MAIS DA METADE DOS BRASILEIROS COMPRAM POR IMPULSO, AFIRMA SPC

O PERCENTUAL É MAIOR ENTRE AS MULHERES E CONSUMIDORES DA CLASSE A E B

Mais da metade dos consumidores brasileiros (53%) admitem ter realizado pelo menos uma compra por impulso nos últimos três meses, de acordo com levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

O percentual é maior entre as mulheres (57%) e consumidores da classe A e B (61%), com ensino superior incompleto (69%) e renda própria (58%).

O maior motivo que leva os consumidores a comprar por impulso são promoções (51%). Preço atrativo (31%),características do produto, como funcionalidade e beleza (6%), além de facilidade de pagamento (4%), também incentivam compras não planejadas.

Para Marcela Kawauti, economista do SPC Brasil, descontos que, à primeira vista, facilitam a compra, dificilmente serão compensados caso o consumidor não consiga pagar a fatura do cartão de crédito e caia no cheque especial.

“Nesse caso, a compra pode sair mais cara, principalmente em tempos de juros mais altos”.

Supermercados (30%), shoppings (20%), lojas virtuais (17%) e lojas de rua (14%) são os locais nos quais as compras por impulso são mais recorrentes, de acordo com os consumidores. Segundo os entrevistados na pesquisa, lojas de departamento (28%) e sites (22%) são os que mais facilitam o acesso ao crédito, estimulando as compras por impulso.

A pesquisa foi feita com homens e mulheres com 18 anos ou mais, que vivem em 27 capitais brasileiras. Os dados foram coletados pela internet entre os dias 23 e 31 de março. A margem de erro da pesquisa é de 3,8 pontos porcentuais.

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