O Grupo BIG possui 387 lojas e está presente em 19 estados brasileiros. Em 2020, o ex-Walmart registrou R$ 24,9 bilhões em vendas brutas. Com a compra pelo Carrefour nasce um grupo com vendas brutas de cerca de R$ 100 bilhões

CARREFOUR BRASIL COMPRA O BIG

24 mar, 2021

Na madrugada desta quarta-feira (24), o Grupo Carrefour comunicou o mercado que está adquirindo as operações do Grupo BIG no país. O Carrefour Brasil afirma que entrou em acordo com o Advent International e o Walmart e que a compra irá ampliar a presença da rede em um mercado cada vez mais competitivo

O Grupo BIG possui 387 lojas e está presente em 19 estados brasileiros. Em 2020, o ex-Walmart registrou R$ 24,9 bilhões em vendas brutas. Com a compra pelo Carrefour nasce um grupo com vendas brutas de cerca de R$ 100 bilhões, além de cerca de 137 mil funcionários e atuando em todos os formatos, do super ao atacarejo.

A assessoria do Carrefour Brasil afirma ainda que a aquisição do Grupo BIG expandirá a presença do Carrefour Brasil em regiões onde tem penetração limitada, como o Nordeste e Sul do país, e que oferecem forte potencial de crescimento. A rede de lojas do Grupo BIG, portanto, apresenta forte complementaridade geográfica.

Além disso, a aquisição permite que o Carrefour Brasil expanda seus formatos tradicionais (principalmente Atacado e Hipermercados). A transação também vai reforçar a presença do Carrefour Brasil em formatos nos quais tem presença mais limitada, em particular os supermercados (99 lojas Bompreço e Nacional) e soft discount (97 lojas Todo Dia). Outro fato é que o Grupo Carrefour Brasil atuará em um novo segmento de mercado com o formato Sam’s Club, através de um contrato de licenciamento com o Walmart Inc.. Este modelo de negócios único, premium e altamente rentável, voltado para o segmento B2C, é baseado em um sistema de associados, com mais de 2 milhões de membros, e tem um forte foco em produtos de marca própria.

O Grupo BIG detém o ativo imobiliário de 181 lojas (47% do total) e 38 propriedades adicionais, totalizando aproximadamente R$ 7 bilhões de valor imobiliário, de acordo com uma análise independente.

A notícia surpreendeu o mercado não apenas pelo valor envolvido, de R$ 7,5 bilhões, mas também pelos potenciais efeitos no setor, em especial, sobre o Pão de Açúcar, maior rival da rede francesa no País.

Bandeiras

O Grupo Carrefour Brasil planeja otimizar a rede de lojas convertendo as unidades Maxxi para a bandeira Atacadão. A Companhia também espera converter parte das lojas BIG e BIG Bompreço para as bandeiras Atacadão ou Sam’s Club. As demais lojas serão convertidas para a bandeira de hipermercado Carrefour. Assim, os clientes poderão se beneficiar das ofertas do Atacadão e do Carrefour, do compromisso da Companhia de democratizar alimentos de qualidade e saudáveis, bem como do ecossistema omnicanal do Carrefour Brasil. A aquisição também permitirá que a Companhia ofereça os melhores preços às famílias brasileiras, pequenos comerciantes e restaurantes, uma vez que o Atacadão e o Carrefour praticam os valores mais baixos do mercado, ao mesmo tempo em que priorizam fornecedores regionais e locais.

Transação

O pagamento da transação será realizado 70% em dinheiro e 30% por meio de emissão de novas ações do Grupo Carrefour Brasil. Assim que concluída a operação, o Grupo Carrefour irá deter 67,7% de participação do Carrefour Brasil (vs. 71,6% hoje) e a Península Participações 7,2%, enquanto a Advent e o Walmart terão, juntos, 5,6% de participação.

Próximos passos

A transação permanece sujeita à aprovação pelo órgão regulador (Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE), à aprovação dos acionistas do Grupo Carrefour Brasil, bem como a outras condições habituais de fechamento. A conclusão da transação está prevista para 2022.

Noël Prioux, CEO do Carrefour no Brasil

Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil, comentou: “A aquisição do Grupo BIG marca um grande passo em nosso desenvolvimento, ampliando a nossa presença geográfica em certos estados, expandindo a nossa atuação em formatos, além de adicionar um modelo muito promissor e que ainda não operamos – Sam’s Club. Juntos, nossa oferta será ainda mais atrativa, completa e competitiva, beneficiando o poder de compra dos consumidores brasileiros e adicionando milhões de clientes ao nosso ecossistema. Com muita satisfação, nós damos as boas-vindas aos times do Grupo BIG, que desempenharam um excelente trabalho, iniciando a transformação da companhia nos últimos anos. Este é com certeza um marco muito importante na história do Grupo Carrefour Brasil, e aponta para uma forte aceleração do crescimento nos próximos anos”.

Patrice Etlin, Sócio Sênior e Membro do Comitê Executivo Global da Advent International, declarou: “Nós sempre admiramos o Carrefour como um excelente operador de varejo no Brasil e formar essa parceria é motivo de grande satisfação para nós. Estamos muito orgulhosos da transformação implementada juntamente ao Walmart e diretoria do Grupo BIG, fazendo com que o Carrefour adicione um time de primeira linha e uma formidável rede de lojas.” Luiz Fazzio, CEO do Grupo BIG adicionou: “O Grupo BIG tem crescimento graças à excelência do nosso time, sua habilidade de executar um plano ambicioso e o foco que temos em nossos funcionários, clientes, fornecedores e comunidades. Esse acordo reforça o sucesso da nossa abordagem de criação de valor no Grupo BIG.”

Sobre Sindal

Entidade sindical patronal da indústria do Estado de São Paulo, oficializada pelo MTE em 25 de janeiro de 1999, o SINDAL congrega, defende e representa os interesses das empresas que se dedicam à atividade econômica de projetar, fabricar, montar, suprir e dar manutenção em equipamentos e produtos para cozinhas profissionais e para a infraestrutura física de produção de alimentos servidos pelo setor do foodservice em geral.

Veja também

PRÊMIO REVISTA HOTÉIS MELHORES DE 2023

VOTAÇÃO DO TROFÉU FORNECEDORES DA HOTELARIA 2023 FOI RECORDE A votação iniciou em 9 de …

Deixe um comentário