O FUTURO DOS RESTAURANTES: NOVOS PROTÓTIPOS DE FAST-FOOD

O FUTURO DOS RESTAURANTES ESTÁ AQUI EM NOVOS PROTÓTIPOS DE FAST-FOOD

Mais de duas dezenas de cadeias de serviço rápido e fast casual introduziram novos protótipos nos últimos 15 meses. Este artigo dá uma olhada nas tendências por trás deles.

Por Jonathan Maze Heather Lalley em 10 de setembro de 2021

Quando as cidades fecharam os restaurantes no ano passado para combater a pandemia, os seus executivos foram para a prancheta.

A indústria da restauração mudou drasticamente após aquele evento. Comer no interior do salão desapareceu. O drive-thru tornou-se vital. Os pedidos via aplicativos móveis dispararam. O pickup junto ‘a calçada encontrou uma nova vida. O delivery de terceiros passou de um experimento para uma necessidade.

Os próprios restaurantes tiveram que mudar para se adaptar a esta nova realidade. Bem mais de duas dezenas de grandes cadeias de fast-food, incluindo conceitos de quick-service e fast-casual, introduziram novos protótipos nos últimos 15 meses.

Cada uma das reformulações empurra a indústria para o futuro, muitas vezes ultrapassando os limites do que significa ser um restaurante. Eles implementam mais tecnologia, aumentam a flexibilidade para os operadores e colocam o takeout e o delivery na frente e no centro.

“Ele nasceu para criar uma avenida para os franqueados construírem e acelerarem o crescimento neste novo ambiente normal”, disse o CEO da Del Taco, John Cappasola, em um episódio de março do podcast de negócios de restaurantes “A Deeper Dive, falando sobre o “Fresh Flex” da rede protótipo.

Como resultado, o restaurante que você poderá visitar no próximo ano será muito diferente do restaurante que você visitou em 2019.

Aqui está uma olhada em algumas das diferenças que você pode esperar.

Mais pistas de drive-thru

A Taco Bell está construindo o futuro da indústria no subúrbio de Minneapolis, Brooklyn Park. O protótipo “Defy” da rede apresenta quatro pistas – todas elas sob o restaurante.

Na verdade, espere que mais de uma faixa seja muito mais comum no futuro próximo, seguindo os manuais implantados pelo McDonald’s e Chick-fil-A. E não se trata apenas de conceitos de fast-food. Redes de fast-casual como Portillo’s e Shake Shack estão planejando drive-thrus de várias pistas. 

A tendência se estende até mesmo ao setor de serviços completos. O Famous Dave’s pretende usar um em um de seus novos formatos. Golden Corral, uma operação de bufê, está experimentando uma versão. 

Linhas de pedidos móveis

A Chipotle começou a abrir faixas drive-thru de pedidos móveis antes da pandemia, chamando-as de Chipotlanes. Eles prosperaram, ajudando a impulsionar mais pedidos móveis, já que o local típico agora gera mais de US $ 1 milhão apenas em vendas digitais.

Agora eles estão em todos os lugares nos protótipos da indústria. O protótipo “Defy” da Taco Bell terá três deles. KFC, Burger King, McDonald’s e muitos outros estão considerando fazer o pedido de faixas para carros em uma tentativa de dar a esses clientes a opção de obter sua comida sem sair do carro. A rede Velvet Taco com serviço completo está até mesmo experimentando a abordagem. 

Salas de jantar menores ou não

Com menos vendas de fast-food sendo consumidas no local, faz sentido abrir espaço para todas essas faixas de drive-thru livrando-se de algum espaço da sala de jantar – ou abandonando-o completamente.

A Portillo’s, conhecida por seus enormes restaurantes, está programada para abrir sua primeira unidade Portillo’s Pick Up neste inverno em Joliet, Illinois. A nova loja tem cerca de metade do tamanho de uma unidade tradicional, mas contará com três pistas de drive-thru para máxima conveniência. O design “Fresh Flex” da Del Taco, por sua vez, inclui opções para nenhuma salão de jantar, assim como o redesenho do McDonald’s.

Correias transportadoras e elevadores

Hoje, a maioria dos drive-thrus duplos tem gargalos onde os consumidores mesclam faixas para obter sua comida nas mesmas janelas. O McDonald’s e o Burger King estão considerando uma nova ideia para levar a comida para a segunda pista e eliminar os gargalos: correias transportadoras.

A unidade Defy da Taco Bell leva isso um passo adiante. A localização eleva a cozinha completamente e a maioria das pistas passam por baixo delas. O projeto usa um sistema de elevador para enviar alimentos diretamente aos clientes no drive-thru abaixo.

Novos estilos de pedidos

Muitos desses protótipos também enfrentam um desafio direto do drive-thru – conectar-se com os clientes. O McDonald’s está testando o recebimento automatizado de pedidos em seu drive-thrus usando a tecnologia da Apprente, sua recente aquisição. Mas também está testando a tecnologia para permitir que os clientes se identifiquem na janela de pedidos – o que pode permitir um uso mais contínuo do programa de fidelidade da rede.

O protótipo Defy da Taco Bell apresenta telas de check-in digital onde os clientes de pedidos móveis leem seus códigos QR e, em seguida, avançam para pegar sua comida. Esse sistema também usa áudio e vídeo bidirecionais para que os clientes possam interagir diretamente com os funcionários da Taco Bell.

Pulando a linha

Os restaurantes não estão limitando suas estratégias de “quebra de filas” para drive-thrus. Muitas cadeias de fast-food estão desenvolvendo postos de coleta de clientes que vão além da tática típica de prateleira da Ikea no salão de refeições.

A Panda Express está testando um programa chamado “quiosque no bolso”, que permite que os clientes pulem a fila ao fazer pedidos por meio do aplicativo na loja. E o McAlister’s Deli está, de forma semelhante, permitindo que os clientes evitem a fila enquanto fazem pedidos via app no salão de refeições. 

Curbside em esteróides

O serviço na calçada era quase um projeto paralelo antes da pandemia. Desde então, tornou-se uma parte importante das estratégias de desenvolvimento de muitas marcas. Os protótipos das cadeias frequentemente incluem várias vagas de estacionamento na calçada.

Muitas marcas, como a Panera Bread, combinaram o serviço de calçada com a tecnologia de geofencing em seus aplicativos para alertar os trabalhadores sobre a presença do cliente. A Taco Bell até deu um nome aos trabalhadores que atendem clientes na calçada: Bell Hops.

Sem sala de jantar? Nenhum problema

Com todos esses restaurantes sofisticados com tecnologia integrada, os clientes precisarão de um lugar para comer. Enquanto os restaurantes estão reduzindo suas salas de jantar, eles também oferecem outras opções aos clientes.

Sonic, tradicionalmente uma rede drive-in sem assentos internos, apresenta uma área de pátio em seu novo protótipo para clientes drive-thru, completo com luzes de corda e mesas de pátio e guarda-chuvas. Na Del Taco, seu protótipo Fresh Flex oferece aos clientes áreas de estacionamento específicas – onde eles podem jantar em seus carros.

 

Sobre Sindal

Entidade sindical patronal da indústria do Estado de São Paulo, oficializada pelo MTE em 25 de janeiro de 1999, o SINDAL congrega, defende e representa os interesses das empresas que se dedicam à atividade econômica de projetar, fabricar, montar, suprir e dar manutenção em equipamentos e produtos para cozinhas profissionais e para a infraestrutura física de produção de alimentos servidos pelo setor do foodservice em geral.

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