FORA DO SHOPPING – FOODSERVICE APOSTA EM LOJAS DE RUA

O movimento não é novo, mas o momento dos shopping centers está acelerando e impulsionando as estratégias das redes com as lojas menores, de investimento mais baixo, e na rua. “A gente tem projetos dentro disso para as nossas redes que estão dentro de grandes cidades, mas não têm potencial para uma loja padrão. Portanto, vamos lançar um projeto ainda este ano nesse sentido, num formato menor”, revela Carlos Sadaki, vice-presidente do Trend Foods, empresa detentora das bandeiras Gendai e China In Box.

Momento dos Shoppings
É importante ressaltar que o mercado não vai sofrer retração, mas vive um momento desafiador. A estimativa é crescer 8,5% em 2015, contra uma alta de 10,1% em 2014. Porém, o setor tem sofrido com taxas de ocupação preocupantes nos shoppings recém-inaugurados. Segundo a Alshop, no ano passado a taxa de espaços vazios alcançou a marca de 10%, a maior dos últimos dez anos. Esse problema tem afetado também boa parte das inaugurações. Tanto que, dos 26 shoppings previstos para serem inaugurados este ano, 16 são obras atrasadas, que já eram para ter iniciado as operações em 2014.

Revisão do Plano
Na mesma linha, a rede de pizzarias Patroni prepara-se para um impacto negativo nos shoppings e também pretende impulsionar seu modelo Expresso. “O cenário de queda nas inaugurações de shoppings afeta a rede de franquias no sentido de cortar expansão, ocasionando uma diminuição no número de vendas, além de um corte na curva de crescimento do mercado. Por isso apostamos em um modelo com um custo mais baixo para o investidor, em relação a unidades de shoppings”, afirma Rafael Augusto, diretor de marketing da Patroni. Segundo o executivo, esse momento preocupante dos shoppings faz com que o grupo passe a focar agora a expansão no segmento de conveniências, não mais nos shoppings.

Sobre Sandro

Veja também

Vegetarianos e veganos crescem no Brasil

Apesar do crescimento, consumidores também enfrentam dificuldades para encontrar alimentos Segundo o Ibope, em sua …

Deixe um comentário