2022 Mezli Exteriors

O 1º RESTAURANTE TOTALMENTE AUTOMATIZADO DO MUNDO

MEZLI É O PRIMEIRO RESTAURANTE TOTALMENTE AUTOMATIZADO DO MUNDO

Mezli está abrindo em San Francisco e pode funcionar inteiramente sem a ajuda de intervenção humana – com um pequeno impulso da preparação diária de alimentos do chef Eric Minnich

Joana Fantozzi | 23 de agosto de 2022

Quer você o chame de a próxima geração do automático ou “aquele restaurante robô com tigelas de homus”, o Mezli afirma ser o primeiro restaurante totalmente automatizado do mundo e provavelmente não será o último.

A cápsula de cozinha para viagem baseada em São Francisco foi inventada por engenheiros de Stanford e, ao contrário de muitos outros robôs de restaurante, o sistema de automação da Mezli pode fazer tudo sem (muita) intervenção humana. O chef interno do Mezli, Eric Minnich, criou o menu de tigelas mediterrâneas saudáveis ​​e, todos os dias, sua equipe prepara e cozinha parcialmente os ingredientes em uma cozinha e os deixa no restaurante azul e branco antes de abrir para o dia.

“Percebemos que, tendo uma equipe de culinária em casa, poderíamos realmente construir o menu em torno do robô e o robô em torno do menu ao mesmo tempo”, disse Alex Kolchinski, CEO e fundador da Mezli. “[…]

Quando a Apple lançou o iPhone, eles não apenas compraram um telefone de prateleira e colocaram seu software nele, eles na verdade desenvolveram tudo até os próprios chips. Estamos adotando a mesma perspectiva: quando fazemos as coisas de ponta a ponta, na verdade sai muito melhor.”

Kolchinski disse que, embora possa entender a tendência de comparar o Mezli a um autômato, ao contrário do autômato de meados do século 20, não há humanos nos bastidores no local fazendo a mágica acontecer. Em vez disso, veja como Mezli: um cliente caminha até a tela sensível ao toque para fazer seu pedido. Então, a tecnologia robótica pode montar a tigela que um cliente seleciona aquecendo ingredientes refrigerados (que foram cozinhados na maior parte pela equipe do Chef Eric); adição de molhos, coberturas e guarnições; e, em seguida, colocar o pedido em um armário inteligente para o cliente pegar, junto com quaisquer acompanhamentos e bebidas.

O menu é bem simples de tigelas de grãos de estilo mediterrâneo contendo ingredientes como frango, cordeiro, homus e salada israelense, além de acompanhamentos como batatas fritas e biscoitos de tahine.

“Você pode pensar nisso como uma espécie de linha de montagem em miniatura para alimentos administrada por robôs”, disse Kolchinski. “É um processo bastante simples, mas fazer com que saia com a qualidade certa de comida e a consistência certa para que nada dê errado, essa é a parte mais difícil.”

O maior benefício de administrar um restaurante robô é, obviamente, as oportunidades de economia de custos.

De acordo com Kolchinski, no momento, a construção de um local Mezli é cerca de metade do que é necessário para construir um Chipotle, por exemplo. Além disso, eles não precisam ter muitas pessoas na equipe para administrar o restaurante: apenas pessoas para preparar, estocar e limpar a cozinha diariamente. No geral, ele diz que os custos de investimento da Mezli são “cerca de uma fração” de seus concorrentes no setor.

Embora no momento eles tenham apenas um local, Kolchinski disse que prevê a abertura de vários Mezlis nas principais áreas metropolitanas do país, com uma cozinha comunitária em cada mercado para atuar como um modelo de hub e spoke para cada 50 locais. Por enquanto, a equipe se concentrará neste menu com as tigelas de grãos saudáveis, mas “nunca diga nunca” para a experimentação com tigelas mexicanas ou coreanas servidas por robôs.

“Acho que há uma grande necessidade disso agora, especialmente com a escassez de mão de obra”, disse Kolchinski. “[…] Tanto quanto sei, somos o primeiro restaurante a ser totalmente autônomo e a servir uma ementa sem intervenção humana. Acho que, uma vez que a indústria perceba o quão bem esse modelo funciona, outras pessoas seguirão nossos passos”.

Fonte: Restaurant Hospitality

Leia mais sobre o assunto:

IA E AUTOMAÇÃO SERÃO FUNDAMENTAIS NAS COZINHAS

TECNOLOGIAS DE PONTA SUPREM FALTA DE MÃO DE OBRA

Sobre Sindal

Entidade sindical patronal da indústria do Estado de São Paulo, oficializada pelo MTE em 25 de janeiro de 1999, o SINDAL congrega, defende e representa os interesses das empresas que se dedicam à atividade econômica de projetar, fabricar, montar, suprir e dar manutenção em equipamentos e produtos para cozinhas profissionais e para a infraestrutura física de produção de alimentos servidos pelo setor do foodservice em geral.

Veja também

PRÊMIO REVISTA HOTÉIS MELHORES DE 2023

VOTAÇÃO DO TROFÉU FORNECEDORES DA HOTELARIA 2023 FOI RECORDE A votação iniciou em 9 de …

Deixe um comentário