Números do Brand Footprint 2024 apontam alta de 38% no faturamento deste ano.
Pesquisa apresenta as marcas que estão movimentando o mercado que mais cresce na cesta de consumo
O mercado de consumo no formato OOH – Out of Home ou Fora do Lar, na tradução em português – é o que mais cresce entre os brasileiros. Números do Brand Footprint 2024, relatório produzido pela Kantar, apontam alta de 38% no faturamento deste ano. Em comparação, dentro de casa o crescimento em valor foi de apenas 18%.
De acordo com a pesquisa, quase 20% dos brasileiros compram produtos para consumir na casa de terceiros (familiares ou amigos), o que representa um incremento de quase 4 milhões de pessoas em 2024. Isso sem contar que o tíquete cresce 15% ao se alimentar no local e 16% quando o pedido é realizado via delivery.
Em relação aos canais, cinco compõem mais da metade do mercado fora do lar.
São eles:
ambulantes (14% de importância),
hiper e supermercados (13%),
bares (11%),
padarias (9%) e
mercadinhos e mercearias (8%).
O brasileiro compra, em média, 10 marcas por ano, sendo que 43% das marcas apresentam crescimento em CRP. As cinco principais marcas neste mercado são: Coca-Cola (256,15 de CRP), Fanta (48,99 de CRP), Crystal (39,22 de CRP), Bauducco (34,85 de CRP) e Lacta (33,65 de CRP).
É válido destacar que CRP – ou Consumer Reach Points – é uma métrica original da Kantar, que mensura quantos lares estão comprando produtos de determinada empresa e com que frequência isso ocorre. Quanto maior o número, mais popular é a marca.
É importante dizer, no entanto, que a movimentação fora de casa se dá não apenas pelas marcas grandes, mas por menores que estão entrando no mercado. 73% das marcas presentes no consumo fora do lar tem até 10% de penetração, atingindo menos de 5MM de consumidores.
“Mesmo com aumento de preços, o OOH é um mercado que está se desenvolvendo a partir de novos canais, novos comportamentos e novas estratégias de marcas. Sendo assim, a execução fora do tradicional se torna estratégia para explorar o desenvolvimento do consumo fora do lar”, comenta Hudson Romano, Head de Consumo Fora do Lar da Kantar.
Relatório produzido pela Kantar – 22 de julho de 2024