ONLINE 04/2015
EDIÇÃO ESPECIAL DA CONVENÇÃO PRÁTICA – KLIMAQUIP 2015
RUMO ‘A INTERNACIONALIZAÇÃO
INVESTE EM TECNOLOGIA, QUALIDADE,
NOVOS PRODUTOS, SERVIÇOS E PARCERIAS
PRESENTES MAIS DE 250 PARCEIROS E COLABORADORES DO BRASIL
A Prática Produtos, empresa voltada para a fabricação e comercialização de fornos e outros aparelhos para serviços de alimentação e a Klimaquip, que tem foco na tecnologia do frio, realizaram, nos dias 10 e 11 de abril de 2015, na sede da empresa em Pouso Alegre, MG, a sua sétima edição da convenção bianual, que teve como tema central a palavra comprometimento. Durante os dois dias de evento apresentaram dados de mercado e seus novos produtos, novas operações e parcerias comerciais.
ABERTURA OFICIAL DA CONVENÇÃO
Na abertura do evento o presidente da empresa, André Rezende, sobre a atual conjuntura econômica e acontecimentos políticos atuais do país, mostrou aos presentes números do mercado foodservice e de desempenho da Prática, afirmando que apesar da crise é possível ser otimista. Lembrou os valores da empresa que são baseados na qualidade dos produtos, no comprometimento e na prestação dos serviços.
Explicou que a imagem que ilustra o evento – uma abelha num favo de mel, lembra o comprometimento que cada colaborador da Prática e da Klimaquip deve ter para atender as necessidades dos clientes.
Sobre a retração da economia e os desafios que deverão ser enfrentados pelos empresários nos próximos anos, disse: “temos muitos desafios a serem superados neste ano e estamos convictos em alcançar os nossos objetivos, pois temos comprometimento com o que fazemos”.
Como sempre acontece, na sequência, o Padre Mário reforçou aos presentes que quando a humanização e espiritualidade andam juntas, todos conseguimos alcançar nossos objetivos.
A programação também contou com palestras de profissionais referências no mercado, tais como: “Desafios e Tendências do Setor de Panificação”, com Alexandre Pereira Silva, ex-presidente da Abip; “Atitude de Vendedor”, com o especialista do mercado de Food Service, Enzo Donna; e “Desafios e Tendências do Setor de Gastronomia”, com Rosa Moraes, diretora de Hospitalidade e Gastronomia na Laureate Education. O grupo é responsável por grandes universidades no Brasil, como a Anhembi Morumbi e FMU de São Paulo. Rosa destacou em sua palestra a forte tendência atual dos alunos procurarem os cursos de gastronomia em detrimento aos de hotelaria, pois consideram este setor muito exigente e o tempo de dedicação que requer. O Chef Luiz Farias, da Bunge, abriu o segundo dia mostrando a evolução da panificação e confeitaria no Brasil, com foco no congelamento. Citou números do consumo comparativo de pão e disse que a tecnologia de resfriar e congelar veio para ficar
Um dos destaques do evento foi a visita às fábricas, nas quais os colaboradores e parceiros das empresas puderam conhecer todas as etapas da produção, a tecnologia utilizada e os novos produtos que estão sendo fabricados e os que serão lançados em breve. Na Fábrica aconteceram demonstrações dos equipamentos, em um circuito dinâmico que apresentou alguns lançamentos, além de mostrar os diferencias dos produtos Prática-Klimaquip.
Milton Machado, diretor comercial, apresentou os números comparativos de vendas de 2014 e em relação aos 3 meses de 2015 com o ano passado. O resultado é favorável e o crescimento, apesar da retração, permanece. Disse que o represntante deve estar junto ao cliente, muito presente no dia-a-dia do negócio, ajudando-o.
A PRÁTICA ADQUIRE A OPERAÇÃO DA ITALIANA SIRMAN
E TORNA-SE SUA ÚNICA REPRESENTANTE NO BRASIL
Fundada em 1957, a Metalúrgica Borges vem representando a marca italiana SIRMAN desde 1997, sendo sua distribuidora e fornecedora de peças e assistência técnica no Brasil. Reconhecida em mais de 120 países, a Sirman era exclusivamente representada no Brasil pela Metalúrgica Borges, com uma linha de equipamentos para supermercados, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, açougues e bares, tais como, entre outros: fatiadores de frios automáticos, semi-automáticos e fatiadores de carne, cutters,processadores de alimentos, grills, moedores de carne, modeladores de hamburguer. Esta representação foi adquirida recentemente pela PRÁTICA PRODUTOS, que passa a ser a representante exclusiva no Brasil da SIRMAN. Todos os equipamentos possuem alta tecnologia e dispositivos de segurança de acordo com as normas técnicas nacionais e internacionais, representando o que há de melhor neste mercado.
Além de apresentar também toda a linha de panificação, que conta com amassadeiras, cilindros, divisoras e modeladoras, a Prática não deixou de lado os fornos, categoria que foi foco de dois importantes lançamentos: o Finisher – Professional Micro Wave e o Express Gourmet com mais tecnologia e novos recursos.
Em relação aos fornos combinados, a empresa mostrou o lançamento da linha TSi, uma evolução dos modelos Technicook. Com novo painel sensível ao toque, os equipamentos ficaram mais fáceis de manusear e permitem, ainda, o registro de receitas próprias, além de atualização de software via USB, entre outras novidades.
FINISHER
PROFESSIONAL MICROWAVE
O segundo foco da linha de fornos foram os novos modelos de finalizadores, que serão lançados na APAS 2015. São aparelhos que trabalham com tecnologia de micro-ondas, aliada a diversas outras tecnologias. Programa até 100 receitas e tem a função “preparar em dobro”. Este equipamento será lançado na APAS 2015.
NOVA GERAÇÃO DO EXPRESS GOURMET
VEM COM MAIS TECNOLOGIA E RECURSOS
O Express Gourmet é o forno Speed Oven da Prática, produzido no Brasil para o mercado profissional de alta performance. É indicado para cozinhas de finalização que emprega rapidez, alta eficiência e flexibilidade para atender aos clientes. Forno de convecção com tecnologia de micro-ondas, possibilita cocção de alimentos até dez vezes mais rápida que em processos tradicionais. Com capacidade de armazenar 500 receitas com até seis passos cada. É a solução para a finalização perfeita no preparo de alimentos em poucos minutos.
Em relação à Klimaquip, além da apresentação dos produtos que já fazem parte da linha, foi apresentado um novo sistema para os ultracongeladores, que consiste em um painel mais interativo e mais fácil de operar, com poucos toques para o início das atividades de resfriamento ou congelamento. Juntamente com os produtos da Prática, os profissionais responsáveis apontaram as técnicas de congelamento rápido como forte tendência de marcado, inclusive para pães.
No segundo dia, o evento ainda contou com a palestra motivacional do renomado Clóvis Tavares, que o tempo todo interagiu com os participantes. Foi um dos pontos altos da Convenção 2015. Na foto, Clóvis Tavares e Cinthya Rossi, gerente de marketing da Prática.
A Palestra Show criada por Clovis Tavares, provocativa e desperta na equipe motivação e emoção, ao mesmo tempo que passa mensagens reais. Clovis usa arte dramática, mágica, música e muita participação para abrir a cabeça das pessoas e facilitar o entendimento da mensagem, tornando os conceitos inesquecíveis.
Os personagens passam muita credibilidade, aumentando o nível de atenção e criando um humor inteligente. Seus convidados só saberão que é o Clovis no “Gran finale” da Palestra Show. A Palestra Show é “Totalmente Personalizada”, pois os tópicos e as mensagens são desenvolvidos após um detalhado briefing com a empresa.
A PRÁTICA REESTRUTURA SUA ORGANIZAÇÃO
E CRIA A PRÁTICA SERVIÇOS E A PRÁTICA USA
CRIADA UMA NOVA EMPRESA SÓ PARA SERVIÇOS
A Prática apresentou, também, a Prática Serviços, empresa voltada para a manutenção de equipamentos. Como grande foco, a ideia é conseguir capacitar técnicos e conseguir atender o País todo, sempre com peças originais e com serviço padronizado. Para isso, a empresa já vem realizando pesquisas e balanços para entender, por exemplo, quais são as peças que mais requerem manutenção, com a finalidade de criar uma logística de estoque eficiente. A empresa atuará em quatro áreas: Acessórios e Peças Originais; Locação; Consultoria e Treinamento e Serviços Técnicos.
Área de Consultoria e Treinamento terá Tatiane Suguimoto como Coordenadora.
Uma das grandes surpresas do evento foi o anúncio da Prática Estados Unidos, com a contratação de um executivo que atuou na empresa norte-americana TurboChef, que tem sede em Carrollton, Texas.
Paul P. Lehr, ex-presidente da Divisão de TurboChef (hoje Middleby Corp.), foi Vice-Presidente Sênior de TurboChef Technologies Inc.de outubro de 2004 a abril de 2008, passando a seu presidente até 2011, quando foi substituido pelo atual presidente James Kelly Pool III ao se aposentar. Paul Lehr dirigia as vendas e operações do dia-a-dia para TurboChef.
Segundo informações não confirmadas, Paul Lehr teria adquirido a TurboChef no início dos anos 2000 e, após levantar a empresa com o apoio de uma das grandes cadeias de fast-food que passou a usar seu forno, vendeu a indústria para a Middlelby.
ENCERRAMENTO
André Rezende finalizou a Convenção apresentando uma prestação de contas e a sua visão de futuro da empresa. Existem muitos desafios a serem superados este ano, portanto, estamos convictos que com comprometimento e responsabilidade iremos alcançar todos nossos objetivos.
“A Prática planeja crescer mais de 15% no ano de 2015. Não é por que estejamos otimistas quanto ao cenário geral da economia. Estamos, sim, confiantes de que as medidas compensatórias que estamos adotando nos permitirão superar as dificuldades da conjuntura econômica e até mesmo melhorar nossa condição competitiva”.