HABIB’S: 400 QUIOSQUES EM SHOPPINGS EM 4 ANOS

O grupo expande suas operações para áreas internas e externas com novos modelos de franquias que têm investimento a partir de R$ 440 mil

Cibele Gandolpho – 29/Jul/2024 – Diário do Comércio

O Grupo Habib’s – formado pelos restaurantes Habib’s, Ragazzo e Tendall – já tem um nome consagrado no Brasil há 35 anos. Mas os planos de expansão não param. Agora, a marca planeja ampliar sua operação em shopping centers, supermercados e estações de metrô nos próximos quatro anos por meio de quiosques. A expectativa é montar 400 quiosques até 2028.

A marca quer impulsionar seu crescimento com dois novos modelos de franquias em quiosques, com um custo de investimento inicial mais baixo para seus franqueados. Assim, o Habib’s passa a ter quatro modelos de lojas à disposição dos interessados. Hoje, com 300 lojas, a empresa emprega mais de 13 mil pessoas,

Sua primeira loja de franquia foi aberta em 1992, em Santo André, no ABC paulista. Agora, segundo Alberto Saraiva, fundador e presidente do Grupo Habib’s, o principal foco dos novos quiosques é a expansão em áreas internas e externas de shopping centers que, hoje, respondem por 30% das unidades da rede.

Ele conta que quer democratizar o negócio e dobrar a quantidade de lojas em shoppings até o final de 2025 para chegar a 400 unidades até 2028. “É um desafio que estamos dispostos a encarar. Democratizar produtos de qualidade a preços acessíveis está no nosso DNA”, diz.

Saraiva quer crescer nas capitais e cidades grandes e médias. São quase 650 shoppings em todo o Brasil e ele acredita que o Habib’s tem um potencial enorme para ampliar os negócios nesses locais. “Nossa marca não para de se reinventar e eu não sosseguei enquanto não chegamos a um modelo de negócio por menos de meio milhão com possibilidade de retorno a curto prazo para nossos franqueados”, garante.

O português de 71 anos, que chegou ao Brasil com o sonho de ser médico, se transformou no maior vendedor de esfirras do país. Enquanto cursava o primeiro ano de medicina, seus pais se mudaram do Paraná para São Paulo, comprando uma padaria na zona Leste da capital.

Depois que seu pai faleceu em um assalto, Saraiva assumiu o estabelecimento com 19 anos e foi lá que aprendeu muito da área comercial e onde adotou o modelo de preços acessíveis para ter altos volumes de vendas. Saraiva implementou uma filosofia de vender pães ao menor preço possível, 30% mais barato que o indicado na tabela do governo.

Mal sabia ele que este seria o modelo de negócio de sucesso do Habib’s, seu restaurante inaugurado em 1988:  vender mais por menos e oferecer produtos a preços significativamente mais baixos do que a concorrência. “Quando você vende a preços muito acessíveis, você consegue altos volumes e lucratividade”, diz.

A partir dessa experiência, ele aprendeu a importância de ter um carro-chefe em seu negócio, ou seja, um produto altamente popular e acessível. E foi com o Habib’s que o então dr. Saraiva se tornaria dono da maior rede de fast-food árabe do mundo.

NOVOS MODELOS

Com a oferta de novos modelos de negócio, melhor adaptados aos ambientes dos shoppings, o grupo também democratiza o acesso a novas oportunidades ao mercado de franquias.

“Quando a gente expande o negócio, o benefício vai além da parceria marca-franqueado. Ele aquece o setor e reforça o nosso compromisso com a geração de empregos e criação de oportunidades de empreendedorismo aos nossos franqueados”, diz Saraiva.

O primeiro quiosque interno da rede foi inaugurado no começo do ano, no Shopping Metrô Tucuruvi, em São Paulo.

“O quiosque inicial foi o nosso ponto de partida para entender o espaço, o público, a localização, o investimento, o retorno, a adaptação do cardápio e os detalhes necessários para, agora, apresentarmos as duas possibilidades de quiosques – interno e externo – ao mercado. Foi um processo estratégico de bastante estudo e aperfeiçoamento”, revela o empresário.

Outro ponto importante, segundo Saraiva, é que as novas lojas também contam com uma estrutura compacta, inovadora e eficiente, com mais cara de shopping. Ambos os modelos oferecidos dispõem de fornos de última geração – uma tecnologia que dispensa exaustores, elimina saídas de ar laterais, aplica ar impingido (jato de ar em alta velocidade que doura e dá crocância ao produto) e cozinha alimentos até 10 vezes mais rápido do que fornos tradicionais.

OPÇÕES

O quiosque interno é para praças de alimentação e corredores de shoppings, galerias, hipermercados, estações de metrô e terminais, para que tenha ampla visibilidade e atraia mais clientes.

Voltado para espaços a partir de 7,5 m², este modelo tem investimento a partir de R$ 440 mil, com faturamento médio/mês entre R$ 140 mil e R$ 200 mil. A taxa de franquia é de R$ 60 mil (taxa inclusa no investimento inicial) e o retorno do investimento ocorre a partir de 20 meses.

O quiosque externo também é voltado para shoppings e metrôs, porém com metragens a partir de 7,9 m² e investimento inicial a partir de R$ 460 mil. O faturamento médio mensal desse modelo fica entre R$ 140 mil e R$ 200 mil, com taxa de franquia de R$ 60 mil (taxa inclusa no investimento inicial) e retorno do investimento a partir de 21 meses.

Segundo o Habib´s, ambos os modelos de quiosques oferecem um cardápio express, que Saraiva gosta de chamar de “cardápio sob medida”. É formado pelo carro-chefe da casa, os sete sabores de Bib’sfihas (carne, calabresa com mussarela, frango, queijo, italianinha, frango com cremely e carne com mussarela). O grupo vende, anualmente, mais de 600 milhões de Bib’sfihas em todo o Brasil.

Além das esfirras, há combos de Bib’sfihas clássicas e especiais, pastel de Belém, café, cappuccino, casquinha, sundae, milk-shake, água, refrigerante e suco. Quando questionado sobre qual tipo de shopping é foco dos quiosques do Habib´s, o fundador do grupo esclarece que o design dos quiosques foi pensado para ser ainda mais democrático.

“As cores e o logo da marca são reconhecidos de qualquer lugar e ângulo. O layout é inovador, funcional e combina muito bem em shoppings para público AB, ao mesmo tempo em que é atrativo e conversa com o público mais popular”, diz.

O foco da expansão, inicialmente, são as capitais e cidades grandes, médias e acima de 100 mil habitantes, lugares em que os shoppings locais são destinos para os passeios e compras. Espera-se que o crescimento seja impulsionado, primeiramente, pela região Sudeste, mas, com possibilidades para expansão em capitais e cidades de todo o Brasil.

Além desses novos modelos de quiosque, o Habib’s oferece mais quatro opções de franquias de diferentes tamanhos e formatos: loja 100% fast (compacta para praças de alimentação); loja 100% fast com salão (compacta e com espaço de até 30 lugares); loja convencional fast (para praças de alimentação com cardápio completo e espaço para até 90 lugares); e loja convencional (versão completa de rua, com espaço kids, drive-thru e estacionamento).

MICROFRANQUIAS

O setor de franquias para os próximos anos deve manter seu ritmo e continuar como um setor importante na economia brasileira, principalmente após a pandemia. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) demonstram que o setor está em constante recuperação depois de anos pandêmicos. Houve uma alta de 14,3% em 2022, 13,8% em 2023 e 19,1% no primeiro trimestre de 2024.

Para o consultor de negócios Eduardo Vasques, existe uma tendência no setor de franquias que está bastante em alta: as microfranquias, exatamente onde o Habib’s está focando sua expansão nos shopping centers.

“Trata-se de um negócio replicado por meio do modelo de franchising e que exige um investimento inicial inferior ao das franquias tradicionais. Temos visto esse modelo em quiosques de alimentação, clínicas de beleza e estética, serviços de limpeza, entre outros. São investimentos iniciais mais baixos, que atraem o investidor”, ressalta Vasques.

O consultor acrescenta que as microfranquias costumam ser mais procuradas por aquele empregado que quer se transformar em empresário, por conta de uma solução viável e de baixo investimento. “Além disso, temos aqui a oportunidade de abrir um negócio que já foi testado e provado ser lucrativo, além de atuar com uma marca que já está estabelecida no mercado”, finaliza.

 

IMAGEM: divulgação

Sobre Sindal

Entidade sindical patronal da indústria do Estado de São Paulo, oficializada pelo MTE em 25 de janeiro de 1999, o SINDAL congrega, defende e representa os interesses das empresas que se dedicam à atividade econômica de projetar, fabricar, montar, suprir e dar manutenção em equipamentos e produtos para cozinhas profissionais e para a infraestrutura física de produção de alimentos servidos pelo setor do foodservice em geral.

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