FOOD TRUCKS: TENDÊNCIA MOTIVA ALUNO DO IBMEC A DESENVOLVER PLANO DE NEGÓCIO

O comércio ambulante de ruas, antes chamados de trailers, recentemente ganhou um concorrente, os food trucks, caminhões que contam com cozinhas profissionais para preparar pratos das mais diversas especialidades. O cenário despertou o interesse de um aluno do Ibmec, que dedicou-se a compreender o mercado.

Em diversas cidades de Londres, Japão e Estados Unidos, os food trucks são sinônimo de gastronomia de alta qualidade a preços acessíveis. Já consolidados nesses países, contam com fãs que se encarregam de fazer a tradicional divulgação boca-a-boca, além de realizarem postagens nas redes sociais, contribuindo para o fortalecimento do setor.

Os food trucks tem se popularizado cada vez mais no Brasil, prometendo ser uma tendência de bom negócio para 2015. Em um ano em que as previsões econômicas não são muito animadoras, impactando diretamente o setor de serviços, os food trucks surgem como uma oportunidade aos que desejam empreender, já que oferecem um bom custo-benefício aos clientes.

Acompanhando esse movimento, o aluno Yan Pinheiro, recém-formado no curso de graduação em Administração do Ibmec desenvolveu um completo plano de negócios de viabilidade de um food truck na cidade do Rio de Janeiro. Após a realização de uma pesquisa de mercado apontar que ainda existe uma demanda reprimida do negócio e busca por esse tipo de serviço no período noturno e madrugada, o jovem desenvolveu um modelo de negócio.

O estudo teve como base o mercado gastronômico, que cresce anualmente em torno de 15% e movimentou R$ 116 milhões em 2013, de acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA). O plano apresenta dados como gastos, lucro, estratégia, local de instalação e projeção de vendas, entre outros aspectos.

“Estimular nossos alunos a analisar cenários e sugerir possibilidades de negócios é a melhor maneira de prepará-los para o mercado de trabalho. Ter uma a visão de todos os aspectos de qualquer negócio ou segmento é um diferencial aos que desejam se tornar líderes, perfil cada vez mais buscado pelas empresas”, afirma Ylana Miller, Sócia-Diretora da Yluminarh e Professora de Gestão de Pessoas e Liderança do Ibmec/RJ, orientadora da pesquisa.

O trabalho apontou que empreender em um food truck no Rio de Janeiro, apoiado em um estruturado plano de negócio é uma boa oportunidade, já que o retorno sobre o investimento ocorrerá em oito meses e que comer fora de casa tem se tornado uma prática comum. Segundo a Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert), o brasileiro gasta em média R$ 663 reais com isso.

“Sempre gostei muito de empreendedorismo e resolvi estudar mais a fundo o mercado de food trucks. Fazer o plano de negócio só confirmou minha expectativa, além de ser um investimento relativamente baixo, você ainda corta custos como aluguel, luvas, iptu e assim pode-se oferecer uma comida de maior qualidade com um preço mais acessível e com maior flexibilidade. Também existe a oportunidade de explorar um nicho ainda muito pouco explorado no Brasil, que com o crescente aumento de pessoas que comem fora de casa, tende a ser algo extremamente rentável”, finaliza Yan.

Divulgação: Ketchum

Sobre Sandro