A padaria é uma das principais responsáveis pelo retorno dos consumidores aos supermercados, seja por oferecer pães e alimentos produzidos, exclusivamente, na loja ou pelo cheiro que atrai as pessoas, mas, já é fato que os brasileiros não resistem a um “pão fresquinho”.
Assados, bolos, biscoitos, diversos pães, doces, petit fours e salgadinhos são algumas das outras ofertas que podem ser encontradas na padaria de um supermercado e servir de diferencial em relação aos concorrentes. Além disso, existem outros pontos que devem ser considerados para ter sucesso, como:
-
A localização da padaria dentro dos supermercados: Normalmente, a padaria é montada no fundo dos supermercados, com o objetivo de fazer os consumidores circularem até os corredores até chegar à padaria e, assim, aumentar a chance de vender mais produtos durante o trajeto.
-
Mix de produtos estratégico: A padaria deve oferecer produtos e alimentos que não tenham nas padarias concorrentes próximas, de maior qualidade e com bom custo benefício, assim, ela não será vista como apenas “mais uma” pelos consumidores.
-
Exposição Temática: O setor deve contar com expositores que valorizam os produtos e uma exposição temática que não seja apenas assertiva, mas, também, entregue informações dos produtos aos consumidores e agregue alto valor aos pães e alimentos expostos.
-
Experiência Gastronômica: Estudar os horários de pico no supermercado, preparar pães fresquinhos para o momento e permitir que o “cheiro de pão fresco” ganhe os consumidores pelo olfato é outra boa estratégia de atração e fidelização aos clientes.