EQUIPOTEL 2019 FOCOU NA GERAÇÃO DE NEGÓCIOS

Com o tema “Onde a Hospitalidade se Reinventa”, a Equipotel aconteceu de 10 a 13 de setembro no São Paulo Expo. Foram 238 expositores, em 25 mil metros quadrados de exposição, divididos em seis setores: Cozinhar & Servir, Arquitetura & Decoração, Tecnologia & Segurança, Lavanderia & Limpeza, Relax & Bem-Estar e Serviços & Manutenção.

A 57ª edição da Equipotel chegou ao fim registrando números surpreendentes. A feira ultrapassou seus objetivos na quantidade de expositores, visitantes e negócios fechados. Este ano, o crescimento de índices de satisfação de expositores e visitantes foi expressivo – atingindo 39 e 54 pontos – respectivamente. Aproximadamente 24,6 mil pessoas passaram pelo São Paulo Expo entre os dias 10 e 13 de setembro.

A Feira foi oficialmente aberta na terça-feira (10/09/19), com a presença de autoridades do setor turístico, entidades de classe representativa do trade hoteleiro, fornecedores, mídia setorial e parceiros apoiadores, que prestigiaram a abertura solene realizada no auditório Hospitalidade, no São Paulo Expo. Foram 48 associações e entidades apoiadoras (dentre as quais o SINDAL), 15 veículos de mídia e mais de 300 marcas.

O Vice-presidente da Reed Exhibitions, Paulo Octavio, iniciou a cerimônia dando as boas-vindas aos participantes, destacando as novidades e agradecendo aos parceiros e responsáveis pela organização do evento. “A nossa estimativa de geração de negócios chega a R$ 200 milhões. Por isso temos a certeza que estamos inserindo o setor em uma agenda positiva”. Manoel Linhares destacou a parceria entre a Equipotel e a ABIH Nacional, que completa dois anos nesta edição. “Nesses dois anos de parceria, percorremos todo o Brasil. Passamos duas vezes por 24 capitais, visitando ao todo 32 cidades. Estamos participando ativamente da transformação da indústria da hospitalidade.” O presidente do FOHB, Orlando de Souza, chamou a atenção para a geração de empregos do setor de alojamentos. “Nós do setor não somos apenas participantes, mas protagonistas do desenvolvimento nacional”. Felipe Martinez, presidente da ABMotéis, ressaltou a importância dos motéis no cotidiano brasileiro e da inovação do setor diante de um contexto de mudanças. Existem cerca de cinco mil marcas de motéis em todo o Brasil, que geram mais de 300 mil empregos diretos e recebem mais de 100 milhões de hóspedes por ano. “Estamos aqui para somar e unir forças em prol de todos os setores da hospitalidade”. Já o presidente do Grupo Nobile, Roberto Bertino, evidenciou o desafio da mão de obra na hotelaria. “Muitas vezes, nós nos preocupamos com tecnologia e esquecemos das pessoas. E é nisso que investimos. Com pessoas conseguimos gerar grandes feitos”. Foi apontado o espaço dos hostels no setor e enfatizou-se a necessidade de inovação nesse segmento. Finalizando, Vinicius Lummertz afirmou que precisamos caminhar juntos para tornar o Brasil um país mais aberto. “O desenvolvimento econômico significa oportunidades para as pessoas. Nos cabe construir esse ambiente de negócios”.

Para Paulo Octávio, vice-presidente da Reed Exhibitions, a diversidade de produtos oferecidos é ponto importante para entender a montagem da feira. “Investimos em setorização, buscando os principais players de áreas importantes da hospitalidade, para melhorar a qualidade da Equipotel”. Para Thaís Faccin, gerente de Produto da Equipotel, 65% dos expositores do ano passado foram retidos e voltaram a expor em 2019 e outros 94 novos expositores foram estreantes”.

Houve um acréscimo de 15% no número de inscrições concluídas, frente a edição de 2018 e as expectativas estabelecidas eram a de receber 25 mil visitantes. A estratégia foi manter o número da visitação e focar na qualificação do evento. O evento teve duração de quatro dias, começando em 10/09 e encerrando no dia 13.

O GRANDE OBJETIVO EM 2019 FOI O DE PROMOVER A VERDADEIRA SEMANA DE HOSPITALIDADE.

Foi uma oportunidade para os profissionais do setor se informarem e ficarem por dentro das novidades, ampliando e das possibilidades de negócios. Foi o grande encontro do segmento, onde se atualizou com tudo de novidade dos fornecedores e com os principais conteúdos que foram abordados na mostra.

Quinze (15) experiências focadas em conteúdo, inovação, negócios e relacionamento, e mais de 200 horas de conteúdo qualificado foram oferecidos para os profissionais de meios de hospedagem!

Durante os quatro dias, o evento trabalhou com rodadas de negócios, palestras e com ambiente propício para negócios.

Thais Faccin e Gustavo Binardi, da REED EXHIBITIONS Equipotel

“O público da Equipotel é formado por profissionais com alto poder de decisão. Foram criados dois programas: o Hosted Buyers, pelo qual a Equipotel custeou a vinda de 60 compradores do Brasil e da América do Sul, onde participaram das rodadas de negócios e negociações diretas com os expositores. O outro programa foi o Premium Club Plus, o clube de compradores que permitiu aos expositores indicarem os potenciais clientes dele com poder de decisão, a quem foi dado um atendimento diferenciado. “Em 2018, foram gerados R$ 189 milhões em dois dias de Encontro de Negócios. O lançamento do Hosted Buyers deve resultar em mais negócios

A programação do conteúdo foi outro ponto que ressaltou a preocupação com a qualidade do evento.  Contra as 50 horas de conteúdo de 2018, este ano, a edição contou com 200 horas. São os insights que a gente reserva da importância de ter conteúdo para que eles venham ao evento, além da exposição das empresas.

As novas rodadas de negócios que aconteceram neste ano foram três”, contra uma em 2018.

De acordo com Gustavo Binardi, diretor de Portfólio da Reed Exhibitons, a responsabilidade da organizadora é buscar entender os pontos de interesses e de que maneira pode-se agregar valor.

“Palestras, rodadas de negócios e outras iniciativas são algumas de nossas apostas. O evento é um composto, feito pela área de exposição de responsabilidade dos nossos parceiros e que trabalha de uma maneira coletiva o que nós podemos disponibilizar para os expositores”.

A Equipotel 2020 já tem data marcada: entre os dias 15 e 18 de setembro, o São Paulo Expo receberá a 58ª edição do evento.

A Equipotel 2019 é organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado

É PARCEIRO APOIADOR INSTITUCIONAL DA EQUIPOTEL

Sobre Sindal

Entidade sindical patronal da indústria do Estado de São Paulo, oficializada pelo MTE em 25 de janeiro de 1999, o SINDAL congrega, defende e representa os interesses das empresas que se dedicam à atividade econômica de projetar, fabricar, montar, suprir e dar manutenção em equipamentos e produtos para cozinhas profissionais e para a infraestrutura física de produção de alimentos servidos pelo setor do foodservice em geral.

Veja também

PRÊMIO REVISTA HOTÉIS MELHORES DE 2023

VOTAÇÃO DO TROFÉU FORNECEDORES DA HOTELARIA 2023 FOI RECORDE A votação iniciou em 9 de …

Deixe um comentário