Inflação muda hábitos de consumo e impacta faturamento de restaurantes
Com alta nos preços, levar comida de casa para o trabalho vira alternativa para 76% dos consumidores, de acordo com pesquisa da Galunion. Restaurantes buscam estratégias para driblar fuga
Por Bianca Guilherme e Rafaela Souza – 26/05/2025
Restaurantes precisam ter criatividade para atrair mais clientes em período de alta nos preços — Foto: Freepik
Com variação de 5,53% pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) nos últimos 12 meses, a inflação tem alterado o comportamento alimentar dos brasileiros. De acordo com a pesquisa “Alimentação hoje: a visão do consumidor de foodservice” da consultoria Galunion, cerca de 90% dos consumidores disseram ter reduzido gastos com refeições fora de casa de agosto de 2024 até março de 2025. Entre os respondentes, 76% afirmam manter o hábito de levar marmita para o trabalho. O cenário vem desafiando os empreendedores do setor, que precisam se reinventar para manter a clientela e equilibrar as contas.
O levantamento, ao qual PEGN teve acesso com exclusividade, ouviu 1,8 mil consumidores a partir de 18 anos, das classes A, B e C em todo país, principalmente das regiões Sudeste (45%) e Nordeste (25%). A amostra é composta por um público 46,5% masculino, 53% feminino e 0,5% não-binário ou sem resposta, com maioria (69,5%) entre 25 e 60 anos. O questionário online foi enviado entre 25 e 31 de março de 2025.