NOVAS TECNOLOGIAS: ROBÔ ASSUME OPERAÇÃO DE FRITADEIRAS EM LANCHONETE

Flippy, que entrou em operação na CaliBurger no início de 2018, foi projetado pela Miso Robotics, que detém seus direitos.

ROBÔ ASSUME OPERAÇÃO DE FRITADEIRAS EM LANCHONETE DE ESTÁDIO NORTE-AMERICANO

Nancy Luna | 16.10.2018 – Restaurant News

Flippy, o robô-cozinheiro de hambúrgueres da rede de restaurantes fast-casual CaliBurger, nos EUA, “arrumou um bico” no Dodger Stadium, estádio do time de beisebol local Los Angeles Dodgers.

Nesse novo trabalho, Flippy vem desenvolvendo um conjunto de habilidades como assistente de fritura numa lanchonete que vende frango e bolinhos de batata. O robô foi montado sobre uma bancada com quatro fritadeiras, onde movimenta o alimento durante a execução e remove dele o excesso de óleo.

Para Dave Zito, CEO da Miso Robotics, a sequência de operações a qual tem sido submetido o robô representa para ele um ótimo “teste de estresse”.

Desde que começou a operar no estádio, em 30 de julho, Flippy foi utilizado em todos os jogos dos Dodgers, incluindo nos playoffs, ainda em curso.

O robô dá conta de aproximadamente oito cestas de fritura por vez, o que permitiu o remanejamento de funcionários da cozinha para tarefas que não envolvem risco de acidentes com óleo quente. “Não se trata de substituição de mão de obra, mas sim de aprimoramento da produtividade”, disse Zito.

Até o momento, Flippy ajudou a produzir cerca de 4,5 toneladas de frituras na lanchonete onde foi instalado no Dodger Stadium. Seu desempenho tem agradado a Levy, empresa com sede em Chicago responsável pelas operações na área de alimentação no estádio.

“O assistente robótico de cozinha nos ajuda a preparar com mais rapidez e segurança pedaços de frango perfeitamente crocantes e bolinhos de batata”, afirmou o chef de cozinha da Levy Robin Rosenberg.

“É incrível vê-lo trabalhando junto com os membros da equipe, e a consistência do produto é incrível.”

Flippy continuará operando no Dodger Stadium até o fim da temporada de beisebol, caso o time de Los Angeles avance até as finais.

O robô, que usa uma diferenciada conexão de braço para fritar, ainda está empregado em tempo integral no CaliBurger, rede com quase uma dúzia de unidades nos EUA e que pertence ao Cali Group. Com sede em Pasadena, no estado da Califórnia, o Cali Group não só foi o primeiro restaurante a empregar Flippy, como foi um dos primeiros investidores da Miso Robotics.

O CEO da Miso Robotics, Dave Zito, disse que a experiência realizada no Dodger Stadium está pavimentando um caminho para a utilização do robô em outros locais. Ele não revelou a identidade dos próximos empregadores de Flippy, mas afirmou que o objetivo é que o assistente de cozinhas trabalhe com qualquer tipo de operação envolvida no “ecossistema de alimentos preparados”.

E agora que Flippy dominou a fritura do hambúrguer, o que vem a seguir?

“Cortar”, disse Zito.

Tradução: Comunicação Sindal – Thiago Peres