O ÚLTIMO FOGÃO ‘A LENHA DA CIA GERAL VENDIDO EM SÃO PAULO

35 ANOS DE FUNCIONAMENTO ININTERRUPTO SEM MANUTENÇÃO

Este fogão foi comprado pela família suissa Goetschi há 35 anos atrás e encontra-se em pleno funcionamento no Rancho Empyreo (local de encontro dos deuses gregos), no km 183 da via Anhanguera. Foi a última unidade vendida no Brasil pois com a nova legislação da época, era necessário licença ambiental para queimar lenha e o rancho Empyreo a tinha. Segundo levantamentos, esta venda foi realizada por João Carlos Caminha (Joca) e Izaias Berni, então representantes da Cia Geral em SP.

fogao-a-lenha-002

O Rancho Empyreo foi fundado em 1958 por Yolanda Penteado, que era casada com Cicilo Matarazzo, fundadores da Bienal de São Paulo. Proprietária de uma grande fazenda nas imediações, resolveu construir  um local que servisse de base e apoio para os fazendeiros de café que visitavam suas propriedades na região e iam para Ribeirão Preto. Foi muito frequentado pela aristocracia paulistana Após seis anos Yolanda Penteado vendeu o local para a família suíssa, que está lá até hoje.

fogao-a-lenha-003fogao-a-lenha-004

Yolanda de Ataliba Nogueira Penteado foi uma socialite e princesinha do café, pertencente à uma das famílias mais tradicionais da aristocracia brasileira. Wikipédia.

fogao-a-lenha-005

Companhia Geral de Indústrias – GERAL – fundada em 1914 por Waldomiro Schapke, após a segunda guerra mundial, por volta de 1948/1949, iniciou a fabricação de equipamentos para cozinhas industriais com tecnologia Kuppersbusch.

Tanto a Geral como a Wallig, já dominavam o mercado no sul do pals com seus fogões domésticos a lenha, tão ao gosto dos habitantes daquela região, movidos principalmente por sua vocação madeireira.

A Geral, atuando em São Paulo por sua coligada Armando Brito & Cia Ltda., com loja e escritório a rua Florêncio de Abreu, tinha ‘a sua frente a figura carismática de Carlos de Borba Caminha, gaucho de Bagé (pai do Joca), de grande expressão na comercialização dos seus produtos.

Como obras expressivas, a Geral teve a seu cargo as cozinhas do Hospital do Servidor Publico do Estado de São Paulo – IPESP e da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, entre outras. Por sinal, na fabrica da Volks, a Geral instalou pela primeira vez no Brasil urna distribuição de refeições por esteira, valendo-se de uma fita de aço inoxidável fornecida peia Sandvik, agilizando, assim, o processo, chegando a servir 20 pessoas/minuto em bandeja estampada. Dal e que nos veio o know-how para aplicação do sistema em vários outros projetos. A Geral, também, através da Armando Brito, atuava com grande expressão no Rio de Janeiro. Era de lá que vinham os grandes fornecimentos de equipamentos de cozinha para as forcas armadas, notadamente a Marinha.

A figura Impar de Paulo Brito, jamais poderá deixar de ser citada por seu brilhantismo na condução da empresa. Filho do Sr. Armando, Paulo foi um grande estrategista na conquista daquele mercado.

fogao-a-lenha-007Memória do setor: no caldeirão da frente estão o Sr Carlos de Borba Caminha (à direita), das empresas Armando Brito & Companhia Ltda e Companhia Geral de Indústrias (Equipamentos da marca Geral) e o Sr Raul Reneé Sartório (à esquerda) das empresas Irmãos Sartório e Geral Sartório (Produtos da marca Geral Sartório). Ambos já faleceram. A foto é da inauguração do Hospital do Servidor Público Estadual(atual IAMSP) em 1954. Esta foi uma homenagem que a Cozil fez aos pioneiros da Cozinha Industrial no Brasil e que hoje são sucedidos pelo Sr João Carlos Caminha (JOCA) atual Diretor Operacional da Cozil, e o Sr Pedro Luiz Sartório, atual consultor especial de vendas da Cozil. Só para registro, a Geral Sartório surgiu em 1974 e em 1992 a Cozil se tornou parceira dessa Cia, passando a revender e representar os produtos da marca Geral.

Não satisfeito com isto, foi além, partindo para as grandes obras de Brasília, quando na sua fundação, aquela cidade fervilhava num verdadeiro canteiro de obras.

Texto do Eng. Hélio Peixoto, tirado do seu livro “A Cozinha Industrial no Brasil” – Histórias e Curiosidades, 2014.

fogao-a-lenha-006

Sonia W Jacques, seu marido e a cunhada Rita administram o rancho