CARREFOUR BRASIL COMPRA O BIG

24 mar, 2021

Na madrugada desta quarta-feira (24), o Grupo Carrefour comunicou o mercado que está adquirindo as operações do Grupo BIG no país. O Carrefour Brasil afirma que entrou em acordo com o Advent International e o Walmart e que a compra irá ampliar a presença da rede em um mercado cada vez mais competitivo

O Grupo BIG possui 387 lojas e está presente em 19 estados brasileiros. Em 2020, o ex-Walmart registrou R$ 24,9 bilhões em vendas brutas. Com a compra pelo Carrefour nasce um grupo com vendas brutas de cerca de R$ 100 bilhões, além de cerca de 137 mil funcionários e atuando em todos os formatos, do super ao atacarejo.

A assessoria do Carrefour Brasil afirma ainda que a aquisição do Grupo BIG expandirá a presença do Carrefour Brasil em regiões onde tem penetração limitada, como o Nordeste e Sul do país, e que oferecem forte potencial de crescimento. A rede de lojas do Grupo BIG, portanto, apresenta forte complementaridade geográfica.

Além disso, a aquisição permite que o Carrefour Brasil expanda seus formatos tradicionais (principalmente Atacado e Hipermercados). A transação também vai reforçar a presença do Carrefour Brasil em formatos nos quais tem presença mais limitada, em particular os supermercados (99 lojas Bompreço e Nacional) e soft discount (97 lojas Todo Dia). Outro fato é que o Grupo Carrefour Brasil atuará em um novo segmento de mercado com o formato Sam’s Club, através de um contrato de licenciamento com o Walmart Inc.. Este modelo de negócios único, premium e altamente rentável, voltado para o segmento B2C, é baseado em um sistema de associados, com mais de 2 milhões de membros, e tem um forte foco em produtos de marca própria.

O Grupo BIG detém o ativo imobiliário de 181 lojas (47% do total) e 38 propriedades adicionais, totalizando aproximadamente R$ 7 bilhões de valor imobiliário, de acordo com uma análise independente.

A notícia surpreendeu o mercado não apenas pelo valor envolvido, de R$ 7,5 bilhões, mas também pelos potenciais efeitos no setor, em especial, sobre o Pão de Açúcar, maior rival da rede francesa no País.

Bandeiras

O Grupo Carrefour Brasil planeja otimizar a rede de lojas convertendo as unidades Maxxi para a bandeira Atacadão. A Companhia também espera converter parte das lojas BIG e BIG Bompreço para as bandeiras Atacadão ou Sam’s Club. As demais lojas serão convertidas para a bandeira de hipermercado Carrefour. Assim, os clientes poderão se beneficiar das ofertas do Atacadão e do Carrefour, do compromisso da Companhia de democratizar alimentos de qualidade e saudáveis, bem como do ecossistema omnicanal do Carrefour Brasil. A aquisição também permitirá que a Companhia ofereça os melhores preços às famílias brasileiras, pequenos comerciantes e restaurantes, uma vez que o Atacadão e o Carrefour praticam os valores mais baixos do mercado, ao mesmo tempo em que priorizam fornecedores regionais e locais.

Transação

O pagamento da transação será realizado 70% em dinheiro e 30% por meio de emissão de novas ações do Grupo Carrefour Brasil. Assim que concluída a operação, o Grupo Carrefour irá deter 67,7% de participação do Carrefour Brasil (vs. 71,6% hoje) e a Península Participações 7,2%, enquanto a Advent e o Walmart terão, juntos, 5,6% de participação.

Próximos passos

A transação permanece sujeita à aprovação pelo órgão regulador (Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE), à aprovação dos acionistas do Grupo Carrefour Brasil, bem como a outras condições habituais de fechamento. A conclusão da transação está prevista para 2022.

Noël Prioux, CEO do Carrefour no Brasil

Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil, comentou: “A aquisição do Grupo BIG marca um grande passo em nosso desenvolvimento, ampliando a nossa presença geográfica em certos estados, expandindo a nossa atuação em formatos, além de adicionar um modelo muito promissor e que ainda não operamos – Sam’s Club. Juntos, nossa oferta será ainda mais atrativa, completa e competitiva, beneficiando o poder de compra dos consumidores brasileiros e adicionando milhões de clientes ao nosso ecossistema. Com muita satisfação, nós damos as boas-vindas aos times do Grupo BIG, que desempenharam um excelente trabalho, iniciando a transformação da companhia nos últimos anos. Este é com certeza um marco muito importante na história do Grupo Carrefour Brasil, e aponta para uma forte aceleração do crescimento nos próximos anos”.

Patrice Etlin, Sócio Sênior e Membro do Comitê Executivo Global da Advent International, declarou: “Nós sempre admiramos o Carrefour como um excelente operador de varejo no Brasil e formar essa parceria é motivo de grande satisfação para nós. Estamos muito orgulhosos da transformação implementada juntamente ao Walmart e diretoria do Grupo BIG, fazendo com que o Carrefour adicione um time de primeira linha e uma formidável rede de lojas.” Luiz Fazzio, CEO do Grupo BIG adicionou: “O Grupo BIG tem crescimento graças à excelência do nosso time, sua habilidade de executar um plano ambicioso e o foco que temos em nossos funcionários, clientes, fornecedores e comunidades. Esse acordo reforça o sucesso da nossa abordagem de criação de valor no Grupo BIG.”