EQUIPAMENTOS INOVADORES E COMPACTOS SÃO MAIS PRODUTIVOS

Equipamentos inovadores e compactos trazem mais produtividade para dark kitchens e cozinhas compartilhadas
Speed ovens empilháveis e itens modulares podem revolucionar as operações
As dark kitchens ganharam espaço no Brasil durante a pandemia de covid-19. O modelo de negócio, que opera exclusivamente para delivery, tem como os principais desafios montar uma cozinha em ambientes reduzidos e ainda entregar pratos saborosos rapidamente para manter a competitividade e atender às expectativas dos clientes.
Um estudo conduzido pela Unicamp analisou estabelecimentos nas cidades de São Paulo, Campinas e Limeira, e mostrou que uma em cada três opções no iFood é uma dark kitchen. Em São Paulo, 35% dos restaurantes cadastrados na plataforma são dark kitchens.
Nesse cenário, a Fispal Food Service teve destaque para equipamentos modulares, compactos, inovadores e tecnológicos como boas soluções para otimizar o espaço e aumentar a produtividade dessas operações.
A Prática apresentou uma linha completa de speed ovens, fornos de alta velocidade que combinam tecnologias de convecção de ar e micro-ondas para cozinhar, assar, grelhar ou finalizar alimentos 20 vezes mais rapidamente que os métodos convencionais, sem comprometer a qualidade, o sabor e a aparência.
“Temos a tecnologia micro-ondas, que vai aquecer o alimento, e o ar impingido que vai dar crocância, gratinar, tostar e finalizar. São equipamentos extremamente versáteis e de vários tamanhos que vão garantir uma entrega rápida e com qualidade. Ou seja, aquilo que é crocante é entregue crocante, o que é quente é entregue quente. E o prato fica pronto em 6 minutos após a entrada do pedido, mas isso depende do tipo de prato. Um misto quente, por exemplo, fica pronto em 35 segundos”, afirma Rafael Fraga, coordenador de gastronomia da Prática.

Na Fispal Food Service, a Prática lançou a linha ST que é empilhável possibilitando um maior aproveitamento de espaço, aspecto tão fundamental para dark kitchens e cozinhas compartilhadas. “Um grande problema na área de food service é o espaço, crescer no sentido horizontal é muito caro, mas o espaço vertical já existe. Com o conceito empilhável podemos ganhar esse espaço na vertical. Ao invés de você comprar um outro equipamento para aumentar sua produtividade, você pode apostar em um equipamento que pode ser empilhado”, destaca o coordenador de gastronomia.
Outro aspecto interessante desses equipamentos para dark kitchens e cozinhas compartilhadas é que eles são equipados com o sistema Ventless que dispensa a necessidade de instalação de coifas e sistemas de exaustão externos. Isso é possível graças a um filtro conversor catalítico que purifica o ar, eliminando gordura, fumaça e odores gerados durante o cozimento.
Esses fornos ultra rápidos e tecnológicos podem ser usados para finalizar alimentos refrigerados ou congelados, como salgados pré-fritos, pré-assados, lasanhas, massas, sanduíches, escondidinhos e outros alimentos semiprontos. Por exemplo, um sanduíche leva apenas 45 segundos para sair do speed oven, uma pizza um minuto e 10 segundos, e uma tulipa de frango três minutos e 10 segundos.
O speed oven FIT XL cabe em bancadas de 70cm e produz pizzas de até 40cm, já o FIT ST e o FIT Express podem ser instalados em bancadas de 60cm e entrega pizzas de até 30cm ou dois sanduíches de 30cm abertos.

Fispal Food Service | 30 Jul, 2024