FUNERAL DA RAINHA ELIZABETH 2ª CERIMONIAL E EVENTOS

Funeral da Rainha Elizabeth 2ª envolverá grande cerimonial e série de eventos

Por Luis Orsolon – Portal RADAR – 8 de setembro de 2022

Funeral da Rainha Elizabeth 2ª envolverá grande cerimonial e série de eventos

Morreu hoje (8/09) aos 96 anos a rainha Elizabeth 2ª do Reino Unido. A monarca faleceu no Castelo de Balmoral, na Escócia, aos 96 anos – 70 deles de reinado.

A partir do momento do anúncio oficial (o “Dia D”), uma série de eventos acontecerão nos dias que antecedem o funeral de estado da rainha.

As bandeiras nas residências reais, Whitehall e outros prédios do governo serão abaixadas a meio mastro;

No Palácio de Buckingham, a tradição é fixar o anúncio formal emoldurado da morte nas grades. Enquanto isso, a Abadia de Westminster e a Catedral de São Paulo tocarão seus sinos ao meio-dia.

Saudações de armas cerimoniais são esperadas no Hyde Park e em Tower Hill, e um minuto de silêncio nacional será realizado.

O rei Charles realizará sua primeira audiência com o primeiro-ministro. Ele também se reunirá com o conde Marshall para assinar oficialmente os planos funerários completos.

O jornal britânico The Guardian revelou o plano “London Bridge” e mostra como devem ser os preparativos para o funeral de 10 dias da rainha. O plano também foi apresentado em um hotsite da Associação de Organizadores de Eventos do Reino Unido (AEO): https://www.aeo.org.uk/project-london-bridge

Os planos, que não são oficiais até o momento, foram descritos da seguinte forma:

Dia D+1

O Conselho de Adesão, que inclui figuras do governo e conselheiros privados, se reunirá no Palácio de St James às 10h para a proclamação principal do novo rei, que é lida em público de uma varanda no Palácio de St James.

Uma outra proclamação será lida no Royal Exchange na cidade de Londres.

À tarde, o novo rei terá audiências com o primeiro-ministro e gabinete, o líder da oposição, o arcebispo de Canterbury e o reitor de Westminster.

Homenagens serão pagas no parlamento. As bandeiras estarão a pleno mastro para o Conselho de Adesão e permanecerão a pleno mastro durante 24 horas, antes de voltarem a meio mastro até ao dia seguinte ao funeral.

Dia D+2

O caixão sairá de Balmoral para ser levado por estrada até o Palácio de Holyroodhouse.

Haverá proclamações nas nações descentralizadas em Edimburgo, Cardiff e Belfast simultaneamente ao meio-dia. Homenagens no parlamento provavelmente continuarão.

Dia D+ 3

Haverá uma procissão cerimonial de Holyrood ao longo da Royal Mile até a Catedral de St Giles para um serviço com a presença de membros da família real.

Após esse serviço, a Catedral de St Giles será aberta ao público por 24 horas para um período de descanso, não deitada em estado porque isso acontecerá em Londres.

Espera-se que o rei Charles viaje ao Palácio de Westminster para receber uma moção de condolências. Ele deve então voar para Edimburgo.

Em seu primeiro ato como soberano, ele comparecerá ao Palácio de Holyroodhouse para a cerimônia das chaves, seguida de um serviço na Catedral de St Giles.

Ele terá sua primeira audiência com o primeiro-ministro da Escócia e também receberá uma moção de condolências no parlamento escocês.

Dia D+4

No final da noite, espera-se que o caixão seja transferido para a estação Waverley de Edimburgo, onde viajará no Royal Train durante a noite, chegando à estação St Pancras, em Londres, na manhã seguinte.

O rei Charles voa para a Irlanda do Norte, onde deve receber uma mensagem de condolências no Castelo de Hillsborough e comparecerá à Catedral de St Anne em Belfast para um serviço de oração e reflexão sobre a vida da rainha Elizabeth II.

Haverá um ensaio para a procissão do caixão da falecida rainha do Palácio de Buckingham ao Westminster Hall.

Dia D+5

Espera-se que o caixão chegue ao Palácio de Buckingham por algumas horas antes do grande cerimonial planejado em Londres naquele dia.

No primeiro grande evento cerimonial que antecede o funeral, o caixão da falecida rainha será carregado do Palácio de Buckingham para Westminster Hall no início de cinco dias de repouso.

Espera-se que o caixão seja carregado em uma carruagem de armas. Na chegada, haverá um serviço curto.

O estado de mentira é uma oportunidade para o público prestar seus respeitos. O caixão será montado em um catafalco no meio do Westminster Hall, que ficará aberto ao público 23 horas por dia.

Dia D+6

Acontece o “lying in state” “ocasião formal em que um caixão é colocado à vista para permitir que o público preste seus respeitos ao falecido.

Dia D+7

O rei Charles viajará para o País de Gales para participar de um serviço na Catedral de Llandaff em Cardiff, depois visitará o Welsh Senedd e receberá uma moção de condolências. Ele terá uma audiência com o primeiro-ministro galês.

Destacamentos da Commonwealth começarão a chegar a Londres.

Dia D+8

Espera-se que o rei Charles receba governadores gerais e primeiros-ministros dos reinos.

Dia D+9

Na véspera do funeral, Charles dará as boas-vindas às famílias reais estrangeiras presentes no funeral. Espera-se que os convidados VIP no exterior compareçam ao estado de repouso.

Dia D+10

O funeral de estado será realizado na Abadia de Westminster. O caixão será carregado de Westminster Hall em uma procissão até a abadia.

Haverá dois minutos de silêncio em todo o país. Após o serviço de uma hora, uma grande procissão cerimonial acompanhará o caixão até o Hyde Park, onde será transferido da carruagem de armas para o carro funerário estadual e viajará para Windsor.

Após uma procissão por Windsor, um serviço de compromisso será realizado na Capela de São Jorge, Castelo de Windsor, durante o qual o caixão será baixado na abóbada real.

Fonte: com informações do The Guardian