PROJETO QUE REGULAMENTA O FUNCIONAMENTO DOS FOOD TRUCKS EM CURITIBA É APROVADO EM 1.º VOTAÇÃO

Foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal o projeto que regulamenta o funcionamento dos food trucks em Curitiba. A proposta, debatida desde janeiro do ano passado, teve 33 votos favoráveis nesta segunda-feira (23).

Os veículos que comercializam alimentos poderão funcionar em ambientes públicos, mas com algumas regras: devem respeitar distância mínima de feiras livres, terão horários pré-estabelecidos e o alvará será concedido apenas caso a empresa esteja estabelecida em Curitiba.

Os detalhes de horário de funcionamento e distância de feira serão estabelecidos pela prefeitura. Para o autor do projeto, Hélio Wirbiski (PPS), a aprovação populariza o acesso à boa gastronomia com um custo acessível. Há, ainda, a possibilidade de que se estabeleça um rodízio entre os comerciantes.
Audio Player
Para a Associação Paranaense de Food Trucks o projeto amplia a oferta gastronômica no município. Atualmente, são cerca de 50 veículos que estão prontos para funcionar em Curitiba, como explica o diretor da associação, Henrique Justus.
Audio Player
Ficou definido, ainda, que cada CNPJ ou marca poderá ter, no máximo, dois food trucks, para evitar que se criem redes ou franquias nesse setor.
Audio Player
Foi definido que, futuramente, deve haver uma proposta para beneficiar de maneira semelhante os empresários que trabalham com barracas ou tendas de lanches. A proposta aprovada ainda precisa passar por segunda votação na Câmara Municipal. Aprovada, segue para análise do prefeito, que será o responsável, juntamente com as secretarias municipais, por definir os detalhes ainda restantes no texto.

1. Comentários:
    24 de março de 2015 at 18:08
    Parabéns pela iniciativa, pois Curitiba, como sempre, anda atrás da evolução. Enquanto na maioria das capitais já existe este mercado, a PMC estagnava a população em proteção dos feirantes. Achei errado não permitirem que, a marca ou CNPJ tenha mais de 02 Food Trucks, pois vai de encontro a regra básica do empreendedorismo, estagnando e limitando ele. Se o criador, teve uma ideia original e conseguiu ter sucesso com ela, o qual se faz necessário mais unidades de Food Trucks, que seja permitido, pois hoje, até as montadoras de veículos apoiam DANDO os furgões para os empresários de sucesso, como o caso do Rolando Massinha, em SP, o qual já possui 07 Food Trucks, e todos com aporte de veículos da montadora. Totalmente equivocada essa imposição de limitar a quantidade de Food Trucks.

Sobre Sandro