O Grupo Pão de Açúcar (GPA), agora separado da Via Varejo – operação de eletrodomésticos que está à venda –, vai dobrar a aposta no setor de atacarejo neste ano.
A empresa, que abriu 13 lojas da marca Assaí em 2016, vai ampliar a rede em até 28 unidades este ano, segundo o presidente da companhia, Ronaldo Iabrudi. O ânimo é justificado por números. Em 2016, as vendas totais do grupo subiram 11,7%, para R$ 45 bilhões, enquanto o faturamento do Assaí saltou 39,2%.
O Pão de Açúcar, controlado pelo francês Casino, não está sozinho na aposta nos atacarejos – nos últimos anos, a expansão do Carrefour também tem se concentrado no Atacadão, líder no segmento.
Na avaliação de Iabrudi, a priorização do formato reflete ainda uma mudança, em função da crise, no padrão do consumo do brasileiro. O executivo diz que, mesmo que os ventos da economia fiquem mais favoráveis, a clientela continuará preferindo ir a uma loja mais simples e pagar menos pelos produtos.
Uma pesquisa do Pão de Açúcar aponta que 96% das pessoas que “descobriram” o atacarejo durante a piora da economia dizem que continuarão a dar preferência a essas lojas mesmo que o País volte a crescer.
O executivo destaca que, até agora, não houve uma “virada” no cenário econômico. A vice-líder do mercado brasileiro de alimentação vem crescendo com ganho de participação de mercado, assim como o Carrefour, que ocupa o primeiro lugar