto para comer.

Os robôs não são apenas 50% mais rápidos em fazer sushi do que seus colegas humanos, mas os rolos também parecem bem definidos.

No Maki Maki Sushi, um conjunto de oito pães da Califórnia custa cerca de US$ 8 com cerca de ¥ 1.100. Embora o arroz e os outros ingredientes principais sejam importados do Japão, o restaurante pode oferecer preços razoáveis ​​devido à capacidade dos robôs de produzir os pães em massa.

Kevin Takarada, 42, o dono do restaurante, disse que quer que as pessoas que acham que o sushi é geralmente muito caro possam desfrutar de comê-lo em seu restaurante sem hesitação.

Devido à inflação, os residentes dos EUA estão cada vez mais preocupados com os preços, levando as vendas do restaurante a aumentar cerca de 50% em relação aos níveis de 2019.

De acordo com a Suzumo Machinery Co., uma empresa com sede em Tóquio que vende os robôs para o restaurante, suas vendas anuais nos Estados Unidos agora somam cerca de ¥ 1 bilhão, o dobro dos números pré-pandêmicos.

Seus principais produtos são robôs para fazer rolos de sushi. Embora custem cerca de US$ 15.000 (cerca de ¥ 2 milhões) cada, eles estão em alta demanda entre os restaurantes que não podem contratar chefs de sushi devido à escassez de mão de obra doméstica.

JST, 24 de janeiro de 2023