GRUPO RADAR Realiza o 1.º Encontro do Setor de Feiras e Eventos no RJ

1.º ENCONTRO DO SETOR DE FEIRAS E EVENTOS NO RJ

head

No último dia 30 de agosto, o Grupo Radar de Comunicação sob o comando de Octavio Neto, em parceria com o Rio CVB, realizou pela primeira vez o Encontro do Setor de Feiras e Eventos Rio de Janeiro (ESFE-RJ). “Irmão mais novo” da edição homônima que acontece em São Paulo há 11 anos, o ESFE-RJ reuniu no Royal Tulip São Conrado um público qualificado de 400 pessoas ligadas ao setor M.I.C.E. (sigla em inglês para Encontros, Incentivos, Conferências e Exibições) e já resultou em novas oportunidades de negócios para cidade carioca. Entre os destaques está a carta de intenções – assinadas por entidades, pavilhões e promotores – para criação de um calendário de eventos para o Rio de Janeiro até 2020, dando seguimento no plano “Rio M.I.C.E. 2020“.

Além disso, foram levantadas algumas propostas para auxiliar na capitalização de novos negócios como: a isenção de 50% dos impostos de ISS, para ser revertido em investimentos em publicidade para a cidade; a ampliação de parcerias para ampliar os interesses das associações para todos os setores da economia; e maior apoio político e de recursos a nível federal e estadual para o turismo.

Esta foi a primeira vez que o Rio de Janeiro recebeu um evento com este perfil e que colocou lado a lado os líderes das principais promotoras de feiras de negócios do Brasil.

Participantes e debates:

Para discutir o futuro da área de feiras, o ESFE-RJ reuniu importantes representantes do setor como: Abdala Jamil Abdala (Francal Feiras), Armando Arruda Pereira (UBRAFE), Carlos Aldan (Grupo Kronberg), Fatima Facuri (Open Brasil Eventos/ ABEOC-RJ), Fernando Horta (CCN – Convention Center Network), Jean-François Quentin (UBM Brazil), Juan Pablo de Vera (Reed Exhibitions), Marco Basso (Informa Group), Milena Palumbo (GL events), Romano Pansera (Promovisão), Varinia de Moraes Cantaux (Red Star Brasil), Victor Montenegro (IBP/Rio Oil & Gas), Paulo Protásio (ACRJ) e Michael Nagy (Rio CVB).

O SINDAL foi convidado do Grupo RADAR e participou representado peo João Peres, seu presidente.
O SINDAL foi convidado do Grupo RADAR e participou representado peo João Peres, seu presidente, sendo um dos subscritores da Carta do RJ e já faz gestões para incentivar a ida das suas associadas ‘as feiras cariocas

O painel, que teve Octavio Neto (CEO do Grupo Radar de Comunicação) como mediador, ressaltou as possibilidades e oportunidades da criação de novas feiras B2B e B2C focadas no perfil do mercado carioca.

“As feiras, além de ser uma importante, se não a mais importante ferramenta de promoção comercial para a indústria de qualquer país, é uma oportunidade para novos negócios e, consequentemente, a geração de empregos, aumento da renda local e movimentação da economia. Ou seja, um efeito colateral muito positivo”, afirma Neto.

E para falar sobre o mercado de M.I.C.E. o ESFE-RJ contou com a participação do presidente da Embratur – Vinicius Lummertz,  do empresário Guilherme Paulus – considerado o maior incentivador desta atividade no país, além das principais associações e executivos de Live Marketing que deliberam e brigam pelo turismo no Brasil. Entre eles: Alexandre Sampaio (CNC – FBHA), André Marini (RioEventos), Celio Ashcar Jr. (AMPRO/AktuellMix), Celso Santi (Programasom), Edmar Bull (ABAV Nacional), Kito Mansano (Rock Comunicação), Magda Nassar (Braztoa), Marco Ferraz (CLIA-ABREMAR), Michael Nagy (Rio CVB), Nilo Sergio Felix (Secretaria de Turismo do Estado do RJ) e Toni Sando (UNEDESTINOS). Neste painel, o destaque foi a sugestão de Lummertz, para a criação de uma agência direcionada ao turismo, nos moldes da APEX-Brasil.

O Novo Rio de Janeiro

O-novo-RJ-800X300

A Barra da Tijuca é hoje o polo turístico mais moderno e dotado de infraestrutura internacional para a realizalçao de eventos no RJ
Para um seleto grupo de convidados, o evento proporcionou a oportunidade de conhecer de perto o “Novo Rio de Janeiro”, que se reinventou e surgiu com a realização dos Jogos Olímpicos. Uma verdadeira transformação de norte a sul, com um novo parque hoteleiro, melhorias de mobilidade e de equipamentos para a realização de feiras e eventos.

HotelGrandMercure

O Hotel Grand Mercure RJ situa-se ao lado do Riocentro, com instalaçoes e vista excepcionais.

De noite, a celebração foi na inauguração do Windsor Conventions & Expo Center, segundo maior espaço para eventos no Rio de Janeiro. O empreendimento, localizado na Barra da Tijuca, possui uma área total de 12 mil m², 22 salões multiuso e capacidade para receber até sete mil pessoas. O centro de convenções faz parte do Complexo Barra que reúne ainda três hotéis da empresa.

inauguracaoWindsor-660X371

Celebração da inauguração do Windsor Conventions & Expo Center, segundo maior espaço para eventos no Rio de Janeiro, que culminou com um jantar na piscina da cobertura.

windsorconvencao-jantar

i12-2015-027  vejam as fotos do evento ESFE RJ aqui

Mais informações para a imprensa:
Sandra Miyashiro – (11) 4702 4332 | sandra@gruporadar.com.br
Luis Orsolon – (11) 4702 4332 | luis@gruporadar.com.br