DELIVERY: APLICATIVOS NÃO DÃO DADOS DE CLIENTES

DELIVERY: APLICATIVOS NÃO SÃO OBRIGADOS A COMPARTILHAR DADOS DE CLIENTES COM RESTAURANTES EM NY
Aplicativos de entrega não precisam compartilhar dados com restaurantes de Nova York, decide o juiz
Uma lei de 2021, que exige dos aplicativos como DoorDash e Uber Eats cedam informações detalhadas sobre informações dos seus clientes, foi considerada inconstitucional pela Justiça do Estado, dando um golpe nos restaurantes.
Por Joe Guszkowski em Sep. 25, 2024
Os aplicativos de entrega processaram a cidade de NY por causa da lei.
Aplicativos de entrega como DoorDash, Uber Eats e Grubhub não terão mais de compartilhar dados detalhados de clientes com restaurantes em Nova York, disse um juiz federal nesta semana.
O juiz Analisa Torres decidiu que uma lei que exige dos serviços de delivery de alimentos e bebidas, com nomes completos, endereços de e-mail, números de telefone e endereços dos clientes viola os direitos da Primeira Emenda das empresas.
Isso marca uma vitória para os aplicativos de entrega e um golpe para os restaurantes, que há muito tempo querem mais informações sobre seus clientes. A partir de agora, eles recebem apenas o primeiro nome de um cliente, a última inicial e o que eles pediram.
A Lei de Dados do Cliente de Nova York exigia que os aplicativos fornecessem informações do cliente aos restaurantes mediante solicitação. Os clientes dos aplicativos poderiam ter optado por não ter seus dados compartilhados.
O Conselho da Cidade de Nova York aprovou a primeira lei do tipo em julho de 2021, enquanto os restaurantes estavam se recuperando do pior da pandemia. Ações judiciais da DoorDash, Uber Eats e Grubhub logo se seguiram, impedindo que entrasse em vigor.
Os apoiadores da lei disseram que isso ajudaria até mesmo a disputa entre restaurantes e aplicativos de entrega, dos quais passaram a depender durante a pandemia. Os restaurantes querem saber e usar mais sobre seus clientes, bem como poder vender diretamente para eles.
Os aplicativos de entrega levantaram preocupações sobre a privacidade do cliente e a capacidade dos restaurantes de proteger os dados. E em processos judiciais, eles argumentaram que a lei violou seus direitos da Primeira Emenda ao ditar ilegalmente o que poderia fazer com os dados que haviam coletado.
O juiz concordou com esse argumento, usando uma interpretação da Primeira Emenda que considera os dados do cliente uma forma de expressão.
“A Lei de Dados do Cliente” restringe como os demandantes podem usar os dados do cliente que coletam, escreveu o juiz Torres em sua decisão. Anteriormente, quando os restaurantes solicitavam dados de clientes dos demandantes, eles poderiam se recusar a fornecê-lo. De acordo com a Lei de Dados do Cliente, os demandantes têm apenas uma opção: eles devem fornecer dados específicos do cliente em um formato legível pelo menos uma vez por mês.
A propriedade de dados tem sido um ponto de discórdia entre aplicativos de entrega e restaurantes. Os dados são valiosos para ambas as partes para fins de marketing e outros, e ajudaram a alimentar o enorme crescimento dos aplicativos de entrega nos últimos anos.
A lei foi um dos vários esforços da cidade de Nova York para regular os serviços de entrega em nome de ajudar os restaurantes. Nova York também colocou um limite permanente no que os aplicativos podem cobrar dos restaurantes por seus serviços, embora haja esforços em andamento para aliviar o limite.

Restaurant Business