Kai Hattendorf é CEO e diretor administrativo da UFI, a associação global da indústria de feiras.

5 TENDÊNCIAS DO SETOR DE FEIRAS E EVENTOS

5 TENDÊNCIAS DO SETOR DE FEIRAS E EVENTOS PARA OBSERVAR EM 2023

POR KAI HATTENDORF

Uma pandemia persistente na China e em outros lugares. Guerra na Europa. Taxas de inflação não vistas em uma geração nos principais mercados. Secas, furacões e temperaturas recordes.

Certamente no ano de 2022 não tivemos o “business as usual”. E 2023? Nem tudo será preto e branco, e os economistas estão usando infinitos tipos de cinza em suas perspectivas para o próximo ano.

O que isso significará para a nossa indústria? Como todos os anos, a equipe da UFI tem ouvido e conversado com nossos membros e líderes da indústria de todo o mundo para obter suas opiniões sobre o próximo ano.

Aqui, em cinco temas concisos, está nossa visão sobre o que moldará os próximos 12 a 18 meses.

Duplicando o foco no cliente

É fácil se distrair com o panorama geral, mas é importante manter o foco no que fazemos de melhor como indústria: construir e operar mercados.

No próximo ano, vamos (re)aprender o que aplicamos na recessão de 15 anos atrás – focar nos clientes, garantir que eles tenham feiras de sucesso e façam as conexões certas.

Aprenderemos com outras indústrias, outros colegas, outras geografias, planos para lidar com a inflação, estratégias para adaptar as operações e outros ajustes de fluxo de trabalho que forem necessários. Mas: não deixe que as pressões do dia o distraiam dessa missão essencial.

A Crise Climática Vai Bater

Isso nos afetará em vários níveis. Condições climáticas extremas levarão a cancelamentos ou adiamentos de feiras com mais regularidade e impedirão a participação de algumas pessoas.

Nossos clientes têm cada vez mais suas próprias metas de Net Zero a atingir, e isso moldará a maneira como eles participam de nossos eventos.

Também precisaremos demonstrar de forma tangível nossos próprios planos de “corrida para o zero” para nossos eventos, que precisam se tornar uma opção mais ecológica para os negócios a cada ano.

Teremos que mostrar que os eventos de negócios fazem parte da solução para a crise climática. Temos que comparar o impacto de carbono de participar de nossos eventos com a pegada de carbono necessária para gerar a mesma quantidade de negócios sem dois ou três dias em uma feira. Nós podemos fazer isso. Nós temos as ferramentas.

Mais dados, menos hype

Cada vez mais, insights de dados e inteligência impulsionam o desenvolvimento de feiras e portfólios. Finalizamos já os debates se “o futuro é digital” ou não. Ele é, e estamos criando isso como uma indústria.

O que alguns ainda chamam de “eventos híbridos” é, na verdade, apenas a adoção inteligente de tecnologia e dados para tornar os mercados presenciais que administramos mais bem-sucedidos para compradores e vendedores dentro e fora da feira.

Em 2023, o hype em torno de “híbridos” ou “metaversos” que foi alimentado pelo marketing gasto por startups ou conglomerados do Vale do Silício perderá força. As pessoas vão usar o que realmente funciona para elas. Será menos glamoroso, mas mais eficiente.

A equipe continua sendo a chave

Todo mundo está contratando. Ainda. E vai ficar assim. Precisamos de novas habilidades, novos talentos e novas perspectivas. Agora entendemos que precisamos “vender” melhor nossa indústria para as pessoas com quem queremos trabalhar lado a lado.

Nossos líderes da próxima geração dizem que somos a indústria que constrói e atende comunidades. Damos propósito e, como resultado, somos uma das indústrias mais atraentes do mundo.

Vamos pegar essa nova narrativa de equipe e lançá-la globalmente. Vamos estar na vanguarda das mentes das pessoas quando elas estão entrando no mercado de trabalho!

Vamos trabalhar para trazer as pessoas mais talentosas e com diferentes habilidades, mantendo assim a nossa indústria um verdadeiro caldeirão de diferentes talentos.

Acelerando a mudança

Durante a pandemia, aprendemos a exercitar nossos músculos de adaptabilidade. Tivemos tempo para experimentar e aprender com nossos sucessos e fracassos.

Desde então, voltamos um pouco ao normal, onde nossos clientes estão de volta às nossas feiras e, de maneira geral, estão felizes. Mas não podemos apenas ‘tocar os maiores sucessos’ – precisamos ir além.

Precisamos fazer mais, e podemos fazer mais. Agora temos times experientes em rápida adaptação. Eles estão tomando decisões mais baseadas em dados e estão abertos para aprender uns com os outros.

Espere que isso leve a mais novas ideias, novos formatos, novos lançamentos, fusões, aquisições. e outros desenvolvimentos que impulsionarão o eterno motor de nossa indústria.

Por Luis Orsolon – 7 de dezembro de 2022

Início UFI News 5 tendências do setor de feiras e eventos para observar em 2023