FRANQUIAS NOS EUA LUTAM CONTRA INFLAÇÃO

OS FRANQUEADOS AINDA ESTÃO LUTANDO COM A INFLAÇÃO
Quase 90% das operadoras disseram na pesquisa anual de franqueados da Associação Internacional de Franquias que a inflação continua a impactar suas operações. E mais dizem que os clientes estão reagindo a preços mais altos.
Os franqueados dizem que os aumentos de custos estão prejudicando sua linha de fundo.
A inflação continua a atingir os franqueados dos EUA, mesmo que os custos pareçam estar diminuindo, e mais deles agora estão lidando com a desaceleração da demanda dos clientes em relação aos preços mais altos.
Isso é de acordo com a pesquisa anual de franqueados da Associação Internacional de Franquias (IFA), divulgada na segunda-feira. A pesquisa constatou que 87% dos operadores em todos os setores estão experimentando um impacto moderado ou substancial da inflação, um número consistente com o ano anterior.
Oitenta por cento das operadoras disseram que seus ganhos comerciais caíram no ano passado como resultado.
“Essa é uma porcentagem bastante enorme”, disse Michael Layman, vice-presidente sênior de relações governamentais e assuntos públicos da IFA, em entrevista.
“Parece sugerir que os franqueados se adaptaram ao aumento dos custos e à escassez de mão-de-obra de todas as maneiras criativas que puderem. Agora, esses impactos estão atingindo sua linha de fundo.”
O estudo foi feito para a IFA pela empresa de informação Frandata e apresenta entrevistas com mais de 1.400 operadores que possuem mais de 8.200 empresas de uma seção transversal de indústrias, incluindo restaurantes.
Franchising como um negócio continua a crescer em popularidade geral. A IFA diz que agora existem mais de 800.000 lojas de franquia pela primeira vez. “Ainda há muito crescimento em uma tonelada de linhas de negócios em franquias”, disse Layman. Tempos econômicos difíceis, acrescentou, normalmente produzem crescimento no franchising.
Algumas preocupações passadas entre os operadores parecem estar flexibilizando, mais notavelmente encontrando e retendo mão-de-obra. Vinte e seis por cento dos entrevistados citaram isso como seu principal desafio, mais do que qualquer outro fator. Mas isso também caiu de 47% há um ano.
Uma porcentagem crescente, no entanto, diz que “gerenciar custos e inflação” foi seu principal desafio, 25% em comparação com 21% há um ano.
E muito mais disse que a desaceleração da demanda era seu principal desafio: 22%, em comparação com 12% há um ano.
O trabalho continua sendo uma grande preocupação para os restaurantes em particular. Mais de 80% dos restaurantes na pesquisa disseram que tiveram problemas trabalhistas no ano passado, em comparação com 68% mais amplamente.
O trabalho é um enorme centro de custos para restaurantes, e pagar salários mais altos para recrutar e reter trabalhadores está criando desafios com margens de lucro.
Quase dois terços dos operadores de restaurantes de serviço rápido na pesquisa e 90% dos operadores de restaurantes, disseram que a inflação estava tendo um impacto “substancial” em seus negócios.
A maioria das operadoras está aumentando os preços como resultado. Isso inclui 95% dos franqueados de serviço rápido e 91% de todos os estabelecimentos. Os franqueados maiores eram mais propensos do que as operadoras menores a aumentar os preços, mas no geral é comum.
Restaurantes de todos os tipos têm enfrentado uma inflação substancial saindo da pandemia, levando a aumentos consistentes de preços. Isso levou a quedas de tráfego à medida que os consumidores ajustam seus gastos para lidar com esses preços.
Isso, por sua vez, levou a uma guerra de valor em toda a indústria, à medida que os operadores procuram recuperar os clientes. Mas essa guerra de valores também prejudicou a lucratividade dos franqueados.

Restaurant Business

Foto: Shutterstock.