SURTO DE E. COLI NO MCDONALD’S NOS EUA

Operações

SURTO DE E. COLI NO MCDONALD’S EM 10 ESTADOS DOS EUA
Surto de E. Coli ligado a restaurantes do mcdonald’s em 10 estados nos EUA
O CDC – Centros de Controle e Prevenção de Doenças INFORMOU que 49 pessoas ficaram doentes e uma morreu depois de comer McDonald’s Quarter Pounders, principalmente no Colorado e Nebraska. O surto parece estar ligado a cebolas frescas e assuste.

Restaurant Business – Jonathan Maze 22/10/2024

O McDonald’s retirou o Quarter Pounders de seu cardápio em 12 estados.
Os Estados Unidos Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) disseram na terça-feira que um surto de E. coli em 10 estados do Ocidente e do Centro-Oeste tem sido associado ao McDonald’s Quarter Pounders, adoecendo 49 pessoas e levando a uma morte.
O McDonald’s disse que uma investigação preliminar indicou que o surto pode estar ligado a cebolas frescas e animadas usadas em Quarter Pounders. A empresa disse que retirou o ingrediente de seu suprimento e a empresa interrompeu a distribuição do ingrediente para locais na área afetada.
A empresa também retirou o Quarter Pounders do menu em uma dúzia de estados.
“A decisão de fazer isso não é uma que tomamos de ânimo leve e é feita em estreita consulta com o CDC”, disse o presidente do McDonald’s nos EUA, Joe Erlinger, em uma mensagem do sistema na terça-feira. Ele observou que a maioria dos hambúrgueres da cadeia, incluindo o Big Mac, McDouble, cheeseburger e hambúrguer, não são afetados.
“Esta é uma mudança temporária”, disse Erlinger. “E estamos trabalhando rapidamente para devolver nosso menu completo a esses estados.”
De acordo com o CDC, o surto parece estar centrado no Colorado, onde entre 10 e 26 pessoas ficaram doentes, assim como Nebraska. Várias pessoas também relataram estar doentes em Utah e Wyoming, e pelo menos uma pessoa relatou adoecer no Kansas, Missouri, Iowa, Wisconsin, Montana e Oregon.
A empresa também retirou o Quarter Pounder e cebolas frescas de restaurantes em Nevada e Oklahoma.
Dez pessoas foram hospitalizadas no surto e uma pessoa morreu, de acordo com o CDC.
A notícia do surto levou as ações da empresa a cair 10% na terça-feira.
É o mais notável surto de E. coli no negócio de restaurantes em quase uma década, desde que uma misteriosa onda de doenças eclodiu nos restaurantes Chipotle em 2015. Esse surto fez com que as vendas da empresa aumentassem e levaria vários anos para a cadeia se recuperar – levando a uma revisão da administração e a uma mudança da sede da empresa para a Califórnia.
Durante esse surto, os executivos do McDonald’s disseram em particular que estavam analisando seus próprios procedimentos para evitar que algo assim acontecesse nos restaurantes da rede.
Os restaurantes do McDonald’s estão entre os mais movimentados do fast food e a rede é a maior dos EUA, o que significa que um surto envolvendo alguns de seus itens alimentares pode ser potencialmente enorme.
A mensagem de Erlinger parecia sugerir a seriedade do problema para o McDonald’s, seus franqueados e clientes. “Espero que essas medidas demonstrem o compromisso do McDonald’s com a segurança alimentar”, disse ele.
Os sintomas de E. coli incluem cólicas estomacais graves, vômitos e diarréia sangrenta que começa de três a quatro dias após o consumo de um item infectado. As pessoas geralmente se recuperam sem tratamento após cinco a sete dias, mas algumas pessoas podem desenvolver sérios problemas renais. Para mais informações, visite o site do CDC.
Imagem cortesia dos EUA. Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
Foto cortesia do McDonald’s.