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FISPAL 2018 FOI A MELHOR EDIÇÃO DOS ÚLTIMOS 10 ANOS

A 34 ª edição da Fispal Food Service, que aconteceu entre os dias 12 e 15 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, contou com diversas atrações que contribuíram ainda mais para o sucesso do evento, que se consolida como o mais importante do setor de alimentação fora do lar da América Latina.

Os inúmeros negócios gerados neste ano surpreenderam, e uma série de atrações garantiu a interatividade com o público presente. A visitação durante os quatro dias do evento chegou a 52 mil pessoas de diferentes estados e países, que tiveram acesso a cerca de 1500 marcas representadas pelos 473 expositores com soluções, lançamentos e inovações para restaurantes, pizzarias, lanchonetes, bares, lojistas, hotéis, distribuidores, indústria do sorvete, sorveterias, cafeteria profissional e demais estabelecimentos do mercado de food service.

Em 2019 a FISPAL vai comemorar os 35 anos

“Ficamos muito felizes não só com o sucesso de público, mas também por colaborarmos com os negócios gerados pelos nossos expositores que já confirmaram, através de uma pesquisa prévia, o interesse na renovação de mais de 85% para o próximo ano”, comemora Clélia Iwaki, diretora da Informa Exhibitions.

Daniel Corigliano (Gerente Geral da Fispal Food Service), Clélia Iwaki (Diretora da INFORMA Group) e João Peres (Presidente do SINDAL, apoiador institucional da Feira)

A INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS FOI O GRANDE DESTAQUE DA FISPAL

Para o SINDAL, entidade patronal representativa da indústria de equipamentos para cozinhas profissionais e food service, a feira foi um sucesso surpreendente. Na visão da entidade, mesmo com a crise do mercado, os visitantes compareceram e fecharam mais negócios do que o esperado, além de divulgar a marca, estreitar relacionamentos e criar envergadura nessa área em que disputam com grandes players de mercado.

ESTANDES DAS PRINCIPAIS INDÚSTRIAS DO NOSSO MERCADO

Veja as fotos do Sindal tiradas na Fispal 2018

GRANDES EMPRESÁRIOS COMANDAM AS MAIORES FORNECEDORAS DO MERCADO DE EQUIPAMENTOS

Francisco Fornasaro (TOP TAYLOR), Cristiano Sola e Rogério Simões (ELVI COZINHAS), João Carlos Peres, Fernanda e Carla Galatti, Eng. Dimas Rodrigues de Oliveira (NUCLEORA), Marcelo Leite e Roberto Soares (COLDMIX), José Sola (ELVI), Estevan Rabello e Jesus Guerrero (MIDDLEBY Corporation), Arqto. Márcio Guimarães (MG&A), Nelson Ferraz Cury (TOPEMA), Tito Elias e Izaias Berni (COZIL), Uwe e Barbara  Schmautz (ROBOT COUPE BRASIL), Alexis Facchina, Wagner Ribeiro,  (GLASART), Darci Friebel, Ricardo Tramontina (TRAMONTINA), Marcelo Campos (VENÂNCIO), João Peres (SINDAL), Cíntia Macedo e Eduardo César Moura (MULTI-GRILL EXPRESS), Oneri Dinis (COZIL), Eloy de Souza Jr. (SKYMSEN) e Alexandre Boccia (SÃO RAFAEL Refrigeração)

Um dos principais sucessos dessa edição foi a estreia do Espaço de Alimentos e Bebidas. A iniciativa, já confirmada para o próximo ano, reuniu pequenas e médias empresas fornecedoras de produtos e ingredientes regionais, como alho negro, carnes gourmet, cebola frita, sobremesas individuais, queijos, vinhos, cafés e cervejas artesanais. Para o expositor Luiz Carlos Massa, mestre queijeiro da Fazenda Santa Gostosura de Minas Gerais, da Serra Canastra, a primeira participação da empresa foi muito positiva.  “Estar no evento foi um sucesso e superou nossas expectativas. Tivemos a oportunidade não só de apresentar como também vender nossos produtos para os representantes desse importante segmento. Com certeza, estaremos presentes em todas as próximas edições”.

A Fispal Food Service se consolida também como plataforma de conteúdo. As palestras da Arena à La Carte mobilizaram grande parte dos participantes que tiveram acesso gratuito a uma grande variedade de temas, desde gestão do negócio até dicas para manuseio de ingredientes. O Fórum Gestão à Mesa reuniu cerca de 450 participantes para a atualização profissional.

A Fispal Sorvetes, que aconteceu simultaneamente, contou com três atrações focadas no segmento.

A Academia de Gelatos apresentou conteúdos sobre métodos de produção, receitas, saudabilidade e decoração para gelateria gourmet.

Já a Escola de Gelados contou com palestras e demonstrações de tendências em sabores e formatos dos diversos tipos de gelados para levar novas oportunidades para as indústrias.

O II CLASH – Congresso Latino Americano de Sorvetes Helados, uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) e da Informa Exhibitions, discutiu os principais desafios e estratégias desse mercado.

O evento contou ainda com a estreia do Gelato Festival, tradicional competição europeia. Os selecionados foram Bruno Floriano, de São Paulo, que apresentou um gelato feito com ricota fresca, mel orgânico, alecrim e pinolis, e Andréa Bellucci, com um sabor que evidencia o caju e o caramelo flor de sal. Os dois irão concorrer ao prêmio de “Melhor Gelato Artesanal do Mundo” na final mundial em 2021.

Bruno Floriano, ao centro, e Andréa Bellucci, à direita

Com o tema “Sabores Regionais Brasileiros”, a Copa Brasileira de Pizzarias é um concurso aberto a todas as pizzarias do Brasil. Este projeto é desenvolvido pelo CTP (Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas no Brasil), em parceria com a Fispal. A grande final da disputa aconteceu durante a realização da Fispal Food Service 2018. Os participantes confeccionaram sua pizza utilizando os produtos dos patrocinadores e os ganhadores levaram os seguintes prêmios:

1º lugar: Forno de Esteira JJAC 5058; 2º lugar: Moto Laticínios Scala;  3º lugar: Divisora Automática DA-200 Granomaq; 4º lugar: Forno Ciao, da Forni di Pizza

O último dia do evento também revelou a pizza de Igor Vinícius Cândido, da pizzaria temática Cara de Mau, de Gramado (RS), como a melhor do Brasil, na Copa Brasileira de Pizzaria. A Fispal Food Service recebeu a competição idealizada pelo Sr. Pizza, Ronaldo Ayres, com o tema “Sabores Regionais Brasileiros”, que foi realizada em parceria com o CTP.

Ronaldo Aires (Sr. Pizza) anuncia o vencedor da Copa Brasileira de Pizzaria, Igor Vinícius Cândido, de Gramado

A SVB, Sociedade Vegetariana Brasileira, também marcou presença com o espaço Opção Vegana. O objetivo da atração é ajudar, gratuitamente, empresas do segmento de food service a implantarem e/ou ampliarem pratos sem produtos de origem animal em seu cardápio.

Outro sucesso de público foi o Inspira Café, realizado pela Flavors, que contou com palestras, degustações e mesas redondas em um espaço voltado ao público geral, gestores e empreendedores de cafeterias e profissionais do ramo.

DESAFIO SEBRAE

O Desafio SEBRAE Like a Chef é uma competição de startups para dar visibilidade às soluções e tecnologias já disponíveis para o mercado de alimentação, visando alavancar a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios que atuam com alimentos e bebidas.  A competição foi feita por meio de pitches (breves apresentações) realizados por representantes das startups, no palco do Sebrae Like a Chef, no stande do Sebrae. Para este desafio, foram selecionadas 19 startups de todo o país para concorrerem entre si. O Desafio selecionou três soluções inovadoras para o setor de alimentação fora do lar. Os vencedores foram o Menew, aplicativo que permite a operação completa do restaurante em um único dispositivo móvel, e o Menyoo, plataforma de cardápio digital e Almoço Grátis, que oferece uma refeição gratuita em troca da opinião real do consumidor.

Nos intervalos foram apresentadas palestras gratuitas com renomados empresários e especialistas do segmento sobre os seguintes temas: tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Premiação

1º Lugar –     Fast tracking para a Grande Final do Desafio Sebrae Like a Boss 1UP, que acontecerá em Novembro, na CASE (maior evento de startups da América Latina); 01 estande exclusivo na FISPAL 2019 e 01 SmartWatch.

2º Lugar –     01 estande exclusivo na FISPAL 2019.

3º Lugar –     01 estande exclusivo na FISPAL 2019

Saiba mais em: www.fispal.com.br              www.informaexhibitions.com.br

SD&PRESS Consultoria (11) 3876-4070 – www.sdpress.com.br;  @sdpress;  facebook.com\sdpress

 

 

Sobre Sindal

Entidade sindical patronal da indústria do Estado de São Paulo, oficializada pelo MTE em 25 de janeiro de 1999, o SINDAL congrega, defende e representa os interesses das empresas que se dedicam à atividade econômica de projetar, fabricar, montar, suprir e dar manutenção em equipamentos e produtos para cozinhas profissionais e para a infraestrutura física de produção de alimentos servidos pelo setor do foodservice em geral.

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