O fundo americano Catterton compra o Empório Santa Maria e a participação de 40% do Eataly. A negociação inclui a abertura de uma nova unidade do Eataly em SP, deixando o RJ prá depois.

UM NOVO EATALY SERÁ ABERTO NA AVENIDA PAULISTA

FACHADA

As negociações avançadas para a compra do controle da rede varejista St Marche, voltada para classes A e B, pelo fundo americano Catterton, incluirá o Empório Santa Maria e a participação de 40% dos acionistas do grupo no Eataly. Boa parte dos recursos obtidos com a venda da fatia da varejista será aplicado na própria operação, mas a negociação inclui a abertura de uma nova unidade do Eataly na região da avenida paulista em São Paulo.

Ficaria para um segundo momento a inauguração de um Eataly no Rio, prevista inicialmente. As negociações devem ser concluídas em até duas semanas.

A expectativa é de que o fundo americano assuma boa parte das dívidas do St Marche, estimadas em cerca de R$ 230 milhões, e fique com até 70% do negócio, que hoje estão nas mãos de cinco investidores brasileiros. Os outros 30% pertencem ao fundo Laço Managment, family office do investidor americano Malone Mitchell, que deverá manter a participação atual na rede, segundo fontes do mercado financeiro.

Os cinco acionistas brasileiros, entre eles, Bernardo Ouro Preto e Victor Leal (com fatias mais relevantes) e Rodrigo Luna, deverão ser diluídos, mas poderão voltar a comprar até 20% de participação nos próximos anos.

Desde 2015, os sócios do grupo St Marche buscam um investidor para o negócio. O que estava dificultando o avanço das conversas era a complexa composição acionária da varejista.

A expectativa é de que, com a entrada do novo investidor, a estrutura acionária seja unificada, disseram duas fontes do mercado financeiro. O banco Itaú BBA está com o mandato de venda do St Marche.

Nos EUA, o fundo Catterton tem investimentos em cerca de 100 marcas, com atuação no varejo de alimentos e bebidas, restaurantes e bens de consumo.

(Por O Negócio do Varejo)

15/07/2016Marketing mix, Mercado, Newsespm, núcleo de varejo, Retail Lab, varejoRaphael Sparvoli , ESPM

Eataly deve abrir filial na Avenida Paulista em 2017

Sócios do shopping gastronômico estão em negociações avançadas de um ponto comercial num dos principais pontos turísticos da cidade

Por: Veja São Paulo – Atualizado em

Eataly São Paulo
O complexo gastronômico aberto no Itaim em maio do ano passado (Foto: Mario Rodrigues)

Endereço obrigatório para quem aprecia a boa culinária italiana, o Eataly deverá abrir nos próximos meses sua segunda loja na capital em uma localização privilegiada: a Avenida Paulista. “Desde a primeira visita à cidade, nossos sócios italianos ficaram encantados com esse ponto turístico e essa ideia sempre esteve em nossas mentes”, diz Victor Leal, sócio do shopping culinário.

Junto com Bernardo Ouro Preto, Leal é sócio administrador do megaempório e estão em negociação com um ponto comercial por lá. “Estamos em fase avançada, mas não fechamos ainda, por isso, não podemos dar mais detalhes”, conta Leal. Se tudo der certo, a inauguração ocorre até 2017.

A primeira loja desse verdadeiro centro de comida e produtos italianos — concentra vários restaurantes temáticos, gastrobar entre outras atrações — foi inaugurada em maio de 2015 em um espaço de 4 500 metros quadrados no Itaim.

Recentemente, houve notícias de que ocorreria uma mudança na sociedade da empresa. Leal nega. “Nada muda da situação atual, ou seja, nossa empresa tem 40% do Eataly no Brasil e nossos sócios italianos e americanos mantêm 60%. É assim desde o início”, afirma o empresário.

LEIA TUDO SOBRE O PRIMEIRO EATALY INAUGURADO EM SÃO PAULO EM 2015:   http://sindal.org.br/?p=476