Vista da Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro (foto: pixabay/gabyps)

GASTOS DE ESTRANGEIROS NO BRASIL AUMENTAM 11,7% NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DO ANO – 25-05-2016

Os gastos dos turistas estrangeiros no Brasil cresceram 11,47% no primeiro quadrimestre do ano na comparação com o mesmo período de 2015.

De janeiro a abril os visitantes internacionais injetaram US$ 2,32 bilhões no Brasil por meio do turismo, contra US$ 2 bilhões do primeiro quadrimestre de 2015, segundo dados divulgados pelo MTur (Ministério do Turismo) com base em informações do Banco Central.

Em abril, a receita cambial turística também superou o resultado do mesmo mês do ano anterior.

Os gastos dos turistas estrangeiros foram de US$ 475 milhões, um aumento de 6,88% em relação ao ano passado, de US$ 444 milhões.

“Precisamos promover alguns ajustes no ambiente de negócios para aproveitar todo o potencial que o turismo tem para se transformar num importante vetor do desenvolvimento econômico do país”, comenta o ministro Henrique Eduardo Alves.

Este é o quarto mês consecutivo que o gasto de estrangeiros no Brasil supera os números do ano passado. Enquanto isso, os valores deixados por brasileiros no exterior registram queda, se comparada com os resultados dos mesmos períodos de 2015. No acumulado do ano os gastos dos brasileiros no exterior caíram 41%, de US$ 6,87 bilhões para US$ 4 bilhões.

www.turismo.gov.br