FALECEU JOSÉ SOLA BETTINI, DA ELVI COZINHAS

A INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E PRODUTOS PARA COZINHAS PROFISSIONAIS DO BRASIL PERDE UM DOS SEUS GRANDES EMPRESÁRIOS

JOSE SOLA BETTINI

JOSÉ SOLA FALECEU NA SEXTA 26/02/2021

Em nome da nossa entidade representativa da indústria, comércio e serviços para cozinhas profissionais e food service em geral, o SINDAL está de luto pela perda de um ex-associado que nos apoiou e com quem convivemos por muitos anos. ‘A familia Sola, nossos sentimentos de profundo pesar e a nossa solidariedade nessa hora difícil. Cabe agora aos filhos e netos levarem adiante o legado de empreendedorismo e trabalho.

Sua história:

José Sola Callejo, de 27 anos, era técnico em refrigeração comercial, responsável por uma oficina na cidade de Madri, na Espanha, onde desenvolvia, fabricava e mantinha equipamentos de refrigeração comercial. Decidiu deixar sua terra natal e partir para a Argentina, embarcando num navio que o levaria para Buenos Aires. Chegando ao porto do Rio de Janeiro com avarias mecânicas, lá teve que permanecer atracado por alguns dias. Foi o suficiente para seu pai José dar algumas voltas pela cidade e perceber a riqueza do País. Observou que o lixo depositado por toda a área do porto e imediações era muito rico, viu a abundância que era jogada fora em confronto à escassez que tinha conhecido na Espanha. O navio zarpou para a Argentina sem ele.

Conseguiu um emprego em uma oficina, trabalhando na manutenção de máquinas, mas isso durou pouco tempo. Ele não se adaptou ao clima quente da cidade. Mudou-se, então, para São Paulo e seu primeiro trabalho foi na indústria de sorvetes Kibon, que chegava ao Brasil àquela época. Durante oito anos, ele cuidou da fabricação e manutenção das primeiras geladeiras que ficavam nos pontos de vendas dos sorvetes. Mais tarde, executou o mesmo trabalho na Coca Cola e também na Chicletes Adams, sempre cuidando de refrigeração.

Com espírito empreendedor e inquieto, montou uma oficina por conta própria para manutenção das geladeiras e conservadores de sorvetes da Kibon e dos refrigerantes da Coca Cola e ali, após o término de sua jornada de trabalho na Adams, trabalhava todas as noites, por várias horas.

Algum tempo depois, começou a fabricar vitrines refrigeradas e nasceu a SOLASKA, que mais tarde, instalada em São Bernardo do Campo, transformou-se em Refrigeração Rudge. Depois, em homenagem a sua mãe, Elvira, que havia ficado na Espanha, a empresa viria a se chamar ELVI. José Sola Callejo era pai de José Sola Bettini, um menino que desde criança viu seu pai trabalhar duro em busca de seus sonhos e ideais. Também foi nesta época, em 1964 que pai e filho começaram a trabalhar juntos numa modesta fábrica, nas bancadas, desenvolvendo e montando os equipamentos de refrigeração e exposição.

Em 1988 a terceira geração da família também iniciaou seus trabalhos na empresa junto com o seu pai e avô. José Sola Bettini comandou a ELVI COZINHAS PROFISSIONAIS com seus filhos Cristiano Sola (respomnsável pela área comercial) e Luciano sola (diretor financeiro da empresa).

Com pulso forte e visão empreendedora, assim como seu pai, José Sola Bettini, a partir de 1995, começou a vender balcões refrigerados para empresas montadoras de cozinhas profissionais. Com o tempo, passou a fabricar outros itens e entrou no mercado das cozinhas profissionais, crecendo e aumentando sua participação no mercado. Foi necessário ampliar e reequipar a fábrica. A indústria expandiu-se por outro galpão anexo e foi adquirida mais uma área com galpão nas proximidades.

Mas para levar soluções completas aos clientes, oferecendo aos empresários e profissionais brasileiros o top da tecnologia disponível no mundo, a Elvi em 2009 deu um passo ousado adquirindo uma planta fabril de 20.000m2 com recursos próprios, modernizando todo processo de fabricação com equipamentos modernos, monitorados por computadores e tecnologia de última geração.

José Sola montou nesta nova planta fabril um showroom com mais de 600m² onde instalou um training center equipado com toda a linha de equipamentos.

José Sola Bettini, além de bom filho, pai e avô foi um empresário que deixou todo o respeito por sua história e por ter dado continuidade ao sonho de um jovem imigrante espanhol, transformando a pequena oficina na Elvi Cozinhas Profissionais.

PRÊMIO EMPRESÁRIO DESTAQUE
Entrepreneur Award 2016

São Paulo, 09 de dezembro de 2016 – O SINDAL anunciou o vencedor da 3º edição do PRÊMIO EMPRESÁRIO DESTAQUE DO ANO, láurea que reconhece os empreendedores que contribuem para o crescimento do País e ajudam a construir um ambiente de negócios melhor. A cerimônia de entrega de premiação ocorreu na Fogo de Chão Steakhouse no Shopping Center Norte, em São Paulo, durante o tradicional “Almoço Anual de Confraternização dos Empresários Associados”.

Premiação pioneira concebida pelo SINDAL em 2014 para equipamentos de cozinhas profissionais e foodservice, o PRÊMIO EMPRESÁRIO DESTAQUE DO ANO 2016 homenageou, na sua terceira edição, o empresário JOSÉ SOLA BETTINI, da ELVI Cozinhas Profissionais, que passou a integrar a Galeria de Honra dos Empresários do Sindal.

JOSÉ SOLA (ELVI) É O EMPRESÁRIO DESTAQUE DO ANO