O QUE TRARÁ OS CLIENTES DE VOLTA?

TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR

O QUE TRARÁ OS CLIENTES DE VOLTA AOS RESTAURANTES?

Uma nova pesquisa diz que os clientes estão contando com funcionários do governo para dar-lhes o aval para jantar novamente.

Agora que os salões de jantar dos restaurantes estão reabrindo, o que fará com que sejam cheias com clientes ansiosos de volta? Uma enxurrada de novas pesquisas revela quais fatores são mais eficazes em atrair clientes para jantar.

Serão necessárias mais do que garantias de segurança e precaução para atraí-los.

Não que esses fatores não sejam críticos. 71% dos entrevistados estão baseando sua decisão de comer fora novamente nas garantias do governo e das autoridades locais de saúde de que é seguro desfrutar de uma experiência em um restaurante, de acordo com uma pesquisa realizada em conjunto pela Rewards Network, American Linhas aéreas e United Airlines. Os 1.373 participantes são membros dos programas de fidelidade oferecidos pelas três partes, um grupo presumivelmente mais sofisticado do que a população como um todo.

Mas as considerações pré-COVID não foram lançadas, revelou a pesquisa. Por exemplo, 74% dos entrevistados disseram que seriam tão sensíveis ao preço quanto antes do “distanciamento social” entrar no vocabulário nacional e 66% disseram que é importante que eles recebam o mesmo tipo de recompensa de frequência que foi estendida antes da crise. Mais de um terço (37%) disse esperar que promoções especiais de preços os tirem do sofá e voltem para aos salões de jantar dos restaurantes.

No geral, 60% dos participantes disseram que ficariam à vontade para jantar fora imediatamente ou dentro de algumas semanas após a reabertura de restaurantes em suas áreas. E, considerando os preços, 69% dos consumidores entrevistados disseram que retornarão aos seus lugares favoritos, para sair à noite.

Mas, os dados mostram, deve haver um nível de conforto. A garantia mais forte da segurança de um local é a aderência ao distanciamento social em seus planos de assentos, fator primordial para 69% dos participantes. Uma proporção ligeiramente menor (62%) citou uma política de higienização frequente de todas as superfícies.

O estudo revelou que uma minoria de consumidores (14%) reluta em jantar fora antes que uma vacina contra COVID-19 seja desenvolvida e distribuída. As projeções de ter essa defesa em mãos variaram do final deste ano a vários anos, e possivelmente nunca.

As famílias com crianças pequenas também estão compreensivelmente preocupadas com os protocolos de segurança e saneamento, mas há outros fatores que influenciam suas decisões de comer fora de casa. No final do mês passado, a Revenue Management Solutions (RMS), uma empresa de pesquisa global, acompanhou sua pesquisa em maio com 1.800 consumidores com entrevistas detalhadas com mães e pais em Dallas, Seul, Berlim e Londres. Embora as famílias em diferentes partes do mundo possam diferir no comportamento de comer fora de casa, elas compartilham atitudes semelhantes em relação ao retorno aos restaurantes após o COVID, de acordo com a RMS.

De um modo geral, os pais estão mais empenhados em comprar refeições em restaurantes para consumo em casa. A pesquisa constatou que os pais de crianças de 6 a 12 anos continuam a usar restaurantes enquanto se abrigam em casa, mantendo tradições como a entrega de pizza na sexta à noite.  Três em cada quatro (75%) famílias disseram que confiam nos restaurantes para produzir e entregar refeições com segurança, mas os pais manifestaram preocupação com a segurança de comer dentro dos restaurantes. As entrevistas revelaram que mães e pais ainda preferem drive-thru e takeout ao serviço de refeições.

No entanto, a pesquisa também encontrou uma demanda reprimida entre os pais. Na Coréia do Sul, as famílias usam restaurantes para se encontrar com parentes e amigos e compartilhar refeições comunitárias. Como essa não é uma opção no momento, eles estão saindo em grupos menores e escolhendo restaurantes, dependendo de como estão lotados, diz Christina Norton, diretora de desenvolvimento de recursos do RMS.

Mães nos Estados Unidos veem o jantar fora como uma oportunidade de aprendizado, acrescenta ela. A leitura do cardápio, a interação com os servidores e a recepção calorosa de um bairro são vistos como experiências educacionais valorizadas pelos pais, de acordo com a pesquisa.

No Reino Unido, as famílias expressaram que são mais propensas a arriscar jantar fora para pedir pratos que não podem facilmente fazer em casa, como caril indiano ou dim sum chinês.

Os pais americanos tiveram uma resposta semelhante. Pratos mais fáceis de fazer, como macarrão com queijo, estão diminuindo em sua popularidade, de acordo com a RMS, com itens mais exclusivos tomando seu lugar. As famílias priorizam restaurantes com um menu variado para dar mais opções às crianças.

A pesquisa da RMS constatou que os consumidores em todo o mundo estão bastante otimistas de que a indústria de restaurantes se recuperará em 12 meses. Os entrevistados nos EUA, Taiwan e Coréia do Sul têm as perspectivas mais positivas, acreditando que a recuperação ocorrerá em 3 a 6 meses, enquanto os do Reino Unido e Cingapura veem entre 6 e 12 meses como um resultado mais provável.

Restaurant Business

Por Peter Romeo Patricia Cobe em 05 de junho de 2020