QUASE 40% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ INADIMPLENTE

Números somam mais de 55,3 milhões de pessoas

Segundo o banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 600 mil consumidores foram incluídos em listas de devedores negativados entre março e abril.

Com este resultado, já são mais de 55,3 milhões de devedores, número equivalente a 37,9% da população ou quatro em dez brasileiros entre 18 e 95 anos.

O indicador de dívidas em atraso apurado pelas instituições apresentou, em abril, um aumento de 2,83% em relação a março — o maior crescimento para o mês desde o começo da série histórica, em 2010. Na comparação com abril do ano passado, houve alta de 5,02%, o que mostra uma aceleração, já que em março a alta havia sido de 3,46% em relação ao mesmo mês de 2014.

A variação mensal do número de dívidas em atraso teve como destaque as pendências em atraso entre 90 e 180 dias, que avançaram 6,99%, e as dívidas com até 90 dias de atraso, que cresceram 5,71%.

Em relação a abril de 2014, a faixa que registrou maior variação foi das dívidas com 3 a 5 anos de atraso, com aumento de 14,59%.

Sobre Sandro