HOTÉIS, HOSTELS OU POUSADAS: PRINCIPAIS DIFERENÇAS PARA QUEM QUER EMPREENDER NO SETOR DE HOSPITALIDADE

DIFERENÇAS ENTRE HOTÉIS, HOSTELS OU POUSADAS

Executivo da Bitz Softwares, empresa desenvolvedora de sistemas para gestão do setor de hospitalidade, traz dicas sobre os modelos de empreendimento e destaca os pilares de uma pousada de sucesso

O momento de organização e planejamento é decisivo para o sucesso de uma viagem. Atentar-se a todos os detalhes é um fator fundamental para evitar dores de cabeça durante viagens de lazer ou trabalho. A hospedagem, neste contexto, é um fator extremamente importante, independente de qual seja o destino escolhido. Pela variedade de opções, muitos viajantes ficam em dúvida se optam por se hospedarem em hotéis, hostels ou pousadas.

A diferença de uma pousada para um hotel é que a primeira conta com menos leitos e não possui tantos serviços, podendo ser considerada uma acomodação mais simples. Já a diferença para um hostel é que este tem leitos e até mesmo banheiros masculinos e femininos compartilhados, sendo que as camas dos quartos de um hostel, na maioria das vezes, são beliches.

Segundo Rogerio Libreti, executivo de Novos Negócios da Bitz Softwares, empresa desenvolvedora de sistemas para gestão do setor de hospitalidade, um dos principais motivos que levam as pessoas a escolherem se hospedar em uma pousada em relação a um hotel está relacionado ao preço, que costuma ser mais vantajoso por seus valores mais acessíveis.

Neste cenário, Libreti afirma que preços menores não são sinônimo de baixa qualidade. “Existem ótimas pousadas, e em alguns casos é possível estabelecer maior contato com os donos, tornando a hospedagem mais aconchegante e acolhedora. Já um hotel não permite essa interação. O atendimento, a depender do tamanho do empreendimento, tende a ser mais processual dado ao maior número de  hóspedes e funcionários. Há quem diga que pousadas de luxo são até mesmo melhores que hotéis comuns”, explica.

Assim como qualquer outro negócio, investir em uma pousada tem seus riscos, como os possíveis concorrentes, especulação do mercado, entre outros. Por essa razão, antes de optar por uma pousada, é preciso prestar atenção na média dos valores cobrados pelas tarifas e diárias no local/destino escolhido para a abertura do estabelecimento, pois se forem muito baixas, será necessário levantar todos os custos.

Aliado a isso, também tem a questão da alta e baixa temporada. Para o executivo de Novos Negócios, o essencial é desenvolver um bom fluxo de caixa para não gerar situações que acarretam mais gastos do que lucros. “É preciso ‘juntar gordura’ na alta temporada para queimar durante a baixa. Os meses de cada período são divididos em seis, porém, mesmo com feriados ou outras festividades, os meses de baixa temporada possuem um movimento muito abaixo da média”, destaca.

Sendo assim, um empreendedor precisa gostar do setor de hotelaria quando opta por investir em uma pousada, pois trata-se de um empreendimento que demanda tempo, de acordo com Libreti. “Atrelado ao gosto pelo segmento e a prestação de um serviço de qualidade, o empreendedor precisa de muito estudo de concorrência, mercado e tendências para que sua pousada se torne um case de sucesso”, ressalta.

Além disso, por ser considerada como um ambiente mais simples, as pousadas não costumam oferecer muitos serviços e atrativos internos, como lazer e entretenimento. Isso ocorre porque geralmente estão localizadas em locais ou destinos turísticos, onde o objetivo dos hóspedes é apenas utilizar o espaço para dormir e fazer refeições, caso disponíveis, saindo para passear depois.

Desta forma, Libreti afirma que um pousadeiro tem muito mais responsabilidades que um hoteleiro. “Um hoteleiro conta com colaboradores em cargos de chefia e confiança para dividir funções, o que lhe rende mais liberdade. Enquanto um pousadeiro precisa dobrar a atenção e cuidar do estabelecimento a qualquer momento. Tudo é muito importante, pois é uma experiência de qualidade para os hóspedes que vai ser a grande responsável por fazer com que voltem a se hospedar”, finaliza.

Divulgação: Seven PR