SEIS TENDÊNCIAS PARA O FUTURO DO CAFÉ

Graças a métodos de processamento premium, novos processos de processamento popular e blends originais, essa bebida popular está sendo transformada para atender a todas as faixas de idades e para todos os poderes aquisitivos.

O café está tendo um momento de ouro. O que antes de uma mercadoria básica se transformou em um se transformou em um complexo produto gourmet, com incontáveis recursos, métodos de extração sofisticados e métodos de fabricação, e agora aparecem em muitos mercados, inclusive na Itália, onde havia locais com pouca inclinação para se aventurar no café expresso. Prova disso é o fato de que muitos estabelecimentos cafés com de especialidades, estão sendo abertos nas grandes cidades do país (com os Die Artigianale, Melaleuca, Fluid e Mantra) e em Milão (com a abertura de novas agências para os “veteranos” Cafezal e Orsonero).

Quais são as tendências mais recentes que estão dando uma nova vida ao setor?

Aqui fica, com mais tendências novas a ver na SIC – International Coffee Show, um dos destaques da HostMilano.

Café gourmet.

Tudo começou com Panama Gesha, Kopi luwak e Jamaica Blue Mountain. congelados quando está na sua melhor qualidade e sabor, o que nos possibilita a degustação (como o vinho), algo que não se podia fazer e que passa a ser feito a partir de agora com grãos recém torrados e consumidos imediatamente.

Como todos os produtos, a opção premium não tem preço para os verdadeiros conhecedores.

Coquetéis de café.

Quase todos os bares de coquetéis mais exclusivos agora têm pelo menos um coquetel à base de café, seja Cold Brew, Espresso ou Coffee Kombucha.

Muitas vezes é uma variação do Expresso Martini. Os baristas aprenderam os segredos deste complexo produto e como fazer o máximo com seus perfis aromáticos.

Ficando frutado.

O café é também frequentemente combinado e está na moda agora também combina-lo com, desde as alternativas mais populares com leite, até com frutas frescas ou extrato de frutas (especialmente cítricos frutas laranja vermelhas e amarelas). A fruta é boa em trazer algumas notas aromáticas do café.

Muitos gostam dele frio. Não há nada de novo no café gelado, mas a sua escolha aumentou consideravelmente. O café Espresso Cold Brew está fazendo sucesso, puro ou misturado com água tônica. Leva muito tempo para preparar – 12 horas ou mais – mas as máquinas foram feitas para encurtar esses tempos. Uma das novidades mais recentes é o Snapchill Coffee: um café que é extraído a quente e congelado para preservar todos os seus aromas.

Bem-estar.

Uma área que está sendo focada são os benefícios para a saúde do uso do café. Inúmeros enfatizam os efeitos benéficos, que o café pode trazer na prevenção de doenças graves. O passo será combinado como propriedades dos grãos de café com substâncias adaptogênicas que combatem o estresse físico e mental, como ginseng, açafrão, raiz de alcaçuz, raiz de astrágalo, bagas de Goji, Rhodiola e Ashwagandha.

Pronto para beber: em lata ou em garrafa, a versão gelada de ‘coffee-to-go‘ está fazendo sucesso, principalmente entre os jovens consumidores que adoram a praticidade, amplamente disponível em distribuição em grande escala, nos postos de serviço e lojas de conveniências.