SINDAL APRESENTA “O RESTAURANTE IDEAL” NA ABIA FOODSERVICE 2000

“O RESTAURANTE IDEAL”

Este projeto promovido e realizado pelo SINDAL, consistiu na montagem de um protótipo de Restaurante Ideal reunindo, conceitos e importantes fornecedores dos mais atualizados equipamentos, produtos e serviços que compõem as necessidades básicas de um Restaurante ideal, segundo pesquisa realizada pela Revista Consumidor Moderno. Dentro deste showroom, ao vivo e a cores, nos quatro dias da Feira ABIA FOODSERVICE 2000, destacados chefs, de diferentes países, preparam os principais pratos da sua culinária.

O SINDAL, em parceria com a ABIA e a AMM Feiras e Negócios, foi convidado a integrar e apoiar este evento, incumbindo-lhe a elaboração do conceito, a execução do projeto, e a construção, a montagem e a manutenção in loco das duas cozinhas (culinária brasileira e a internacional) deste projeto. Pelo fato de contar, nos quadros da entidade, com as melhores empresas especializadas neste segmento do mercado, a conceituação, o planejamento, o projeto e a implantação do Restaurante Ideal ficaram a cargo de duas parceiras associadas, das mais notórias e especializadas empresas do mercado: – a PLACONTEC Consultoria e a LKM – Simson Associados, dirigidas por dois renomados profissionais, que são o Amauri Pelloso e o Andrés Eduardo von Simson.

Eugenio bordoni, Carlos Román, Amauri Pelloso, João Peres e Andrés Von Simson

Os serviços de montagem das cozinhas e a manutenção dos equipamentos no chão do pavilhão da Expo Center Norte, durante todo o evento, ficaram a cargo de uma das melhores e mais especializadas empresas do setor, com um currículo profissional e um rol de clientes diferenciados, que foi a BORMAN, de Carlos A Román Pérez e Eugênio Bordoni Neto.

O Restaurante Ideal apresentado pelo SINDAL na ABIA FOODSERVICE, foi montado num ambiente fechado e climatizado de 300 m², dividido internamente em dois Restaurantes distintos: um com características para gastronomia brasileira, e outro para a cozinha internacional, operando alternadamente, em dois horários distintos e sucessivos, durante toda a mostra, com o objetivo de manter plena atividade e alto fluxo de pessoas.

No programa de cada Restaurante Ideal, foram demonstradas, ao vivo e com recursos de multimídia, todas as áreas, equipamentos e formas operacionais que integram o projeto. Com destaque especial, foi apresentado um modelo ideal da cozinha, desde a logística, modernização de equipamentos, higiene, armazenagem e conservação de alimentos, agilidade e criatividade no processo de elaboração de cardápios e dos pratos, etc.

A participação neste evento requeria inscrição prévia e só foram selecionados e agendados, clientes que sejam investidores, compradores, empresários do ramo e mídia especializada.
A programação consistiu em:

1. Receber os clientes;

2. Direcioná-los aos seus lugares;

A ABREDI – Associação dos Bares e Restaurantes Diferenciados e a Associação dos Barmen, com apoio dos alunos do curso de hotelaria e turismo do SENAC, demonstraram todas as atividades relacionadas com o Salão. No espaço do restaurante o convidado ocupou o lugar do cliente, e teve todo o atendimento norteado pela expectativa obtida através de pesquisa da Revista Consumidor Moderno.

A partir daí, a apresentação foi desempenhada por um palestrante treinado, que direcionou os trabalhos de exposição ao longo de 45 minutos, seguindo um roteiro pré-elaborado, destacando equipamentos e produtos, seus recursos e tecnologias.
O espaço foi projetado como uma arena, onde as cozinhas (na quota zero) tinham ao fundo, com visibilidade total, os equipamentos dos restaurantes e os Chefs internacionais e nacionais, da ABAGA – Associação Brasileira de Alta Gastronomia, preparando um fino cardápio e finalizando os pratos e alimentos pré-preparados, que foram servidos aos convidados, no mesmo instante que o palestrante abordava os aspectos técnicos dos equipamentos e sistemas e expõem o conceito do projeto.
Ao final do atendimento foi oferecido um questionário que, através de índices, propiciaram ao participante avaliar o seu estabelecimento e serviços comparativamente aos parâmetros apresentados ali. Ele avaliou a recepção, o atendimento, serviço, cardápio, a refeição (comida e bebida), a apresentação da conta, observando também outros pontos tais como: a decoração, vestuário da equipe de trabalho, equipamentos, etc.
Foram promovidas visitas técnicas às duas cozinhas, acompanhadas de profissional que destacou os pontos importantes da exposição, esclarecendo dúvidas e apresentando soluções e encaminhando os interessados aos patrocinadores dos produtos ali expostos.
A sua empresa poderá futuramente participar deste diferenciado projeto do SINDAL, que teve grande destaque na mídia geral e especializada e, sem sombra de dúvida, foi a grande atração da ABIA FOODSERVICE 2000.
São Paulo, dezembro de 1999.

veja o álbum de fotos aqui: http://sindal.org.br/?p=5467