STUDIOINO RECEBEU TROFÉUS NA CATEGORIA DESIGN DE PRODUTO
E EM PROJETO DE ARQUITETURA PARA PADARIA
PIONEIRISMO
No dia 23/05/16, o StudioIno recebeu três troféus no Prêmio Internacional Objeto:Brasil.
Os desenhos para a bandeja térmica KeepMyFood e para os refrigeradores Slim Line foram reconhecidos na categoria Design de Produto com o bronze e a prata, respectivamente, e o projeto de arquitetura para a padaria B.Lem levou bronze na categoria Design de Ambiente.
Este reconhecimento é o mais recente em uma longa trajetória de inovação no setor de foodservice. O diferencial do StudioIno tem sido a utilização do design como fator competitivo em uma indústria que, anteriormente, não pensava no desenho de seus produtos desta forma.
Foi com essa filosofia em mente, que o designer Emmanuel Melo e a arquiteta Diris Petribu, após 30 anos de carreiras consolidadas na indústria de equipamentos para foodservice e em empresas de gestão de alimentação, sentiram-se preparados para criar o StudioIno, um escritório de design, arquitetura e inovação especializado neste mercado. “A necessidade da utilização do design pelas empresas está relacionada com a competição na conquista dos clientes. O design é uma das principais estratégias para criar diferenciação, qualidade e agregar valor para produtos e serviços”, explica Melo.
Desde o início do StudioIno, já foram mais de mil projetos de ambientes e produtos realizados, todos ligados a importantes marcas do setor, e mais de 20 prêmios nacionais e internacionais. A inovação de buscar o design como vantagem competitiva dentro do foodservice foi destacada já em 2011, quando o escritório ficou em primeiro lugar no Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. O projeto reconhecido foi uma ilha de cocção com indução elétrica feito para a Unilever. Na ocasião, os jurados justificaram a premiação explicando: “O pioneirismo em nosso país no setor [de foodservice] representa, assim, mais um segmento em que o design passa a contribuir efetivamente para o aprimoramento”. (leia em http://sindal.org.br/boletins/novembro_2010/)
Os prêmios recebidos este mês foram significativos pois representaram uma conquista na primeira edição do Objeto:Brasil. A iniciativa é da Associação Objeto Brasil que, por cinco anos, realizou a versão brasileira do Prêmio Idea, dos Estados Unidos. Para Emmanuel Melo, termos uma ação totalmente nacional como referência é importante. Ter trazido três destes troféus para projetos em foodservice estabelece a força do design de ambientes e de produtos nessa indústria.
KeepMyFood
A KeepMyFood é uma linha de conservadores e expositores portáteis para alimentos desenvolvida e fabricada por especialistas em foodservice. A linha inclui bandejas aquecidas que utilizam vidro temperado e serigrafado como superfície térmica, além de protetores salivares e aquecedores superiores. Os produtos têm diferentes aplicações e podem ser utilizados em restaurantes comerciais e industriais, hotéis, buffets, eventos, lojas de conveniência, padarias, cafés, entre outros. Os equipamentos são transportáveis e fáceis de instalar e operar, podendo ser usado em qualquer superfície ou montados em balcões específicos.
Slim line
A Slim Line é linha de refrigeradores profissionais para bares, desenvolvida de acordo com os padrões do mercado norte-americano, seguindo as normas técnicas NSF e UL. A linha conta com duas famílias de produtos, os dispensadores para choppe ou vinho (Direct Draw), e os equipamentos de armazenagem e exposição de bebidas (Bar Line). A Bar Line é formada por refrigeradores horizontais com opções de portas sólidas, de vidro ou gavetas refrigeradas. O projeto foi desenvolvido em colaboração com a empresa espanhola Onnera Group.
B.Lem
O trabalho para a rede B.Lem inclui os projetos conceitual e de arquitetura comercial. As padarias são especializadas em doces e pães tradicionais portugueses. As lojas são formadas por uma área de retaguarda e finalização dos produtos preparados na cozinha central, espaço para exposição dos alimentos, empório de iguarias típicos portuguesas e um mezanino. As lojas podem ser implantadas tanto com unidades únicas em ruas ou em centros comerciais.