GUIA MICHELIN LANÇADO EM ALTO ESTILO NA CAPITAL

HOTEL UNIQUE (SP) RECEBE EVENTO DE LANÇAMENTO DO GUIA MICHELIN 2018

Aconteceu em 07/05, no Hotel Unique, em São Paulo (SP), o lançamento do Guia Michelin de São Paulo e Rio de Janeiro 2018, que está na quarta edição e deve chegar às livrarias em breve.

A versão brasileira do Guia Michelin SP&RJ faz parte de uma das publicações gastronômicas mais importantes do mundo.

O GUIA DAS ESTRELAS

Criado em 1900 pelos irmãos fabricantes de pneus André e Édouard Michelin para ajudar motoristas a encontrar restaurantes pelas estradas, o guia era inicialmente dado como cortesia. Virou referência e ganhou prestígio no mundo inteiro. Atualmente, sua seleção é composta por 29 guias, que cobrem 28 países em quatro continentes e reúnem mais de 45 mil estabelecimentos no mundo.

COMO FUNCIONA: Os avaliadores do guia percorrem restaurantes apenas de São Paulo e do Rio Janeiro, por enquanto. Uma equipe de inspetores anônimos prova as melhores comidas e faz sua avaliação de acordo com os critérios fixos de qualidade, cozinha, equilíbrio de sabores e personalidade do chef.

O Guia Michelin SP&RJ foi apresentado numa requintada e exclusiva festa, que marcou época para a gastronomia brasileira, num evento memorável, repleto de chefs estrelados e momentos inesquecíveis, onde os convidados degustaram um coquetel com as maravilhosas criações de diversos chefs renomados e premiados.

Guia Michelin 2018: restaurantes brasileiros ganham mais estrelas

A gastronomia brasileira comemorou com forte participação do público presente. Chefs, restaurateurs e foodies se reuniram no Hotel Unique para o anúncio dos novos restaurantes estrelados do Guia Michelin 2018. A emoção foi guardada para o final da cerimônia: a lista de restaurantes com duas estrelas aumentou, com a entrada do Tuju (SP), comandado por Ivan Ralston, e do Oro (RJ), do chef Felipe Bronze. Até então, o D.O.M, do chef Alex Atala, era o único estabelecimento classificado com duas estrelas no Brasil.

Chefs duas estrelas do Brasil: Alex Atala, Geovane Carneiro, Felipe Bronze e Ivan Ralston

Já na classificação uma estrela Michelin, o time de “veteranos” (que manteve a estrela) é formado, em São Paulo, pelos seguintes estabelecimentos: Dalva e Dito, Esquina Mocotó, Restaurante Fasano, Huto Restaurante, Restaurante Jun Sakamoto, Kan Suke, Kinoshita, Kosushi, Maní, Picchi e Tetê a Tetê. No Rio de Janeiro, o Mee, Lasai e Olympe também mantiveram suas estrelas.

Dois novos restaurantes paulistas estreiam na seleção dos restaurantes uma estrela do guia. Um está em hotel, o Tangará, no Palácio Tangará, do renomado chef francês Jean-Georges Vongerichten. O outro, intitulado Ryo Gastronomia, é comandado pelo chef Yamashita e especializado em Kaiseki (vários pratos servidos em diversas porções).

André Cointreau (President and CEO da Le Cordon Bleu International), Guilherme Nigri (diretor internacional do Guia Michelin e mestre de cerimonias da premiação), Chef Emmanuel Bassoleil, Chef Laurent Suaudeau, João Carlos Peres (presidente do SINDAL), Chef Patrick Martin (Cordon Bleu SP) e Chef Alain Uzan (Foto Sindal)

Para o diretor internacional da publicação, o franco-americano Michael Elis, nota-se “uma rápida e clara evolução do cenário gastronômico brasileiro desde a primeira edição nacional, lançada em 2015”. No Brasil ainda não há estabelecimentos com as 3 estrelas Michelin, condecoração máxima do guia.

BIB GOURMAND

Categoria mais informal e nomes definidos pelo publico, a Bib Gourmand engloba estabelecimentos selecionados por sua excelente relação qualidade/preço. Com 33 restaurantes atualmente no Brasil, fizeram sua estreia em 2018 o Fitó (sob o comando de Cafira Foz), Piccolo (liderado por Marcelo Laskani e Maurício Milani), Petí Panamericana (do chef Victor Dimitrow) e Bio (nova casa de Alex Atala que traz os chefs Raul Godoy e Platinni Vieira à frente da cozinha).

A maior movimentação no Guia foi a lista dos restaurantes Bib Gourmand com novas casas, começando pela Casa do Porco, em São Paulo. Também entraram na lista o Bistrot de Paris, o Più, o Tanit, o Tonton, o Niaya e o La Peruana Cevicheria. No Rio, entrou na lista o Bottega del Vino. Além desses, saíram da lista o Bona (em Pinheiros) e o Miya (que fechou). Ao todo, a capital paulista tem 25 restaurantes Bib Gourmand.

No Rio, não houve nenhuma novidade na categoria. Deixaram a lista o Entretapas e o Gurumê, restando oito casas no guia atual.

CONFIRA ABAIXO A LISTA COMPLETA DOS RESTAURANTES ESTRELADOS:

São Paulo

Duas estrelas: D.O.M (Alex Atala) – Tuju (Ivan Ralston)

Uma estrela: Dalva e Dito (Alex Atala e Elton Júnior); Esquina Mocotó (Rodrigo Oliveira); Fasano (Luca Gozzani); Huto (Fábio Honda); Jun Sakamoto (Jun Sakamoto); Kan Suke (Egashira Keisuke); Kinoshita (Tsuyoshi Murakami); Kosushi (George Koshoji); Maní (Helena Rizzo); Picchi (Pier Paolo Picchi); Ryo (Edson Yamashita); Tangará (Jean-Georges Vongerichten); e Tête à Tête (Gabriel Matteuzzi e Guilherme Vinha).

Rio de Janeiro – Duas estrelas: Oro (Felipe Bronze)

Rio de Janeiro – Uma estrela: Lasai (Rafael Costa e Sil); Mee (Kazuo Harada); Olympe (Claude Troisgros e Thomas Troisgros)

Os nomes de todos os restaurantes 2018 estarão disponíveis no site www.michelin.com.br/guiamichelin

João Peres (SINDAL), Chef Ivan Ralston, Luana Cloper (SIRHA) e Chef Felipe Bronze