Home / Feiras e Eventos / SIRHA CANCELA FEIRA EM SP E ANUNCIA SEU FIM NO BRASIL

SIRHA CANCELA FEIRA EM SP E ANUNCIA SEU FIM NO BRASIL

Claude Troigros, Flávia Quaresma, Marie-Odile Foundeur, João Peres, Vania Tavares, Laurent Suaudeau e Luana Cloper. O SINDAL é apoiador institucional do SIRHA. 1/3 do Sirha Lyon é composto de equipamentos para gastronomia.

Lançamento do Sirha São Paulo em 2017, no Figueira Rubayat

FEIRA SIRHA CANCELA 4ª EDIÇÃO EM SÃO PAULO E ANUNCIA SEU FIM NO BRASIL

Salon International de la Restauration, de L’hôtellerie et de L’alimentation

Depois da grande agitação causada no meio da alta gastronomia e da alegria dos chefs brasileiros e do mercado de alimentos e bebidas, hospitalidade e restauração, em torno da vinda do mais prestigiado evento mundial deste setor, ruidosamente festejada no seu desembarque no Brasil em 2015, a feira de negócios Sirha agora já não será mais realizada no País. Após duas edições no Rio e uma em São Paulo, a quarta edição, que seria em março de 2019 no São Paulo Expo, foi cancelada.

Em nota, a multinacional francesa GL Events, responsável pela feira Sirha, afirmou que, “diante das atuais condições econômicas do mercado brasileiro, tomou a difícil decisão de descontinuar o Sirha em São Paulo”.

Em que pese os resultados positivos da primeira Edição do Sirha São Paulo ter aumentado em 34% o número de marcas e expositores em relação ‘as anteriores no RJ, tendo recebido 298 marcas e expositores e 10.825 visitantes, 8% a mais que na edição anterior, e do grande sucesso na etapa nacional dos concursos de alta gastronomia, a Feira, que já estava com data marcada para 27 a 29 de março de 2019, foi descontinuada.

O SINDAL, que apoiou e divulgou fortemente o evento, lamenta o fato. O momento é de grande visibilidade e interesse do mercado pela gastronomia. São Paulo é considerada uma das grandes capitais da gastronomia mundial com a quase totalidade das cozinhas do mundo representadas aqui. É também a capital brasileira do turismo de negócios, recebendo milhões de visitantes ano para os maiores e mais importantes eventos de negócios, lazer, cultura, tecnologia e tudo o mais. Infelizmente não houve tempo para maturar e fazer vingar o Sirha, que mudou do RJ para cá já numa situação de correção de rumo.

A VINDA DO SIRHA FOI UM MARCO PARA A CULTURA E A GASTRONOMIA FRANCESA

ATRÁS DO SIRHA E DOS PRESTIGIADOS “BOCUSE d’Or” E “COUPE DU MONDE DE LA PÂTESSIERIE“, VIERAM OUTROS DOIS GRANDES ÍCONES DA CULTURA GASTRONÔMICA FRANCESA PARA SÃO PAULO:

O SIRHA (Evento Internacional para Profissionais de Food Service e Hotelaria) reúne profissionais de food service para compartilhar tendências mundiais do segmento. Realizado no Eurexpo Lyon, todo mês de janeiro dos anos ímpares, o Sirha apresenta, há mais de 20 anos, concursos gastronômicos internacionais: o Bocuse d’Or e a Coupe du Monde de la Pâtisserie, criados, respectivamente, por Paul Bocuse e Gabriel Paillasson. O SIRHA também acontece em outros cinco países: Brasil, México, Hungria, Suíça e Turquia. O grupo GL events foi o responsável por trazer realização da maior competição de profissionais de gastronomia e confeitaria do mundo no Sirha ao Brasil através de seu braço local, a Fagga.

A descontinuação do Sirha no Brasil também não afetará a sua realização em outros países, como a própria feira de Lyon, na França.

“A GL events permanece atuante na indústria de alimentos e bebidas e no mercado gastronômico e hoteleiro, atenta e com a expectativa de que, em um futuro próximo, possamos encontrar novas oportunidades nesses segmentos”, diz a nota.

Além do “Bocuse d’Or”, sai da alçada da feira também a competição de confeitaria “Coupe du Monde de la Pâtisserie”.

Academia Brasil d’Or

É dentro do Sirha que acontecia o renomado concurso Bocuse d’Or, considerado a Copa da gastronomia, criado em 1987 por Paul Bocuse, um dos fundadores da nouvelle cuisine e morto neste ano.

Entretanto, a competição não deixa de existir no país. O comitê brasileiro vai continuar fazendo a competição em local a ser definido, com jovens talentos da cozinha, selecionando, treinando e enviando seus representantes a Lyon.

A equipe por trás do Bocuse d’Or no Brasil já formalizou a criação de um instituto sem fins lucrativos para cuidar do concurso, a “Academia Brasil d’Or”, que é presidida por Giovanna Grossi, que conquistou uma medalha em 2016.

SAIBA TUDO E VEJA AS FOTOS DO SIRHA SÃO PAULO E DOS CHEFS ESTRELADOS : (CLIQUE NOS LINKS ABAIXO)

O SIRHA SÃO PAULO 2018 VEIO PARA FICAR

ENCONTRO MARCADO COM A ALTA GASTRONOMIA: SIRHA