ESTUDO DA KANTAR WORLDPANEL MOSTRA QUE OS BRASILEIROS AGORA GASTAM MAIS DENTRO DE CASA COM ALIMENTAÇÃO E LAZER

LEVANTAMENTO APONTA QUE MAIS DE 1 MILHÃO DE FAMÍLIAS DEIXOU DE FAZER REFEIÇÕES FORA DO LAR


Estudo recente da Kantar Worldpanel, empresa líder em painéis de consumo, mostra que os brasileiros agora gastam mais dentro de casa com alimentação e lazer. Mais de 1 milhão de famílias deixou de fazer refeições fora e os investimentos em serviços como Internet e TV a cabo foram os mais impactantes.

Os aumentos são significativos:

– de R$ 5.615 por ano em 2011 para R$ 7.189 em 2014 com comidas e bebidas, o que representa 28%, e
– de R$ 1.640 em 2011 para R$ 2.073 em 2014 com lazer – mais de 26%.

Até 2013, os gastos com habitação eram os maiores para as famílias, mas foram desbancados pela alimentação em casa em 2014. O gasto com alimentação em restaurantes e afins subiu ainda mais – 14% – o que levou muitas pessoas a abandonar o hábito.

Houve queda de penetração em todas as classes:

– 447 mil domicílios da classe DE deixaram de comer fora,
– 416 mil na classe C e
– 169 mil na classe AB.

no caso do lazer em casa, a classe DE foi a que mais aumentou esse gasto, chegando à ordem de 95% (de R$ 516 em 2011 para R$ 1.007 em 2014), enquanto a classe C passou a gastar quase 65% mais no mesmo período (de R$ 990 para R$ 1.631) e a AB mais de 40% (de R$ 2.674 para R$ 3.752).

Os dados são do HolisticView, plataforma desenvolvida pela Kantar Worldpanel Brasil para entender o orçamento das famílias brasileiras, que estuda a relação entre seus rendimentos e gastos e o quanto cada setor representa.

As informações são coletadas por meio da aplicação de questionário previamente estruturado anualmente em uma amostra de 11.300 domicílios localizados em cidades com 10 mil ou mais habitantes (200 mil ou mais habitantes na Região Norte), onde todos os integrantes da família respondem a pesquisa.

Isso representa 34.000 indivíduos e um universo de 50 milhões de lares.

Sobre Sandro

Veja também

MIDDLEBY – TAYLOR GANHA SABOR COM FLAVOR BURST

Fusões e Aquisições A Flavor Burst projeta e constrói complementos multi-sabor para equipamentos de bebidas …

Deixe um comentário