FORBES DESTACA AÇOUGUES LUXUOSOS DO BRASIL EM SÃO PAULO

A edição da revista Forbes Brasil do mês de julho traz uma matéria exclusiva sobre a sofisticação dos açougues ao redor do mundo que ganham status de grife e apostam em uma experiência de compra luxuosa com cortes de altíssima qualidade.

Esse ano, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, inaugurou o conceitual Feed, açougue premium do proprietário e pecuarista Pedro Merola.


O lugar é igual às casas de carnes tradicionais, porém com uma proposta diferente.


O Feed possui lounge decorado com clássicos do design, estante com azeites trufados e atendentes com tablets disponíveis para tirar dúvidas dos clientes sobre os 30 cortes de carne bovina disponível no local.

O empresário Pedro Marola foi buscar inspiração para seu negócio em Sidney, Austrália, no Victor Churchill, açougue mais luxuoso do planeta.


Fundado em 1876, a fachada do Churchill é uma mistura de boulangerie parisiense com uma livraria londrina e sua vitrine é composta por pedaços de carne dispostos como joias. O mais interessante é que os donos do empreendimento criaram no interior da loja, em homenagem a Louis Vuitton, uma redoma de vidro com doze câmeras filmadoras pendurada na parede que estão voltadas para o pedaço de “carne do dia”.

Entre os açougues mais sofisticados do mundo, estão:

1. Victor Churchill, em Sidney
2. Barbecoa, em Londres
3. The Butcher, em São Paulo
4. Feed, em São Paulo
ENGENHEIRO PECUARISTA INVESTE R$ 5 MILHÕES EM AÇOUGUE CHIQUE

Por Marília Almeida – iG São Paulo | 19/02/2014 06:00 – Atualizada às 20/02/2014 16:02

Empresário e executivo da Fazenda Santa Fé apostou no espaço de 350 metros quadrados voltado para as classes A e B.

Aberto em janeiro no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, o açougue chique batizado de Feed nasceu com intenção de democratizar a cultura da carne de qualidade, feita de forma artesanal na fazenda.

Luis Simione/ Divulgação

Pedro Merola, presidente executivo do açougue Feed: volta às raízes da fazenda.

A empresa já vendia carnes para restaurantes até que decidiu inovar na venda para consumidores com maior poder aquisitivo, das classes A e B. O novo espaço tem 350 metros quadrados de área construída, empório gastronômico, lounge e espaço para degustações e aulas de culinária.

O objetivo é que o cliente não só compre a carne, mas permaneça por mais tempo na loja. Funcionários treinados estão prontos para conversar sobre suas refeições, que podem auxiliá-los sobre o produto correto.

“O estabelecimento é feito para quem gosta de comer bem”, diz Pedro Merola, sócio-fundador da empresa especializada em carnes.

Empresário pecuarista e engenheiro agrônomo formado pela USP (Universidade de São Paulo), Merola investiu inicialmente R$ 5 milhões no negócio. Ele passou sete anos à frente da casa de carnes Bonsmara Beef, em São Paulo, e é presidente executivo da Fazenda Santa Fé, em Goiás.

Açougue chique vende carnes de fazendas que seguem padrão de produção

Sem intermediários

O destaque do Feed é o controle de toda a cadeia produtiva. A loja é abastecida por sete fazendas, próprias e de parceiros – entre elas a Santa Fé –, e distribuídas em quatro Estados. Os empreendimentos têm, juntos, capacidade para produção de 200 animais por mês.

Esse padrão foi obtido ao longo de sete anos, após diversas mudanças na forma de como criar, recriar e engordar os animais.

Posteriormente, foi expandido para parceiros, que recebem a premiação necessária para abrir mão de índices de produtividade e focar na produção artesanal e sabor desejado. Isso é possível porque a empresa não tem intermediários em conversas com o produtor.

A característica permite praticar preços semelhantes aos ofertados em supermercados da zona nobre da cidade, com a vantagem de ter um padrão de qualidade na produção.

Personalização

Além dos cortes tradicionais, são oferecidos mais de 45 cortes de carne em porções menores, que servem duas pessoas, prontas para serem usadas e desenvolvidas por chefs.

“O objetivo é simplificar a vida das pessoas”, explica Merola. São produtos como hambúrguer com costela de boi e também strogonoff.

Uma equipe de açougueiros treinados atende também desejos personalizados dos clientes, tanto de cortes como formas de preparo.

No fundo da loja, a cozinha com fogão a lenha, chapa, parrilla argentina, uma horta com temperos frescos pode ser utilizada para aulas de cozinha, degustações e encontros gastronômicos.

O empório vende também sais, vinhos, temperos, acessórios e livros. “Alguns produtos, como o azeite trufado, são difíceis de encontrar, e têm a praticidade de estar reunidos no mesmo lugar”, diz o empreendedor.

Merola não descarta planos de formar uma rede com o novo empreendimento. “Vamos dar um passo de cada vez. Mas podemos ampliar a produção conforme a demanda”.

Com menos de um ano de vida, a Feed, primeiro e único açougue do produtor de São Paulo, acaba de ser eleita a melhor carne da cidade.

Na edição 2014 do Comer & Beber, produzido pela Veja SP, a casa recebe 4 estrelas na avaliação da sua categoria. Segundo a publicação, “pela qualidade da carne sempre fresca, o preço é para lá de razoável”.

Já o guia O Melhor de São Paulo, da Época SP, anuário que aponta os melhores lugares da capital paulista em diferentes setores, elegeu a Feed com o melhor açougue de São Paulo, na frente de toda a concorrência.

As duas maiores publicações de roteiros gastronômicos de São Paulo avaliaram positivamente não só a carne mas também o atendimento da equipe, os preços e a infraestrutura oferecidos pelo açougue.

Para a empresa, esse é o resultado de muito esforço em equipe, e esforço para oferecer sempre o melhor a seus clientes. “Estamos muito felizes, pois trabalhamos duro para isso e nos orgulhamos muito do que fazemos. Para nós, comer bem é direito de todos, todos os dias”, comemora Pedro Merola, sócio-fundador da Feed.

Conheça a Feed

Com 350m² de área construída, o açougue FEED – localizado no coração do Itaim, na rua Dr. Mario Ferraz – nasceu sob o lema “Comer bem deve ser um direito de todos, todos os dias”. Para isso, inovou em todos os aspectos do que se espera de um açougue.

Tendo como matéria-prima a premiada carne, que foi eleita a melhor pela Veja Comer e Beber 2013/2014, hoje oferecer uma linha completa proveniente de rebanhos de alta performance criados especialmente para a loja. Direto da fazenda para a mesa do cliente.

Além dos cortes clássicos de churrasco, na Feed é possível encontrar pratos prontos para irem à panela, como bife rolê, almôndegas, medalhões e quibes, criados pela chef da casa, Letícia Massula, com intuito de facilitar o dia a dia de quem não tem tempo ou muita prática na cozinha. A chef também desenvolveu uma linha completa de cortes pouco conhecidos no Brasil, e que surpreendem em sabor e textura. Além disso, a Feed oferece diferentes receitas criadas e testadas por Letícia para que o consumidor reproduza em casa sem problemas.  Tudo pensado para atender a diferentes perfis de consumo. “O objetivo é simplificar a vida das pessoas e reduzir o desperdício de carne na cozinha”, explica a chef residente do açougue.

A loja FEED contempla também lounges para bater papo, ler um livro, conversar com os consultores ou simplesmente passar o tempo dentro do mundo da culinária. Na parte de empório, há uma variedade de produtos gastronômicos para complementar a experiência do cliente. Desde sais, vinhos, cervejas especiais, temperos, acessórios de cozinha até livros.

No fundo da loja, há uma volta à origem. “Voltamos à fazenda! Temos fogão a lenha, chapa, parrilla argentina, tudo à sombra de uma enorme figueira preservada do terreno original. Nesse ambiente são oferecidas aulas de cozinha, degustações e encontros gastronômicos, além de estar disponível para locação na realização de eventos

Nossa carne, nossa história

A FEED trabalha de maneira diferente do convencional. “Normalmente as pessoas produzem os alimentos e depois vão vendê-los. Nós começamos a nossa empresa pela boca, começamos comendo”, brinca Merola. Uma busca que começou há mais de sete anos. “Mais que maciez, queríamos sabor, suculência, marmoreio. Queríamos isso em todos os lotes, todas as vezes! Então, através de bases genéticas semelhantes nós começamos o nosso trabalho, mudando a forma de como criar, recriar e engordar os animais. Mudamos várias vezes, até que chegamos a um padrão, um padrão que nos agradava sempre”, justifica o empresário.

Passada essa fase, o próximo passo foi expandir o conceito, levar para outros lugares de produção, outras bases genéticas. “Tivemos diversas surpresas, tanto boas quanto ruins, até que finalmente chegamos lá. Agora conseguimos brincar com blends de raças diferentes e chegar a resultados fantásticos. Hoje sabemos que os blends de raça são responsáveis por 25% da qualidade do produto final. Os outros 75% vêm de toda a cadeia produtiva pela qual o animal passa.”

A Feed nasce desses anos todos de história. Para hoje levar ao consumidor final o que de melhor é produzido na nossa fazenda. “Não pensamos em um modelo de produção super eficiente e de escala, mas sim como queremos que seja esse

Para saber mais, leia a Forbes Brasil que já estará nas bancas a partir do dia 25 de julho. Nessa edição de julho, a revista traz uma novidade, a Forbes Life que foi lançada no Brasil com uma proposta focada no estilo de vida, abordando assuntos como gastronomia, moda, turismo e comportamento. Não perca!

Rua Augusta, 2445 . 4º, 5º, 6º andares
Jardins – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3897-9666
contato@ferrazmoda.com
www.ferrazmoda.com.br
Divulgação: Alice Ferraz comunicação

Sobre Sindal

Entidade sindical patronal da indústria do Estado de São Paulo, oficializada pelo MTE em 25 de janeiro de 1999, o SINDAL congrega, defende e representa os interesses das empresas que se dedicam à atividade econômica de projetar, fabricar, montar, suprir e dar manutenção em equipamentos e produtos para cozinhas profissionais e para a infraestrutura física de produção de alimentos servidos pelo setor do foodservice em geral.

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