PROJETO DA NOVA COZINHA E RESTAURANTE DO INSTITUTO ANCHIETA GRAJAÚ

APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO ANCHIETA GRAJAÚ

Há 22 anos transformando uma comunidade.

O Instituto Anchieta Grajaú foi fundado em 1994 por um grupo de profissionais liberais movidos por uma pergunta: por que um país formado por indivíduos criativos, fortes e inteligentes ainda convive com comunidades vulneráveis? A resposta veio em forma de trabalho.

A partir da doação de um terreno com 220 mil m2 em 1997, este grupo deu início a uma série de atividades dirigidas a um objetivo: a formação plena de indivíduos como instrumento para a construção de uma sociedade mais justa a partir de uma comunidade mais forte.

A confiança é a marca de todo o trabalho desenvolvido pelos profissionais do IAG. O resultado dessa estratégia educacional é a formação de um sólido senso de responsabilidade. O indivíduo responsável será um aluno melhor, um profissional melhor e um cidadão melhor. O Instituto acredita que este cidadão, consciente de seu potencial e consciente do potencial de sua comunidade, será o motor de uma sociedade mais justa.

foto-aerea-iag-660x000

O Grajaú – O Grajaú é o terceiro maior distrito da cidade de São Paulo e também o mais populoso. Para se ter uma ideia, segundo o website Wikipedia são 445 mil pessoas vivendo nessa região – população maior do que a de 97% das cidades do Estado de São Paulo. Em seus 92 km2 caberiam mais de 58 Parques do Ibirapuera.

De acordo com a censo de 2010, quase um em cada três moradores do Grajaú é oriundo de outros Estados brasileiros, principalmente do Nordeste do país. O distrito é o sétimo com o pior Índice de Desenvolvimento Humano entre os 96 distritos da capital paulista, com grande parte da população vivendo em favelas e significativa parte dos domicílios sem ligação à rede de esgoto.

É neste ambiente de forte vulnerabilidade social que o IAG desenvolve suas atividades e faz a diferença para milhares de jovens e suas famílias.

rs_004

Educação

Na visão do IAG, a melhor forma de estimular o desenvolvimento humano, social e ambiental de uma comunidade é a educação.

O Instituto desenvolve uma série de atividades que complementam a formação das escolas regulares.

Hoje há 150 atendimentos em período integral para crianças de 2 a 3 anos e 11 meses, que são acompanhadas de perto por uma equipe de 15 profissionais – dos quais 11 são educadores. Além de atividades lúdicas e oficinas de educação artística, as crianças aprendem brincando na horta dentro do terreno do Instituto.

iag-criancas-horta-660x330

O Instituto também recebe 240 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 11 meses para atividades complementares em horário alternativo à escola. A equipe esportiva desenvolve modalidades que fortalecem o senso de coletividade e a disciplina (são oferecidos treinos regulares de rugby, ginástica, educação do movimento e capoeira).

iag-creche-e-cozinha-660x330

A preocupação com a saúde inclui também um cuidado especial com a alimentação: ao todo, o Instituto serve 1.000 refeições diárias (30.000 refeições/mês) e ensina noções de nutrição às crianças atendidas. Para os mais velhos, há encontros semanais para aulas de reforço escolar. Outras atividades paradidáticas específicas para cada faixa etária são desenvolvidas em grupos menores, com ênfase no diálogo como ferramenta de construção do conhecimento.

Finalmente, o Instituto abre as portas a 120 jovens de 15 a 17 anos e 11 meses em atividades voltadas à formação de cidadãos conscientes de seu ambiente e inseridos em sua comunidade. Há cursos e oficinas de capacitação (comunicação multimídia, informática e artesanato), práticas esportivas e culturais (dança e arte urbana e teatro) e criação de espaços de reflexão sobre temáticas relacionadas à juventude. Os projetos desenvolvidos dentro do Instituto são complementados com saídas mensais para atividades culturais, como cinema e exposições.

Integração com a comunidade

iag-1-6600x000

O Instituto Anchieta Grajaú estende sua rede de atenção também para as famílias dos jovens atendidos em seus projetos. Equipes multidisciplinares de psicólogos e assistentes sociais fazem visitas mensais aos domicílios de cerca de 2.000 famílias e abrem canais de diálogo sobre questões sensíveis (desemprego, drogas, saúde). Outras atividades ainda em desenvolvimento compreendem oficinas de geração de renda e atenção psicossocial a jovens e adultos.

A inserção do IAG na comunidade será tanto melhor quanto mais estreitas forem as relações construídas com seus habitantes. Hoje por volta de 90% dos funcionários do Instituto são moradores do Grajaú, e 70% já passaram por pelo menos uma das atividades lá desenvolvidas. A construção desse senso de comunidade e o estímulo ao trabalho voluntário fortalecem a presença do Instituto e a percepção de que ele pertence aos moradores do bairro.

Em diferentes ocasiões ao longo do ano o Instituto abre suas portas para as famílias das crianças, adolescentes e jovens atendidos em festas e exposições dos trabalhos dos alunos. Todos ainda podem colaborar com a horta comunitária, cultivada no terreno do Instituto.

Meio Ambiente

A preocupação com o meio ambiente e com a educação ambiental faz parte do conjunto de potencialidades que os projetos do Instituto buscam despertar na comunidade.

Parcerias

Para o desenvolvimento de suas atividades, o Instituto celebra convênios e parcerias com diferentes parceiros. Entre os apoiadores e financiadores estão órgãos públicos, entidades do terceiro setor e empresas privadas, além de pessoas físicas que doam seu tempo, algum dinheiro e trabalho voluntário de diferentes maneiras.

apoiadores-660x442

sem-titulo-1

saiba mais sobre o projeto de construção e doação de equipamentos para a cozinha do IAG aqui