O REI DA BAIXA AUGUSTA ATRAI 60 MIL CLIENTES MÊS

O GREGO QUE ATRAI 60 000 PESSOAS POR MÊS NO BAIXO AUGUSTA, O NOVO POINT DE SÃO PAULO

Nikolaos Loukopoulos controla o quarteto de restaurantes Athenas, sucesso de público na região.

No Baixo Augusta, ele é conhecido como Grego. Mas também caberia o apelido de “Imperador da Rua Antônio Carlos”. Nikolaos Loukopoulos não reúne o charme dos empresários que ganharam fama por lá, como Facundo Guerra, que fez sucesso com o extinto Vegas. Também não costuma merecer a atenção da crítica gastronômica, a despeito de manter um negócio bem-sucedido nessa área.

Dono do quarteto de restaurantes Athenas, todos em imóveis concentrados em um trecho de duas quadras da Rua Antônio Carlos entre a Haddock Lobo e a Frei Caneca, o empresário de sotaque carregado chega a receber de 1 500 a 2 000 pessoas por dia. A crise parece não passar pelas calçadas de suas casas.

“O Athenas ajudou a transformar a Rua Antônio Carlos, que está bem mais movimentada”, elogia o chef paranaense Marcelo Corrêa Bastos, do restaurante brasileiro Jiquitaia, seu vizinho.

Engenheiro elétrico de formação, chegou a trabalhar em uma montadora e, no ano seguinte à sua vinda para o país, inaugurou o primeiro Athenas, um restaurante a quilo no 460 da Antônio Carlos. “Abri na raça, pois não era do ramo, apesar de gostar de cozinha.”

Ele explica que aprendeu a gerenciar o negócio na prática. “O fato de ser um pequeno restaurante a quilo me possibilitou testar receitas e descobrir o que dá certo ou não.” Os pratos gregos, que sempre fizeram parte do menu, são os que costumava comer em sua casa, quando ainda morava no país mediterrâneo. Loukopoulos encarregou-se de explicar à equipe como prepará-los. Ele concluiu que a fórmula do sucesso era oferecer uma comida trivial a preços atraentes.

Em 1999, veio o segundo restaurante com o formato igual, no número 303 da mesma rua. Dez anos atrás, pôs para funcionar a enorme unidade da esquina com a Rua Augusta, que abre às 7 horas e não raro estende o funcionamento até a madrugada.

Loukopoulos é o dono de outro imóvel, também na Rua Antonio Carlos, para o qual não esconde haver um projeto em curso. “Com a crise, tive de colocar o pé no freio, mas não quero parar”, explica. “Desde 2014, venho investindo pesado na reestruturação das casas, inclusive na construção de uma cozinha central na Rua Matias Aires.” Nesse período, calcula ter injetado nos restaurantes, pelo menos, 5 milhões de reais. O rei do pedaço não pensa em abrir nada longe dali. “A região do Baixo Augusta é a melhor de São Paulo quando o assunto é gastronomia.”

Por Fábio Galib

Fonte: Veja