HOTÉIS – FINANCIAMENTOS PARA O TURISMO SOMARAM R$ 78,2 BILHÕES EM 12 ANOS (2003 ‘a 2015)

Os empréstimos incluiam construção e reformas de hotéis, bares, restaurantes, parques temáticos e outras atividades relacionadas

O financiamento de bancos públicos para o setor de turismo teve em junho o melhor desempenho deste ano. Foram R$ 899 milhões em operações de crédito realizadas pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste, um aumento de 34% em relação ao mês de janeiro, quando foram desembolsados R$ 670 milhões em empreendimentos do setor.

Os empréstimos incluem construção e reformas de hotéis, bares, restaurantes, parques temáticos e outras atividades relacionadas, que somam R$ 78 bilhões desde 2003, quando o Ministério do Turismo começou a articular linhas especiais para o setor com as instituições financeiras.

A Caixa Econômica lidera entre os bancos que mais emprestaram dinheiro para o setor, com 52% dos desembolsos, seguida pelo Banco do Brasil, com 37%.

“A articulação com os bancos públicos tem se mostrado uma iniciativa muito eficaz para ampliar o crescimento da atividade, além de promover a geração de empregos no segmento”, diz o ministro do Turismo, Henrique Alves. O Brasil tem hoje cerca de 28 mil meios de hospedagem, segundo a ABIH e o desempenho do segmento alcançou um crescimento médio de 7,5% ao ano.

Os hotéis movimentam a economia do Brasil, geram cerca de 400 mil empregos diretos e 1,5 milhão de ocupações indiretas.

Entre os tipos de hotéis que mais cresceram nos últimos anos estão os da categoria de médio conforto, também chamados de midscale.

*Da Agência de Notícias do MTur

Sobre Sandro