A Middleby Corporation sacudiu hoje a indústria global de equipamentos para serviços alimentícios ao anunciar planos para adquirir a Welbilt em um negócio de US $ 4,3 bilhões. De acordo com os termos do acordo de fusão, no fechamento, a Welbilt será uma subsidiária integral indireta da Middleby.
Cada ação ordinária da Welbilt em circulação será convertida no direito de receber ações ordinárias da Middleby, e todas as opções da Welbilt e RSUs serão convertidas em opções da Middleby e RSUs de acordo com essa relação de troca. Os acionistas da Middleby continuarão a deter as ações da Middleby que possuem atualmente.
Middleby e Welbilt estimam que após a conclusão da fusão, os atuais acionistas da Middleby possuirão coletivamente aproximadamente 76% das ações em circulação da Middleby, e os atuais acionistas da Welbilt possuirão coletivamente aproximadamente 24% das ações em circulação das ações ordinárias da Middleby (em cada caso baseado em ações totalmente diluídas em circulação da Middleby).
A dupla celebrou um acordo definitivo segundo o qual Middleby assumirá o controle da Welbilt em uma transação com todas as ações.
Middleby disse que a fusão reunirá dois negócios complementares, acelerará sua estratégia de crescimento em mercados-chave globalmente e aumentará as capacidades essenciais em segmentos altamente atraentes.
A empresa combinada terá aproximadamente US $ 3,7 bilhões em vendas combinadas em 2020, 73% dos quais virão do segmento de serviço de alimentação comercial.
Com um forte balanço patrimonial e geração de caixa robusta, a Middleby disse que estará bem posicionada e capitalizada para apoiar P&D significativo e oportunidades de aquisição futuras.
Middleby tem um longo histórico de integração de negócios com sucesso, tendo concluído mais de 20 aquisições desde 2018, e tem um histórico de impulsionar a eficiência em empresas adquiridas.
A mudança fortalece sua proposta de valor para o cliente em serviços de suporte pós-venda, bebidas, tecnologia e produtos quentes e frios em todo o mundo.
Espera-se que cerca de US $ 100 milhões de sinergias de custos anuais previstas associadas à transação sejam totalmente realizadas no terceiro ano.
Timothy FitzGerald, CEO da Middleby, afirmou: “O anúncio de hoje representa um evento marcante para Middleby, para a Welbilt e a própria indústria de equipamentos de serviço de alimentação comercial. A combinação de nossas duas grandes empresas cria um player líder com uma linha de produtos abrangente, presença global e tecnologias e soluções avançadas que estão bem posicionadas para atender às necessidades de nossos clientes em rápida mudança e capitalizar nas tendências emergentes da indústria.
“A aquisição da Welbilt é uma oportunidade de transformação para a Middleby e uma combinação atraente que beneficiará todos os nossos acionistas. Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas à equipe Welbilt e nos beneficiaremos do grupo altamente talentoso que eles reuniram.”
William Johnson, CEO da Welbilt, disse: “Temos o prazer de nos combinar com a Middleby para oferecer aos nossos clientes um portfólio amplo e inovador de produtos e tecnologias. Esta transação permitirá que a Welbilt acelere nosso desenvolvimento estratégico e representa uma excelente oportunidade para os acionistas da Welbilt obterem um valor atraente e participarem da futura criação de valor da organização combinada. Tenho o prazer de ingressar no conselho de administração da Middleby após o fechamento da transação para apoiar uma combinação bem-sucedida dos negócios.”
Entidade sindical patronal da indústria do Estado de São Paulo, oficializada pelo MTE em 25 de janeiro de 1999, o SINDAL congrega, defende e representa os interesses das empresas que se dedicam à atividade econômica de projetar, fabricar, montar, suprir e dar manutenção em equipamentos e produtos para cozinhas profissionais e para a infraestrutura física de produção de alimentos servidos pelo setor do foodservice em geral.