O chef francês Pierre Troisgros, que se tornou famoso com seu irmão Jean ao revolucionar a culinária e fazer do hotel-restaurante familiar em Roanne um monumento da gastronomia, faleceu nesta quarta-feira (23/09/20) aos 92 anos. O anúncio foi feito à AFP por Patrice Laurent, diretor da Maison Troisgros.
“Pierre Troisgros faleceu em sua casa em Coteau (perto de Roanne) no início da tarde”, declarou Laurent, que trabalha para a casa há 30 anos. Depois de Paul Bocuse, de quem era muito próximo, e de Joël Robuchon, falecido em 2018, é mais um ícone da alta gastronomia francesa que sai de cena….
Nesta quarta-feira (23), ao noticiar a morte de Pierre Troisgros, aos 92 anos, o jornal francês Le Monde classificou o renomado chef ganhador de três estrelas no Guia Michelin como “monstro sagrado da cozinha francesa” e disse que seu restaurante, Troisgros, é um “monumento da gastronomia”.
Além do primogênito Claude, o icônico Pierre Troisgros — que herdou dos pais, os pioneiros Jean-Baptiste e Marie, a paixão pela comida e os negócios na área — deixa também Michel, à frente da premiada casa de Roanne, e Anne–Marie, também atuante no universo gastronômico. Sua mulher, Olympe, morreu em 2008. O nome dela batiza um dos restaurantes de Claude no Rio.
www.uol.com.br
23 setembro 2020