ETAPA SELETIVA BRASILEIRA PARA LYON 2019
O evento é referência na arte da alta pâtisserie no mundo inteiro, revelando novos talentos da área. Coupe du Monde de la Pâtisserie aconteceu no dia 15/03 no Sirha 2018, no São Paulo Expo. O evento, em sua 3ª edição, é direcionado para profissionais de Food Service e Hotelaria. O concurso mundial de confeitaria Coupe du Monde de la Pâtisserie acontece a cada dois anos em Lyon, na França, durante o badalado evento gastronômico Sirha.
A competição de prestígio internacional foi criada em 1989 pelo chef francês Gabriel Paillasson e tornou-se o principal evento de pâtisserie do mundo. Paillasson é francês da região da Loire, e, vindo de uma família sem tradição gastronômica, tornou-se um dos mais conceituados chefs pâtissiers da França e do mundo.
COPA DA CONFEITARIA 2018 PREMIA NAS CATEGORIAS CHOCOLATE E AÇÚCAR
O tema do concurso foi “Floresta Encantada” para ambas as categorias.
Os Chefs Sônia Takata e Marcone Calazans disputam na Categoria Açúcar, o desafio era preparar:
- Duas entremets de sorvete – com uma escultura artística de até 1,20 m de altura para a prova do açúcar;
- Uma torta fictícia e uma escultura artística de açúcar acoplada à torta.
Já, pela Categoria Chocolate a disputa será feita entre as Chefs Leticia Cruz e Nina Piccini que terão o desafio de elaborar:
- 10 sobremesas empratadas;
- Também uma escultura artística que deveria ser integrada a um dos pratos.
CANDIDATOS QUE DISPUTARAM EM 2018 A CMP
No dia 15 de março de 2018, a Coupe du Monde de la Pâtisserie – (Copa do Mundo da Confeitaria) – elegeu dois vencedores: Marcone Calazans, na categoria açúcar, e Letícia Cruz, na categoria chocolate. A dupla agora irá prosseguir no concurso rumo à Copa Maya, no México, no próximo mês.
Letícia Cruz, competidora na categoria chocolate: Iniciou sua caminhada na área de gastronomia em 2011 na Universidade Anhembi Morumbi. Em São Paulo, trabalhou com o chef Fabrice Le Nud na Patisserie Douce France, onde se encantou por essa arte. Em 2014 fez um curso intensivo de confeitaria no Instituto Superior Mariano Moreno, em Buenos Aires. Ao retornar ao Brasil, foi trabalhar no Hotel Sofitel, em Copacabana, onde está até hoje. Além da equipe do chef da confeitaria Ariel Lettieri, passou também pelo Le Pré Catelan, sob o comando do chef Roland Villard. Atualmente faz parte da equipe do chef Philippe Brye. Trabalhou também na Patisserie Douce France e Gastro Espaço Gourmet, em São Paulo.
Marcone Calazans: Com um extenso currículo na gastronomia e confeitaria, o chef @marconecalazans foi finalista da etapa latino-americana da Coupe du Monde de la Pâtisserie em 2016 e garantiu a vaga em Lyon, onde representou o Brasil na grande final francesa com a equipe brasileira, treinados pelo chef Ramiro Bertassin. Atualmente, Calazans comanda a confeitaria do Hotel Fasano em SP, e irá mais uma vez competir na etapa latino americana no Sirha México. Marcone começou na carreira com apenas 12 anos, de forma despretensiosa, ajudando os pais, que tinham uma mini panificação. Se apaixonou pelo ofício e começou a aprender todas as bases, a conhecer chefs e pessoas envolvidas. Sua formação técnica é de subchef de cozinha, o que permitiu que conhecesse outras áreas do ofício. Atualmente é chef confeiteiro do Club Atlético Paulistano. Participa de concursos desde 2010 e em sua primeira competição ganhou segundo lugar do Campeonato Nacional de Gelateria, que no ano seguinte ficou em 1º lugar. Já participou também da seletiva continental da Coupe du Monde de la Pâtisserie em 2014 e em 2015 foi um dos escolhidos para representar o Brasil na final mundial do concurso, no Sirha Lyon 2017.
A dupla agora irá prosseguir no concurso rumo à Copa Maya, no México, no próximo mês.
QUEM E’ QUEM NO CMP 2018
O Comitê do CMP foi composto pelos chef confeiteiros – Rafael Barros, Phillipe Brye, Flavia Quaresma, Alexandre Augusto, Ramiro Bertassin, Tati Benazzi e Lu Neves.
Rafael Barros e proprietário da marca Opera Ganache e possui novos projetos como o da Escola de Formação Profissional, para pessoas que buscam aperfeiçoamento dentro da área de Pâtisserie bem como os iniciantes que almejam ingressar na área. A Opera Ganache, alta confeitaria presente em São Paulo desde 2003, e’ uma premiada butique de doçuras. Com prêmios de peso como o melhor chocolate de SP (Veja SP 2014/2015) e o prêmio de Chefe do Ano para Rafael Barros (Veja SP 2014/2015).
O Júri do CMP foi composto por Lucas Corazza, Anna Paula Rezende, Amanda Selbach, Fábio Yamada, Lucas Liberatore, Cristina Bonadio e Edmara Ângelo.
A cadeira de honra foi ocupada pelo francês Régis Ferey, considerado um dos maiores nomes da pâtisserie no mundo. Ferey é chef pâtissier e boulanger do torneio: “O mundo da gastronomia é muito pequeno, e são encontros como esses que permitem a troca de conhecimento. Por isso, é muito importante apoiar os jovens confeiteiros. Meu conselho para hoje é que tenham autoconfiança!”
Régis Ferey, o confeiteiro dos presidentes: Régis Ferey, ex-chef pâtissier e boulanger do Palais de L’Élysée, a residência oficial do presidente da França, conhece muito bem os segredos dos doces e pães feitos com perfeição. Em 2013, ele recebeu o M.O.F. (Meilleur Ouvrier de France) na categoria melhor chef boulanger da França. Graças ao prestigiado título, Ferey tem o direito de ostentar as cores da bandeira de seu país no dólmã, o que o torna uma espécie de embaixador oficial da cultura francesa.
Em 2005, Ferey tornou-se chef pâtissier e boulanger com a missão de organizar jantares de Estado e grandes recepções para a Presidência, tanto na França como no exterior. Ele tinha total liberdade para elaborar as opções de sobremesas e pães, que eram apresentadas ao chef do cerimonial e ao chef executivo do L’Élysée. Ferey deixou o Palacio do Governo L’Élysée em dezembro de 2017 e atualmente é responsável pelo curso de pós-graduação da escola de culinária Ferrandi, em Paris. Ele também ministra aulas pelo mundo. Antes de se dedicar aos presidentes, o chef passou por renomados restaurantes franceses como o Taillevent e Le Grand Véfour e elaborou o programa de confeitaria da Le Cordon Bleu de Lima, no Peru.
Equipe da Edição 2018
CMP RIO DE JANEIRO 2016
Os chefs confeiteiros Abner Ivan, Marcone Calazans e Fernando Oliveira compuseram a equipe brasileira selecionada para a ultima final de 2017. Eles foram treinados pelo chef Ramiro Bertassin e disputaram com o tema ‘Piratas do Caribe’. Durante a acirrada disputa, apresentaram uma sobremesa de chocolate com coco, nibs de cacau, sablet de chocolate e castanha de baru; uma sobremesa gelada com coco, abacaxi sablet salgado e manga; e sobremesas empratadas que imitavam uma garrafa de rum, feitas com casquinha de chocolate, banana, bavaroise de rum e espuma de coco.
Além disso, apresentaram quatro esculturas: uma de açúcar, uma de chocolate, uma de gelo e uma peça esculpida à mão em chocolate.
A campeã da ultima Coupe du Monde de la Pâtisserie em Lyon foi a França, seguida pelo time do Japão e da Suíça.
#coupedumondedelapatisserie #cmp
@sindal.cozinhas @sindal.equipamentos
Sirha 2018 – São Paulo Expo
Data: 13 à 16 de março
Horário: 11h às 20h
Telefone: 11 5067-1666
Endereço: Rod. dos Imigrantes, 1 – Parque do Estado – Parque do Estado, São Paulo.
#sindal
Um comentário
Pingback: SIRHA SÃO PAULO ANUNCIA NOVIDADES PARA 2019 - Sindal