KFC APOSTA EM RESTAURANTE COORDENADO POR ROBÔS

EM XANGAI, AS MÁQUINAS RECEBEM PEDIDOS E PROCESSAM PAGAMENTOS

kfc-2

A rede de fast-food KFC uniu-se à empresa chinesa de tecnologia Baidu para lançar um restaurante em que não existem atendentes humanos. A unidade, que fica em Xangai, é totalmente coordenada por robôs.

Esse conceito de loja foi batizado de Original+. O interior do estabelecimento é projetado no mesmo estilo de um tradicional jardim chinês, com bambus, flores e bancos. Pequenos robôs chamados Du Mi fazem o trabalho de atendentes: recebem pedidos e processam pagamentos.

Os criadores do restaurante afirmam que os “funcionários” são o primeiro exemplo do uso de inteligência artificial no atendimento de um restaurante fast-food. Uma empresa californiana, a Momentum Machines, aplicou esse tipo de tecnologia para criar hambúrgueres, mas essas máquinas são usadas apenas na cozinha, nunca para interagir com os clientes. Os Du Mi são projetados para serem educados e divertidos, enquanto ajudam os clientes a realizar suas compras.

O KFC não é o único que tenta se estabelecer na indústria de fast-food futurística. Em 2015, McDonald’s abriu o Create Your Taste no centro de Nova York. O quiosque permite que os clientes criem seus próprios hambúrgueres por uma tela de computador. No entanto, são garçons humanos que ajudam os clientes a pegar a suas encomendas.

Por mais que Original+ seja divertido e atraente, também terá que provar o seu valor econômico. Outros dois restaurantes chineses já tentaram utilizar esses conceitos, mas perceberam que as máquinas não tinham a capacidade de substituir humanos.