PADARIA E ROTISSERIA: INCREMENTANDO O FATURAMENTO NOS SUPERMERCADOS

A padaria é uma das principais responsáveis pelo retorno dos consumidores aos supermercados, seja por oferecer pães e alimentos produzidos, exclusivamente, na loja ou pelo cheiro que atrai as pessoas, mas, já é fato que os brasileiros não resistem a um “pão fresquinho”.

Assados, bolos, biscoitos, diversos pães, doces, petit fours e salgadinhos são algumas das outras ofertas que podem ser encontradas na padaria de um supermercado e servir de diferencial em relação aos concorrentes. Além disso, existem outros pontos que devem ser considerados para ter sucesso, como:

• A localização da padaria dentro dos supermercados: Normalmente, a padaria é montada no fundo dos supermercados, com o objetivo de fazer os consumidores circularem até os corredores até chegar à padaria e, assim, aumentar a chance de vender mais produtos durante o trajeto.

• Mix de produtos estratégico: A padaria deve oferecer produtos e alimentos que não tenham nas padarias concorrentes próximas, de maior qualidade e com bom custo benefício, assim, ela não será vista como apenas “mais uma” pelos consumidores.

• Exposição Temática: O setor deve contar com expositores que valorizam os produtos e uma exposição temática que não seja apenas assertiva, mas, também, entregue informações dos produtos aos consumidores e agregue alto valor aos pães e alimentos expostos.

• Experiência Gastronômica: Estudar os horários de pico no supermercado, preparar pães fresquinhos para o momento e permitir que o “cheiro de pão fresco” ganhe os consumidores pelo olfato é outra boa estratégia de atração e fidelização aos clientes.

Desenvolver padarias que utilizem do estilo industrial, marcado pelo uso de aço/ferro e madeira, é uma boa maneira de expor os pães e alimentos, uma vez que o aço/ferro são materiais que transmitem solidez e confiança, remetendo a um estilo moderno, enquanto a madeira, passa a sensação de calor ao ambiente e frescor aos alimentos expostos.

Além disso, é importante estar atento à elaboração das seções próximas à padaria, que devem atribuir valor e ofertas complementares, como ocorre com a rotisseria. Este outro setor pode oferecer alimentos como linguiça pronta para o consumo, vinagrete e molhos, que casam muito bem com pão francês, por exemplo.

Ainda, devido a um cotidiano mais agitado, a população desenvolveu novos hábitos alimentares, que, agora, dão preferência para uma alimentação fora do lar.

Para suprir essa demanda dos consumidores que buscam praticidade e comodidade, é importante oferecer a escolha de comprarem alimentos e pratos quentes, elaborados e prontos para o consumo.

Ademais, também, é indicado utilizar mesas e expositores quentes próximas à rotisseria, que entregam uma opção mais ágil e conveniente de compra dos pratos quentes, e cumpre o papel de “grab and go”, ou, em português, “pegue e leve”.

A Allkit foi responsável pelas vitrines aquecidas, frias, neutras, mesas quentes, promocionais e expositores utilizados na Padaria e Rotisseria do Dalben Flagship Store, em Valinhos. O projeto conta com seções repletas de exposições temáticas, com identidades e design próprias, que despertam a atenção dos consumidores, agregam valor aos alimentos/produtos expostos e geram um alto aumento nas vendas do supermercado.

Fonte: Allkit