COZINHA DO FUTURO: OTIMIZAÇÃO E TECNOLOGIA

OTIMIZAÇÃO E TECNOLOGIA SÓ GANHAM NA COZINHA

Entrega, sustentabilidade, automação, sem desperdício e uma abordagem de negócios que otimiza custos.

Bem-vindo à cozinha do futuro.

“Apesar dos contratempos recentes, muita beleza está florescendo no setor de hospitalidade”, diz Koen van den Heuvel, gerente de vendas internacionais e diretor de marketing e comunicação da Henkelman, empresa holandesa que exporta para todo o mundo, sendo América do Norte e África seus mercados de crescimento.

“Casualização, formulação e ampliação continuam inabaláveis ​​no setor de restaurantes. Comer e beber casualmente a um preço favorável em um restaurante claramente posicionado é popular, especialmente entre os jovens. A geração de aplicativos, que marca cada vez mais os agendamentos de última hora, é de vital importância para o setor de restaurantes.”

“A pandemia da corona foi um momento difícil para a maioria dos fornecedores. E agora que a crise acabou, eles enfrentam ainda mais desafios: falta de pessoal, aumento de preços e recessão econômica. No entanto, também existem oportunidades. Os fornecedores apostam na oferta circular, na digitalização e na automatização.”

Van den Heuvel identifica as principais tendências como atenção pessoal, reservas e pagamentos on-line automatizados, aplicativos próprios e várias soluções de autoatendimento) e sustentabilidade.”

Um dos produtos mais vendidos da Henkelman é uma inovadora série de embalagens a vácuo que é resistente, mas com design atraente. “Vários restaurantes com estrelas Michelin na Holanda e na Bélgica já estão usando esta nova série. É perfeito para a indústria hoteleira porque possui uma interface fácil, um controle de sensor com opções padrão e soft air (proteção tanto do produto quanto da bolsa), o que facilita a embalagem a vácuo e dá resultados sempre constantes.” Após o boom do delivery e das Dark Kitchens, houve uma queda nos estabelecimentos que oferecem take-away, mas para lanchonetes e restaurantes do segmento inferior, delivery e take-away ainda são uma grande parte da receita. “Esperamos uma queda nos gastos com hotelaria, mas como o delivery e o take-away estão em vigor, acreditamos que será administrável”, diz Jeffry Wiesnekker, diretor de marketing da empresa holandesa Hendi, que exporta para toda a Europa e tem escritórios em cinco países.

As tendências que definem o setor de foodservice, bem como a entrega, são a durabilidade e a capacidade de reparo do maquinário, porque os custos crescentes tornam mais importante uma longa vida útil. Outra é a eficiência energética, principalmente para equipamentos que funcionam o dia inteiro (como a refrigeração). Espera-se também uma mudança do cozimento a gás natural para o cozimento elétrico (indução). Quanto aos produtos mais vendidos (em termos de quantidade) as botijas de gás para maçaricos de chef vendem em maior quantidade, seguidas do maçarico de chef criado pelo designer industrial Robert Bronwasser e da gama de fritadeiras “que se definem pela elevada qualidade e pela sua longa vida útil por um preço muito razoável.”

O poder de compra médio do consumidor está sob pressão devido ao rápido aumento do custo de vida e dos preços da energia. No entanto, as pessoas ainda querem comer fora de casa, “e esperamos uma nova mudança para fast food e fast casual dining”, diz Wim Maurau, diretor-gerente da empresa belga Culimat, que vende marcas líderes de equipamentos de foodservice principalmente para nos mercados alemão, francês e britânico.

Como será 2023?

“A escassez de pessoal e a crise energética são os dois temas principais. Pessoas qualificadas são muito difíceis de encontrar e os operadores tendem a trocar de equipamento para tornar as operações da cozinha mais acessíveis para funcionários não qualificados. Os restaurantes estão a reduzir o horário de funcionamento, ou fecham mais um dia para ultrapassar os problemas de pessoal, o que tem impacto direto na rotatividade. O aumento dos custos de energia pressiona a rentabilidade e quaisquer investimentos que possam ajudar a reduzir a conta de energia são uma prioridade absoluta.” Seus produtos mais vendidos incluem um forno de alta velocidade que cozinha até dez vezes mais rápido do que os métodos de cozimento convencionais. “Ele fornece a solução perfeita para todos os principais problemas que a indústria enfrenta hoje, pois economiza energia e é extremamente fácil de usar. Qualquer pessoa, mesmo pessoal sem experiência, pode operar este forno.”

Fonte: HOST Fiera Milano