SINDAL REÚNE-SE COM A DIREÇÃO DA NSF INTERNATIONAL

Após um longo período, no dia 17/05/23, o SINDAL e o Grupo de Juízes Notórios do “Prêmio Inovação em Equipamentos para Cozinhas”, lançado na Anufood 2023, reuniu-se com uma ex-associada com quem mantivemos um Acordo de Desenvolvimento e Adaptação das Normas NSF – ANSI para segurança alimentar em equipamentos, assinado em 2010. Por esse Acordo (https://www.sindal.org.br/wp-content/uploads/2023/06/10-09-2010-ACORDO-NSF-ANSI.pdf), recebemos gratuitamente uma série de Normas Técnicas para adaptá-las à realidade do Brasil. Foram feitos Seminários, constituído um Grupo Técnico NBR SINDAL NSF, sob a direção de Ramón Gandara (MACOM) e Coordenação Técnica de Amauri Pelloso (Placontec).

Da equipe NSF começando pelo seu lado esquerdo: Bruno Rainone, Lucas Fonseca, Marcia Rossi, Natalie Oliveira e Fabiane Zanoti

SINDAL: (ao fundo): Armando taddei, João Carlos Peres, Amauri Pelloso e Ricardo Foster

A NSF International é reconhecida pelo ANSI – American National Standards Institute (Instituto de Normas Americano) e já desenvolveu dezenas de Normas Nacionais Americanas voluntárias voltadas para a segurança e para a saúde pública. As Normas da NSF/ANSI são desenvolvidas com a participação dos que direta e materialmente estão envolvidos nos objetivos da norma. O processo garante a participação igualitária de representantes da indústria, funcionários dos órgãos da área de saúde pública e representantes de usuários/ consumidores. O reconhecimento da ANSI prova que a NSF desenvolve normas de modo a garantir transparência e processo conveniente permitindo imparcialidade e probidade.

As Normas NSF/ANSI são constantemente revistas e revisadas para garantir que os Standards/normas estejam sempre atualizadas e corretas tecnicamente. O processo de revisão gera as minutas dos Standards/normas e atas das reuniões. Cada norma pode ser adquirida separadamente na Livraria NSF (www. techstreet.com/nsfgate.html) ou o Serviço de Assinatura poderá fornecer cópias eletrônicas ou impressas para obter as informações atuais e principais partes que estão em andamento.

A NSF International, uma organização independente e sem fins lucrativos, ajuda você a proteger seus produtos certificando-os e elaborando normas para alimentos, água e mercadorias de consumo (www.nsf.org). Fundada, em 1944, a NSF, no mundo todo, está comprometida com a proteção da saúde pública e com a segurança dos alimentos. A NSF é mundialmente reconhecida pela sua experiência técnica e científica no campo das ciências da saúde e do meio ambiente.

A NSF coloca sua competência em desenvolver documentos voluntários criados por consenso à disposição das organizações que necessitem dessa experiência. Se você estiver procurando um fornecedor com alta credibilidade para ajudá-lo a desenvolver documentos consensuais, ela pode fazer isso para iniciar o processo.

Em pé: Renato Patrício, Emmanuel Mello, Sérgio Frota, Armando Ricardo Pucci, Ronaldo Cury

Sentados: Ramón Gandara, João Carlos R Peres e

Em 02 de setembro de 2010, a Diretoria do SINDAL aprovou Relatório e Parecer conjunto da Diretoria de Normas Técnicas e do Grupo de Trabalho NBR-SINDAL, propondo a celebração do Termo de Acordo e Cooperação com a NSF INTERNATIONAL.

FOTOS DA ASSINATURA DO ACORDO COM A NSF INTERNATIONAL EM 10-09-2010

Eram MEMBROS DO GT DE NORMAS TÉCNICAS SINDAL – NSF

1. AÇOS MACOM: Ramon Fernandes Gandara – Diretor de Normas Técnicas do SINDAL e Coordenador do GT SINDAL – NSF; Eng. IWATA – diretor Industrial; Assistente: Emmanuel Mello – (STUDIOINO); 2. PLACONTEC Consultoria – Amauri Antonio Pelloso – Secretário Executivo do GT SINDAL – NSF; BERTA COZINHAS: Eng Rúbio Almeida – gerente Industrial e Vanderlei (PCP); 4. COZIL EQUIPTOS INDUSTRIAIS LTDA: Oneri Diniz – Diretor Industrial e Eng Celso Luiz Correa; 5. ELVI COZINHAS INDUSTRIAIS: Sr. José Sola – Diretor Geral; 6. HOBART DO BRASIL LTDA: Luca Boselli – Gerente Geral, Eng. Vladimir do Prado – Ger Eng e Produção e Eng. Renato Cavalcante – Normas e Qualidade; 7. KLIMAQUIP TECNOLOGIA DO FRIO: Antonio de Melo – diretor industrial  e Luiz Henrique Freire – presidente; 8. NETTER INDUSTRIAL – Guilherme Kisters – Diretor Industria e Marcel B Arias – Engenharia; 9. PRÁTICA FORNOS SA – Leonidas Fagundes – Gerente de Engenharia e Luis Eduardo Rezende – Diretor Industrial; 10. TOPEMA COZINHAS PROFISSIONAIS – Ronaldo Ferraz Cury – Vice Presidente e Eng Marco Antonio Porto Bernsts – Diretor Industrial e Eng Silvio; ARKOS INOX – Roberto Bertoni – Diretor Geral; METALÚRGICA RODRIAÇO – Sérgio Frota; SERVINOX IND COM DE AÇO INOXIDÁVEL LTDA – Frederico Oliveira; Armando Ricardo Pucci – Diretor Relações Internacionais, Renato Patrício Diretor VP Sindal.