GIRAFA’S E VIVENDA DO CAMARÃO ENTRE AS EMPRESAS DE FRANQUIAS MAIS INTERNACIONALIZADAS DO BRASIL

Índice de internacionalização leva em conta o volume de ativos, receitas e pessoal

A gaúcha Fitesa, que fabrica materiais usados em fraldas e absorventes, é a empresa brasileira mais internacionalizada segundo ranking da Fundação Dom Cabral (FDC) divulgado nesta quarta-feira (9).

O índice de internacionalização leva em conta o volume de ativos, receitas e pessoal detido por uma empresa no exterior em comparação com esses mesmos indicadores no Brasil.

Nesse cálculo, a Fitesa apresenta um índice de internacionalização de 72%, segundo a FDC. A empresa está presente em nove países, além do Brasil. A Construtora Norberto Odebrecht, com 64% de internacionalização, vem em seguida.

Entre as franquias, a iGUi Piscinas, com 19,7% de internacionalização e a Localiza, com 10,9%, lideram o ranking (veja abaixo)

Empresa Índice de internacionalização
iGUi 19,7%
Localiza 10,9%
Dudalina 6,8%
Carmen Steffens 3,9%
Depyl Action 2,6%
Chilli Beans 2,2%
Vivenda do Camarão 1,7%
Magrass 1,6%
Cia Hering 1,3%
Giraffas 1,3%

Segundo o estudo, o índice médio de internacionalização das empresas brasileiras subiu de 22,9% em 2013 para 24,5% em 2014. Elas estão distribuídas por 100 países, sobretudo na América.

A FDC apurou dados de 48 multinacionais e 14 empresas que atuam no exterior.

Veja abaixo imagens das empresas brasileiras mais internacionalizadas e o ranking das franquias mais internacionalizadas.

Sobre Sandro